Uncategorized

Mentira tem perna curta

Dilma23

O PT diz que o Brasil quebrou três vezes na era FHC. O país quebrou nos anos 1980, na década anterior. O PT comete estelionato eleitoral ao mentir

Há quem ache que mentira repetida à exaustão torna-se verdade absoluta. Há quem subestime a capacidade de reflexão das pessoas repetindo refrões mentirosos como “o Brasil quebrou três vezes durante a época em que o PSDB esteve no poder”, nos anos 90. Prefiro outro dito popular, o que diz que mentira em cima de mentira corre, corre, mas não chega a lugar algum com suas pernas desavantajadas. Igual ao Brasil de Dilma Rousseff.

O Brasil verdadeiro sabe pensar por si. Nos anos 1990, o país fez o Plano Real, que levou a inflação de mais de inacreditáveis 900% ao ano para um dígito.

Nos anos 1990, o Brasil instituiu os programas sociais que, junto da estabilização macroeconômica, começaram a tirar milhões de pessoas da miséria, trabalho árduo e longo, continuado pelo PT. O mesmo PT, que inicialmente se opunha e que não via mérito nesses programas, chamava-os de “esmola”, como se algo de degradante fossem. Mentira tem perna curta, como eles próprios reconheceram, tacitamente, anos mais tarde.

E a história de o país ter quebrado três vezes? Bem, o Brasil, de fato, quebrou. Mas foi nos anos 1980, uma década antes do que acusa hoje o PT. E não foi só o Brasil. Quebraram também o México, a Argentina e o Uruguai. Foram anos difíceis para os países da América Latina nessa fase em que os regimes militares na região estrebuchavam e a democracia desabrochava.

Quando o Brasil pôde, finalmente, sair da situação de moratória que o impedia de ter acesso aos financiamentos do exterior? Foi nos anos 90, na época de Fernando Henrique Cardoso, o mesmo que o PT insinua ser fantasma do passado.

Foi árduo o trabalho de acabar com a inflação e criar as bases para que a classe média conseguisse se reerguer depois da catástrofe dos anos 1980 e que, assim, fosse ampliada com a inclusão social que melhoraria a vida de milhões de brasileiros. Quando o PT se refere ao país que “quebrou três vezes” fala, na verdade, dos empréstimos do Fundo Monetário Internacional que facilitaram a empreitada.

Primeiramente, em 1998-1999, quando houve a crise da transição para o regime de câmbio flutuante. Depois, em 2001, ano complicado, quando a Argentina quebrou, e quebrou de verdade. Teve de declarar aos quatro ventos e aos seus credores que não tinha mais dinheiro para saldar as suas dívidas.

Ficou sem pagar a dívida durante boa parte do início dos anos 2000. Será que o PT confunde o Brasil com a Argentina? Por fim, em 2002, o Brasil recorreu ao FMI para financiar a chegada de quem? De Luiz Inácio Lula da Silva. O então presidente Lula ficou com 80% dos recursos negociados com o FMI pela equipe econômica de Fernando Henrique Cardoso. Mal-agradecidos os petistas? O leitor que os julgue.

Eis que a perna curta da mentira se cansa, os músculos se desgastam, as cabeças de milhões e milhões de brasileiros que têm de acalentá-la todos os dias ficam cada vez mais indignadas com a desfaçatez de pessoas que fazem troça da inteligência alheia. Da inteligência e do bolso do contribuinte. A mentira, afinal, é estelionato eleitoral.

MONICA BAUMGARTEN DE BOLLE, 42, economista, é sócia-diretora da Galanto Consultoria, diretora do Instituto de Estudos de Política Econômica – Casa das Garças e bolsista do Wilson Center. Foi economista do Fundo Monetário Internacional (2000 a 2005)

18 Comentários

  1. O Brasil ta cansado da conversa do PT chega de tanta ladainha e conversa fiada ta na hora de mudar e mostrar que esse governo sujo já levou o q podia de nossos bolsos pra financiar terrorismo e comunismo, ta na hora de dar um basta nessa petralhada e fazer o país crescer novamente para os brasileiros e não pra cubanos ou uruguaios!!

  2. albino luiz gineste Responder

    As mentiras do Governo atual
    O número de mentiras que as pessoas podem suportar é limitado, você tem direito a uma certa cota de mentiras, mas qual é a quantidade de mentirinhas? pode ser ditas ao cobrador, outra ao empregado e outra pra seu patrão outra a sua mulher e assim por diante, é uma questão de sobrevivência não tem como escapar! mais chega uma hora que uma pessoa fica confusa e perde o censo da verdade, então acaba de aceitar votar numa DILMA sabendo que ela não presta!
    Isto não é uma degradação moral! Isto já é uma decomposição da inteligência, e é isso que acontece com milhares de brasileiros

  3. albino luiz gineste Responder

    O PT trata os adversário eleitorais como inimigos a serem destruídos, como diz um parágravo de Lenin: Não se trata de contestar o adversário e de provar o erro de suas idéias, mais trata-se de destrui-los politicamente, socialmente, economicamente e em último caso DESTRUILO FISICAMENTE.

