Uncategorized

PT lidera só em um dos dez Estados com mais eleitores

intencao_de_voto_180914

Da Gazeta do Povo:

A menos de três semanas para o primeiro turno, o PT lidera as pesquisas em apenas uma disputa estadual dentre os dez maiores colégios eleitorais do país. Somente três candidatos da sigla aparecem em segundo lugar, enquanto outros quatro estão na terceira colocação ou abaixo. Nas duas unidades da federação em que abriram mão de nome próprio para apoiar um partido aliado, as chapas dos petistas também aparecem em desvantagem.

O fraco desempenho do partido nesses estados, que concentram 76% dos votantes do país, é um obstáculo para a candidata da legenda, Dilma Rousseff, na corrida presidencial. A situação está mais complicada em São Paulo, Bahia e Paraná, onde a oposição aparece com chances de conseguir a maioria para fechar o pleito no primeiro turno.

Veja as intenções de voto nos dez maiores colégios eleitorais do país.


Infográfico: Gazeta do Povo.infográfico gazeta datafolha

O único oásis petista no momento é Minas Gerais. Na terra natal de Aécio Neves (PSDB) e Dilma, o ex-ministro do Desenvolvimento, In­­dústria e Comércio, Fer­­nando Pimentel (PT), tem 43% das intenções de voto contra 23% do tucano Pimenta da Veiga, de acordo com o Ibope. O cenário mineiro é particularmente ruim para Aécio, que, além de distante de Dilma e Marina nas eleições para o Planalto, pode perder uma hegemonia de 12 anos no comando do governo mineiro.

O favoritismo recente do PT em Minas contrasta com a situação nos únicos dois estados entre os dez de maior eleitorado que são administrados atualmente pelo partido. No Rio Grande do Sul, Tarso Genro busca a reeleição e está em segundo lugar, atrás da senadora Ana Amélia Lemos (PP) – 28% a 37%, segundo o Datafolha. Na Bahia, Paulo Souto (DEM) tem 46% contra 24% do petista Rui Costa, candidato do governador Ja­­ques Wagner, de acordo com o Ibope.

Em São Paulo, maior co­­légio eleitoral do país, Ge­­raldo Alckmin (PSDB) aparece no Datafolha com 49%, mais que o dobro do segundo colocado, Paulo Skaf (PMDB), que soma 22%. Apos­­ta pessoal do ex-presidente Lula, o ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha (PT) tem apenas 9%. A rejeição dos eleitores paulistas ao petismo têm sido fundamental para a ascensão de Marina Silva (PSB), que na mesma pesquisa desponta com 40%, contra 26% de Dilma e 16% de Aécio.

No Paraná, a lógica muda. Enquanto a senadora Gleisi Hoffmann (PT) tem 10%, atrás de Roberto Requião (PMDB), com 28%, e Beto Richa (PSDB), com 44%; Dilma está empatada tecnicamente com Marina na preferência dos paranaenses, com 32% contra 28%. A mesma sondagem do Datafolha coloca Aécio com 22%.

No Pará e em Pernambuco, o PT não lançou candidato próprio e apoiou candidatos de legendas da base aliada ao governo Dilma. Na disputa paraense, os petistas estão na chapa de Helder Barbalho (PMDB), que aparece com 38% contra 42% do atual governador, Simão Jatene (PSDB), segundo o Ibope. Na pernambucana, o partido está na coligação de Armando Monteiro (PTB), que está com 32% contra 38% de Paulo Câmara (PSB), pelo Ibope.

4 Comentários

  1. GLEISI VOCÊ TEM QUE FALAR NO LUGAR DOS TEUS CANDIDATOS, PORQUE É FEIO VE ELES FALAREM, ENTRE NO LUGAR DELES E FALE TUAS PROPOSTA…

  2. Caro FÁBIO, pelos resultados apresentados até o momento, tirando os mineiros, parece que os brasileiros estão caindo na realidade, e buscando retirar da cabeça do palanque aquele cágado que lá colocaram e que ninguém sabe como foi colocado lá. O cometa petista que está passando pelo BRASIL nesses últimos 12 anos já está se dirigindo para o espaço sideral e de lá não voltará, deixando o BRASIL livre dessa desgraça.. Atenciosamente.

  3. -Os grandes colégios eleitorais estão banindo o partido da estrela de futuros governos desastrosos, mas o que dizer dos outros colégios eleitorais em que o partido da estrela vence com sobra apoiado no programa da bolsa farelo….
    -Então será assim: se a presidente for reeleita, os grandes redutos colegiais em que o partido reinante perderá, serão totalmente discriminados, como está sendo o Estado do Paraná. O GF olhará somente para os estados que em que consegue governar, o resto é conversa para boi dormir!!!!

  4. Era uma vez a Gleisi sonhadora… Pensou que chegaria ao Paraná montado
    em um belo cavalo branco. Quando percebeu estava sentada em um bode
    preto…

Comente