Uncategorized

O que Christiane Yared pensa sobre aborto, maioridade penal, casamento gay…

Christiane_Yared_0711treze

Da Gazeta do Povo

Christiane Yared, do PTN, é a deputada federal mais votada do Paraná, com mais de 200 mil votos. No entanto, a maior parte dos eleitores aparentemente conhece a deputada eleita quase que só devido à sua luta contra a impunidade no trânsito (o filho dela morreu há cinco anos em um acidente de trânsito em Curitiba).

Em Brasília, Christiane obviamente não terá sua atuação restrita à área de trânsito. Por isso, o blog Caixa Zero entrevistou-a para saber o que ela pensa sobre alguns temas polêmicos que poderão estar em pauta no Congresso Nacional nos próximos anos.

Saúde

Christiane diz que a saúde será sua principal bandeira, eque o trânsito faz parte disso. “Hoje, o trânsito estrangula a saúde pública brasileira. Chega-se a ocupar sete de cada dez leitos com acidentados”, afirma. Segundo ela, a sua luta será por salvar vidas, e nisso promete ter parcerias com ONGs.

Aborto

A deputada eleita, que também é pastora evangélica, diz ser absolutamente a favor da vida e contra o aborto. No entanto, diz que em geral concorda com a legislação atual, que prevê exceções como no caso de estupro. “É preciso também pensar na vida da mãe. Imagine um caso de uma adolescente estuprada, por exemplo. Temos que levar isso em consideração”, diz.

Maioridade penal

Christiane diz ser contra propostas que tentam diminuir a idade para que o indivíduo possa ser preso dentro das mesmas condições dos adultos. “O Estado não cuida do adolescente e depois vai querer encarcerá-lo? As Febens não funcionaram”, diz ela. Segundo Christiane, o caminho é educar o adolescente que comete um crime, e também orientar a família. Ela é favor principalmente de penas alternativas, mas não descarta a possibilidade de reclusão em alguns casos.

Direitos LGBT *
“Independente de opção sexual, o que importa é o respeito pelo ser humano. Sem violência, sem preconceito. O que cada pessoa faz da sua vida, deveria ser problema único e exclusivo dela. Se a opção para educar a coletividade a não desrespeitar for tornar algo crime, que assim seja. Quanto à união civil homossexual, eu entendo que é um contrato para preservar direitos, comunhão de bens e outras particularidades que hoje só funcionam com contratos específicos. Acho que seria leviano dizer se sou contra ou a favor sem ter todos os termos em mãos. Por isso que sim, a resposta pode ter soado genérica, mas na verdade é por ser ampla. Eu respeito e protejo a vida.”

* (O texto acima foi tirado de uma postagem no Facebook, já que a deputada diz que o texto anteriormente colocado no blog Caixa Zero não representava sua posição) .

19 Comentários

  1. CURITIBANO ROXO Responder

    Conselho, se quiser um futuro político em nosso Estado não apoie a candidatA .

  2. Flavia Adriana Responder

    Christiane, vai lá no Congresso e mostre sua força, apareça na mídia, Justiça é Carli na prisão JÁ !!

  3. Acho que deveria se decidir. Se a igreja em que ela pastora, acha que roubo, mentira, desvio, etc…são normais e isto é o que estão pregando aos membros, então não precisa nem pensar. Vai de Dilma. Caso contrário já deveria ter se posicionado a favor de Aécio. Seja quente ou seja fria. Morna jamais.

  4. A futura deputada é contra casamento gay? Ela está de onda, pois pelo que eu sei a coisa não era bem assim na casa dela.

  5. SE EU SOUBESSE QUE ELA É UMA MULHER RELIGIOSA E É CONTRA CERTAS ABERRAÇÕES,TERIA VOTADO NELA.

  6. Na oportunidade que responda, para sabermos, sobre rodovias, pontes, pedágio, aviação, indústrias, transportes, faculdades, saúde, médicos, remédios gratuitos com receitas custando R$ 150, 200,00 a consulta (com validade), sobre impostos, saneamento, se todos os que recebem “vales” são merecedores, se os celulares continuarão a funcionar nos presídios, se as facas continuarão a serem vendidas, no comércio, sem proteções (embalagens), o mesmo com os espetos, reunião via internet, com os pares, economizando diárias … Sobre gays esclareceu bastante!

