Uncategorized

Fernando Henrique cobra explicações de Dilma sobre Petrobras

fhc petrobras
Do Globo:

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse nesta terça-feira, em Nova York, que o suposto esquema de desvios bilionários na Petrobras revelou que a corrupção no governo do PT “é quase uma regra”. Após a apresentação de um novo relatório da Comissão Global de Políticas sobre Drogas, da qual é presidente, Cardoso – que repetiu as palavras do presidenciável Aécio Neves (PSDB), ao considerar o episódio “uma outra forma de mensalão” – afirmou que a estatal “caiu nas mãos da política partidária”.

– A presidente Dilma disse que não viu nada, acredito, mas então ela não é uma gerente competente. Não é um caso, são muitos, não é uma prática, é uma constante, não é um desvio, é quase que uma regra, e eu acho que ela precisa dar explicações mais consistentes – declarou Cardoso. – O que estamos vendo é que ela [a Petrobras] caiu nas mãos da política partidária. Não digo nas suas orientações gerais, mas na sua efetivação do dia a dia. A Petrobras é a empresa mais importante do Brasil e está se vendo que houve uma ocupação política.

Sobre os rumos da campanha à presidência, Cardoso evitou especular o que vai acontecer a partir das revelações do ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa. Mas afirmou que se trata de um “escândalo de grandes proporções”.

– Não sei se muda a campanha, mas torna outra vez tema de campanha a ética. Nem é ética no sentido filosófico, é a decência do cumprimento da regra, e isso tem que ser reafirmado na campanha. Não vejo que os candidatos têm responsabilidade direta nessa questão, é muito mais atitude, temos que ser mais restritivos, não aceitar tanta leniência. Por enquanto são afirmações, vai chegar um momento da documentação. Eu não sou precipitado, não vou julgar antes de ver o que se trata, mas está visto desde já que se trata de um escândalo de grandes proporções – disse.

O ex-presidente, que integrou a Comissão de Estudos e Defesa do Petróleo, comentou que sempre foi a favor da Petrobras nas mãos do governo, mas frisou que política de Estado é diferente de política partidária.

– O que eu sempre quis é que a Petrobras fosse uma empresa e não uma repartição pública, por isso achei que era importante quebrar o monopólio para ter competição, para ela poder aparecer como uma empresa e não estar nas mãos de política partidária. Política de Estado sim, mas não política partidária. E isso deu margem a essa corrupção que é inaceitável, e acho que precisamos ir mais fundo — ressaltou.

Cardoso disse contar com órgãos como a Polícia Federal, o Ministério Público e a Justiça para examinar o caso:

— A CPI (da Petrobras) está muito politizada, não fez nada até agora. Eu acho que tem que ir mais longe nisso.

10 Comentários

  1. F.H.CARDOSO FIQUE ESPERANDO VAI DEMORAR PARA ELES EXPLICAREM SOBRE A PETROBRAS… MUDA BRASIL URGENTE AGORA É NOSSA VEZ DE MUDAR

  2. JEITO CRIATIVO DE ROUBAR MARCA PT DE QUALIDADE

    USANDO A PETROBRAS, CUBA, VENEZUELA, GRANDES EMPRESAS COM CRÉDITOS NO BNDES… POR ÁI,

    SE GRITAR PEGA LADRÃO NAO FICA UM,

  3. Paulo Vendelino Kons Responder

    Prezado Fábio e leitores,

    Com a satisfação de cumprimentar-te e aos leitores, amplio a nota contendo declaração do ex-Presidente Fernando Henrique lembrando que quem nomeia os diretores da Petróleo Brasileiro S/A (Petrobras) é o Conselho de Administração e quem nomeia o Conselho de Administração é o acionista majoritário, o Governo Federal.

    Já o presidente da Petrobras é nomeado pelo Governo Federal, na figura do Presidente da República.

    Luiz Inácio Lula da Silva nomeou presidente da Diretoria Executiva, em 2 de janeiro de 2003, o petista José Eduardo Dutra e, em 22 de julho de 2005, o também petista Sergio Gabrielli.

    Já Dilma Rousseff nomeou o petista Sergio Gabrielli, em 1º. de janeiro de 2011, e o trocou pela também petista Maria das Graças Silva Foster, em 13 de fevereiro de 2012, e que permanece na presidência da Diretoria Executiva da Petrobras.

    O Conselho de Administração da Petrobras foi presidido de 2003 a 2010 pela petista Dilma Rousseff, por decisão do também petista Luiz Inácio Lula da Silva.

    Ao assumir a presidência da República, a petista Dilma Rousseff definiu que o presidente do Conselho de Administração da Petrobrás seria o petista Guido Mantega, que permanece na presidência até a data de hoje.

    Assim, sem nenhuma dúvida, QUEM NOMEOU PAULO ROBERTO COSTA diretor de Refino e Abastecimento da Petrobras, foi o Conselho de Administração presidido por DILMA Vana ROUSSEFF (Paulo Roberto Costa foi nomeado para o cargo na Petrobras pelo governo Lula, em 2004, e ficou no cargo até 2012 – já no governo atual).

    Sendo o que tínhamos a contribuir, fraternalmente,

    Paulo Vendelino Kons
    Brusque/SC

  4. José Henrique Responder

    FHC, esqueçam que escrevi, salários baixos, aposentadorias de fome, FMI, querendo botar banca. Por que não explica o Mensalão do PSDB? As compras de voto do segundo turno?

  5. Ô seu FHC, larga de ser ingênuo!!! O senhor quer ouvir MENTIRAS? É o que ela sabe fazer de melhor! Quanto a mim, quero que ela SE CALE pois meu ouvido NÃO É PENICO! E que a PF, o MPF, a PGR e a Justiça Federal façam aquilo que têm OBRIGAÇÃO LEGAL de fazer!!!!

  6. Uai FHC, o Senhor não quis privatizar a Petrobrás, então o PT a privatizou para si e seus “cumpanheros”.

  7. Tenha vergonha Sr Quem sao vcs para falarem de corrupcao.
    Por vcs a Petrobras nem mais existiria, seria Petrobrax ne.
    Alem do mais, o negocio de vcs e trem e mensalao.

  8. Tem comentários de certas pessoas que são otários, se não vejamos, Fernando Henrique foi o homem que deu equilibrio ao Brasil com o Plano Real, voces nao engolem…FHC criou o Bolsa Escola, e tantas outras coisas que o PT rebatizou como se fosse dele, podem me falar o contrário? Outra coisa Dilma/Lula amam de paixão o FHC a 12 anos ele entregou o Brasil com uma divida de 800 bilhões ao Lula, hoje a mesmo divida triplicou 2.7 tilhões, como Lula contraiu tanta divida? e bate no peito dizendo que pagou o FMI pagou porra nenhuma parem de falar bobagens petistas doentes!! Deixem FHC em paz, cuidem do Lula/Dilma os maiores corruptos de todos os tempos, e nao e so eles nao todos deputados do PT PMDB são cumplices dessa vergonha nacional

  9. BICO DOCE, o PT deve saber, pois está no poder absoluto há 12 anos e não descobriu nada?!

Comente