Uncategorized

OAB-DF tenta impedir que Joaquim Barbosa receba registro de advogado

joaquim - givaldo barbosa - o globo

Do Globo:

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal, Ibaneis Rocha, pediu para que a comissão de seleção da entidade que dirige rejeite o pedido de registro como advogado do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa. Barbosa havia pedido o registro da Ordem à comissão, órgão que tem poder para tratar do assunto. Antes que a comissão se pronunciasse, Ibaneis Rocha enviou um pedido de impugnação do registro. Ibaneis não assina como presidente da instituição, mas como advogado, numa espécie de representação contra Barbosa. Não há registro de caso semelhante na OAB.

Mais cedo a assessoria da OAB havia informado que Ibaneis Rocha havia indeferido o registro do Joaquim Barbosa e que agora caberia recurso à comissão. A assessoria corrigiu a informação para esclarecer que o pedido ainda será analisado pela comissão, mas Ibaneis Rocha, na qualidade de advogado e não de presidente da OAB, tomou a iniciativa de pedir a impugnação do pedido de concessão do registro profissional.

No pedido de impugnação, Ibaneis cita vários episódios que, segundo ele, demonstram que Barbosa ofendeu advogados enquanto estava no Supremo Tribunal Federal.

Um deles foi o ex-ministro Maurício Correa, já falecido, que foi acusado por Barbosa de usar o prestígio de ex-ministro para tratar de ações que tramitavam no STF. O outro foi o advogado José Gerardo Grossi. Segundo a OAB, Grossi teria sido ofendido por Barbosa quando o então presidente do STF afirmou que havia um conluio de advogados para defender os mensaleiros.

Joaquim Barbosa já foi notificado do pedido de impugnação e poderá contestá-lo ou simplesmente aguardar que a comissão de seleção tome decisão. Barbosa é formado em Direito e antes de ser ministro do STF era procurador da República concursado.

27 Comentários

  1. Mírian Waleska Responder

    Um país que tenta não conceder Registro na OAB para Joaquim Barbosa, mas, concede Titulo de Honoris Caus para Lula, não pode ser um país serio!

  2. Doutor Prolegômeno Responder

    Independentemente de quem sejam, todos os magistrados aposentados de tribunais deviam ter uma quarentena de cinco anos para exercer a advocacia.

  3. CURITIBANO ROXO Responder

    Se a Constituição Federal Brasileira de 1988 preconiza no Artigo 101 que o Supremo Tribunal Federal compõe-se de onze Ministros, escolhidos dentre cidadãos com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade, de notável saber jurídico e REPUTAÇÃO ILIBADA, como a OAB está se manifesta que o Sr. Joaquim Barbosa não possui idoneidade moral, pergunto se ele não tem, todos outros ministros têm?
    A OAB está se contaminando, a sociedade está se desagradando com seus posicionamento em defesa de criminosos e de pessoas de caráter duvidoso.
    Assim, neste país, não há a quem recorrermos para defender o que é direito !

  4. Não tem jeito, a discriminação é patente no país. Se o Ministro Barbosa fosse loiro de olhos azuis o advogado dava até o r…..,mas é um negro, de fibra, corajoso e justo, para os demais “dotores” não pode. Vergonha é pouco para a discriminação impetrada contra o Joaquim. Alias, a OAB está para lá de desacreditado em todo país por esse tipo de combate. Combater a corrupção, a criminalidade e injustiças nem pensar. Agora, combater os justos, honestos e cidadãos de bens são rapidinhos. Se enxerga advogado. Quer aparecer e subir na vida fazendo o outro de escada. Vai defender os necessitados.

  5. Tenho saudades da OAB que encampou e encabeçou dois dos maiores movimentos civis que essa nação já viu: “O Diretas Já”, o “Pela Ética na Política”, e aqui no Paraná teve “O PARANÁ QUE QUEREMOS”. Foi nas salas de reunião de seccionais que todo o arcabouço ideológico desses movimentos foi construído com fé e esperança de um Brasil melhor.

    Hoje, temos uma OAB aparelhada e infestada por petralhas, que vive no ostracismo das grandes lutas que esse país precisa levar adiante. A OAB cumpre bem um papel de retaguarda ao advogado no exercício de seu mister, mas deixa a desejar no seu papel institucional a serviço de uma sociedade justa e igualitária.

    Além desse episódio envolvendo Joaquim Barbosa, a OAB sai da sua zona de conforto para se opor às declarações de Levy Fidelix quanto à causa gay, bradando aos quatro ventos que pedirá a cassação do candidato do PRTB.

    O candidato foi infeliz, do ponto de vista ético e político ao dizer que o aparelho excretor não reproduz, ao se manifestar contrário à união homoafetiva (mas certíssimo sob o ponto de vista da reprodução humana, já que pelo aparelho excreto a espécie humana não reproduz mesmo), mas está sendo linchado pela mídia, OAB e grupos de ativistas que não reagem, com a mesma carga de indignação, com a escalada da corrupção nesta década lulopetista e, mais precisamente, não reage com a mesma indignação, a uma candidatura que mente deslavadamente na campanha.

    A OAB pretende pedir a cassação da candidatura de Levy Fidelix por causa de uma declaração talvez equivocada ética e politicamente falando, mas fez vistas grossas com a corrupção petista que justificavam o pedido de impeachment de Lula e de Dilma. Puro revanchismo e retaliação da OAB.

    O Brasil está virando um gigantesco aparelho excretor nessa era petista.

  6. Do Interior.... Responder

    Típico ato ditatorial do presidente da OAB, que virou um braço petista, a exemplo do que aconteceu com a APP Sindicato.
    Mas se a lei assegura esse direito, a OAB deve conceder e pronto! Não tem que fazer mi-mi-mi por causa de suas convicções ideológicas, com afagos aos mensaleiros!