  7. Mais uma Arlete Caramês… Vote em mim .. eu sou a mãe do Guilherme…… e se elegeu… 2 vezes vereadora e uma Deputada… ee sóoooo

  8. “…o caminho é educar o adolescente que comete crimes…” Será que ela pensa em levar alguns para sua casa e educá-los? Ou ela acha que o Estado poderá “educá-los”?! Muuuuita conversa fiada e pouquíssimo resultado! Enquanto isso, os tais adolescentes vão cometendo seus crimes, seus assassinatos, impunemente!

  9. Quanto ao apoio dela para Dilma ou Aécio, estranhei a pergunta, uma vez que ela fez propaganda para Dilma durante sua campanha toda. Será que ela vai mudar agora?

  10. Enzo Vendramini Responder

    Contra o casamento igualitário? Até onde eu sei, dentro da casa dela a história era totalmente diferente. Quem viu, quem vê!

  11. Fabio bom dia…
    Que triste ler isso dessa candidata Cristiane… Contraditória quando diz que é contra o aborto pq é religiosa, mas aprova o código, contraditória qndo diz que é contra o casamento gay pq é religiosa, (pastora)… Qual seria sua opinião se seu filho quisesse casar com o seu namorado??? ela não aprovaria?????…Meu Deus isso tudo me causa uma grande repulsa, tire a máscara, mostre a cara e defenda o amor do ser humano.p
    Bjus

  12. -Está prometendo coisas que sabemos que não irão se concretizar!!!
    -Se ele focar apenas no trânsito e elaborar leis mais pesadas para quem provoca morte, já está de bom tamanho!!!
    -Mas ao ser questionada sobre o tema, já começou muito mal mencionado ONG’s. Seu dever é propor leis e participar de CPI’s para investigar outros assuntos…
    -Para quem se elege como representante do povo, não é de bom tom abraçar esta ou aquela religião. Agora a senhora é uma pessoa pública e deve se pautar neste assunto!!!

  13. Não votei nessa senhora porque estava apoiando a Dilma.
    Conhecendo-a melhor, confirmo o que disse. Será uma grande decepção aos que a elegeram. Escrevam o que digo.

  14. Augusto de Irati Responder

    Lamentavelmente pelas manifestações dessa agora Deputada Federal, vemos com muita preocupação. Aliás, trata-se de mais uma “paraquedista” eleita e que provavelmente não fará nada, absolutamente nada no Congresso.

  15. Não importa muito o que ela pensa sobre aborto, maioridade penal e casamento gay (até pq ela é só uma). O importante mesmo é que ela não está na lista de políticos que receberam propinas da Petrobrás (e nem o partido). E melhor ainda é que os tempos estão mudando e aos poucos políticos profissionais vão sendo deixados de fora.

  16. Parabéns Deputada Federal Christiane, por sua expressiva votação,achei de muito bom senso, a sua entrvista, na gazeta do povo, como PETENISTA QUE SOU, quero desejar toda a sorte la em Brasilia, que Deus esteja sempre com a Senhora, em todos os momentos de sua vida, a gente sabe legislar num pais como o nosso é uma verdadeira, luta, mas com Deus lhe iluminando, tudo ficará mais fácil.
    Abraço

  17. Ilda Maria Koch Responder

    Bom dia.
    Enviei de imediato os parabéns pela vitória e tenho certeza que diante de tudo que a senhora passou tenho absoluta certeza que teremos progressos em relação ao caótico trânsito que estamos enfrentando sem muitas soluções referente punições severas no que diz reipeito a vida. Gostaria e se a senhora quisesse ver um trabalho meu com placas de trânsito voltadas para a Educação Infantil pois precisamos desta disciplina para os pequenos irem tendo contato direto com o nosso Código p em parceria com as CFCS para que os futuros motoristas( no caso as crianças) chegarem somente em busca de sua carteira. A senhora gostaria de ver meu trabalho? Desde ja´agradeço e espero uma boa resposta.
    Ilda Maria Koch

Comente