  4. Essa senhora não tam moral para criticar quem quer que seja. Com o PT envolvido até o pescoço na corrupção da PTbras o que resta é atirar pra todo lado. O povo só está esperando o momento do nome do lula citado entre os malfeitores da pátria. Uma vergonha. A única coisa que se ouviu até agora é a celebre frase “não sei de nada, não vi nada, é tudo mentira, vamos processar. Eu quero ver processar o Ministério Público, os Juízes, inclusive o Moro, a Polícia Federal e todas as pessoas empenhadas em denunciar essa quadrilha com os maiores ladrões do país. Nunca antes nesse país houve tanta corrupção como no governo PT. A jogada da presidenta é dividir o país em norte e sul e dizer que a oposição é contra os pobres. A única coisa que se tem certeza é que a frase da Dilma de que “país rico é país sem pobreza” cai por terra quando afirma que o adversário é contra os pobres, quando ela faz questão de manter mais pobre ainda. Pois se tivesse combatido a pobreza hoje eles seriam pelo menos classe média. O PT só fez roubar no país.

  5. Pior é ver nos comentários gente repetindo as mesmas mentiras. Gente que não pensa. Só repete. Até entendo, que são usuárias do governo e para essas a verdade é o que menos importa. Mas uma quase anciã, mentindo descaradamente para um povo em que o PT transformou a região em que vivem em currais eleitorais, fazendo discursos do medo, se recusando a tirá-los da miséria, é demais. Por isso é que vai ser defenestrada do palácio. Vamos ser os garis da democracia, limpando o lixo que se instalou no Brasil nos último 12 anos.

  6. sergio silvestre Responder

    Admiro a vontade do Campana ou o autor da postagem dizer que o Pais não quebrou 3 vezes na era FHC.
    O Pais não quebra cara-pálida,quem quebra são os fornecedores,o empregado que ganha 60 dolares de salario etc.
    Aqui tambem o Parana não esta quebrado,aja vista a campanha do governador mas o fornecedor que tem que receber uma montanha de dinheiro do estado,esse sim está quebrado.

  7. O uso do trombone entorta a boca e a mentira mata o mentiroso, mas ele não desiste.
    Vejam esta mentira de que “14 mil medico cubanos” estão atendendo 50 milhões de pessoas,

    Faça as contas e constate mais esta mentira.

  8. QUANDO O PT DEIXAR O PODER, (ESPERO QUE SEJA AGORA) MUITAS COISAS VIRÃO À TONA. CONHECEREMOS A FUNDO QUEM É O LULA E A DILMA E ATÉ ONDE ELES ESTÃO ENVOLVIDOS. É SÓ ESPERAR PARA VER.

  9. Tem toda razão, o PT passou seu governo tentando fazer verdade suas inumeráveis mentiras, só que a hora do “vamo vê” é agora, eles irão saber agora em quem a gente realmente acredita. Foram tosquiar e saíram tosquiados. Como dizia minha vó: “o diabo faz a panela mas não faz a tampa”…

  10. É muito fácil criar um argumento assim, o país quebrou. O discurso do PT é uma afronta à inteligência do povo brasileiro, não tem embasamento nenhum.

  11. Tem gente que acha que o povo eh besta! Justificar o voto no Aecio como um motivo para mudar o país tudo bem…agora dizer que o PT mente quando diz que o FHC quebrou o país 3 vezes aih não! Verdade seja dita…o velhote quebrou e agora estah querendo sair de fininho! Falta hombridade…

  12. Ana Maria Sales Responder

    Isso é tipico do PT, mentiras e mais mentiras, tudo pra tentar enganar nós eleitores! BASTA DE TANTA MENTIRA, FORA DILMA!

  13. O PSDB deveria fazer uma propaganda encima da falsa estatística publicada na TV que a inflação chegou a 45% na época de FHC, e deveria rebater com: a INFLAÇÃO CHEGOU A 900% ao ANO e DIMINUIU DESCENDO PARA 45%, com decréscimo de 850% graças ao Plano Real. Foi o maior alívio para todos nós brasileiros!

  14. Durante o Brasil republica, o período marcado por corrupção, é os 12 anos do PT no poder.

  15. Estupidez tem hora gente, contra fatos não há argumentos. O que FHC fez no ocaso do seu governo foi para ajudar o 51, o ingrato. Mas FHC não sabia que o seu sucessor era uma pessoa assim tão pequena, mesquinha e capaz de atitudes tão baixas. A verdade dói muito nos ouvidos dos mentirosos. Aposto que se muito otorrinolaringologista perguntasse ao paciente você mente muito? E ele respondesse, sim, minto . Aí o diagnóstico ficaria bem mais fácil. A solução, esta já não sei.

  16. No caso do PT, nem perna tem mais, pois está visivelmente e translúcido para quem tem bom senso que a mentira tá comendo solta.

Comente