    Além disso, advogado acha que manda alguma coisa!! kkkk…

    Se Joaquim Barbosa fosse GAY, seria ato discriminatório e JEANUÍLIS diria que é homofóbico e, por isso, merece a forca.

    Mas como é negro….. tudo bem!

  7. Lamentavelmente a OAB está cada dia mais desacreditada. É boa arrecadadora de recursos financeiros. Exerce o seu dever de defesa de certas causas de repercussão na imprensa. Entretanto os seus dirigentes se acovardam quando se omitem na defesa da cidadania em casos de flagrante corrupção ou de defesa do patrimônio público. É conveniência?

  8. A OAB conseguiu chegar a este nível!
    Impensável até a era do lulo-petismo que a vetusta instituição fosse albergar esse tipo de despropósito!
    Como dizia o velho advogado Zé Inácio: agora sabemos porque nosso anel é vermelho; vermelho de vergonha !!

  9. No mínimo,esse advogado deve ser mais um fiel escudeiro da quadrilha petista. Se o Barbosa não pode advogar imagine o que falar do Toffoli e do leviandowski?

  10. Para que ele quer a Ordem? Ora, como Ministro teve e tem acesso a informacoes privilegiadas…Bobinho ou esperto…jah estah sacramentado como o paladino da moral…então! Eh soh advogar…kkkkk

  11. Ordem dos Advogados de Banânia. Estão de birra com Joaquim Barbosa, só porque vestiram a carapuça.

  12. O que vejo hoje em dia é uma OAB claudicante, não toma medidas sérias e enérgicas como toda instituição deveria fazer. Tem certos advogados que merecem ser repreendidos em suas atitudes.Exemplo:no caso do MENSALÃO- onde cero advogado se posicionou de maneira deselegante, pois muitos desses se julgam superiores aos Ministros, ofendem, não respeitam achando que é essa forma correta de defender seus clientes. Lamentavelmente episódios como esses, e, agora vem IBANEIS ROCHA, numa atitude deselegante e sem embasamento jurídico tentar impedir a inscrição do ex Ministro JOAQUIM BARBOSA. Até parece que não cursou um faculdade, querendo impedir alguém de trabalhar honestamente. LASTIMÁVEL E ABSURDO TAL PROCEDIMENTO. Ainda bem que nem todos os Bacharéis em Direito e ADVOGADOS não pensam como o cidadão acima citado.

  13. Caso decidam não conceder a inscrição a Barbosa, o STF, apesar de sua composição pró-petista, MANDARÁ a OAB inscrevê-lo, até porque não há justificativa legal para negar! Quanto aos dirigentes da OAB/DF, ficarão com a testa piscando, tipo placa de neon: “Capacho do PT, Capacho do PT, …”!!!

  14. Se aposentou precocemente. Os ministros trabalham ate os 70 anos. Deve estar muito cansado. Entao nao precisa de OAB, pois nao vai trabalhar mesmo. Porque desrespeitou um Advogado? Quis mostrar seu poder? Nao existe hierarquia entre magistrado, promotor ou advogado. Parabens OAB!!!

  15. Tibúrcio Gabirú Responder

    Mírian Waleska,
    Informação não faz mal a ninguém…
    Antes de falar besteira sem embasamento vai se informar sobre quais grandes instituições internacionais (Universidades) concederam este titulo ao Lula!

  16. Tiburcio, a fábrica da 51 também concedeu o titulo ao Lula de ¨maior cachaceiro do Brasil¨.

  17. Até aqui eu acreditava na OAB !
    Este nosso país esta decaindo de uma forma inexplicável !
    Que Deus nos abençoe, em Cristo Jesus !

  18. Tibúrcio que falou besteira achando que outros falaram besteira:
    Não se discute a ignorância de quem concedeu, mas a ignorância e a falta de méritos de quem recebeu.

  19. OAB deveria ser mais que um órgão representativo da categoria, deveria ser um instrumento mobilizador. Não sei como que a OAB aceita que a escolha tríplice de magistrado pelo poder executivo, quando estes deveria ser escolhido pelo povo.
    Todos ex-ministros, desembargadores, juízes, poderiam continuar suas atividades como professores, escritores, juristas menos advogar, com certeza usaram de suas relações sociais para obter de alguma forma vantagens.

  20. A ordem dos advogados devia acrescentar PT junto do org. Aconselho também à CNBB que faça o mesmo, acrescente o PT antes do br.

  21. Antonio J.J. Venturim Responder

    Senhor Fábio Campana,
    o problema não está nas atitudes de um ou outro juíz, advogado, delegado, político, na sociedade que não representa nada para a sua própria vida, a viver num mundo de espera, de fé em nada, por acreditar que um dia o profeta volta e as coisas serão diferentes. Tudo Mentira! o Problema é do sistema fraudado politicamente, transformando o direito num emaranhado de coisas, que um julga certo, o que o outro entende, errado. o homem alto ou juiz, baixo ou advogado, num vice versa, vamos ter os dois com os mesmos direitos: o de ter o direito a ter ódio e amor. Acontece que o homem só vai para cima, quando o outro cai. De quem é a culpa daquele outro que não consegue esse Poder? Quem tem moral para falar da imoralidade alheia. Será que tudo isto não são folhinhas? Respeitosamente. ah, estude a Lei n. 9.096/95 e veja o que ela é capaz: Revisa a constituição, cria o partido e revoga leis – um Mix. Depois, qual o conceito real de filiação? obrigar pode?

Comente