Uncategorized

O país “de saco cheio”

lula
O país, sim, está de saco cheio dessa conversa fiada de defensores dos pobres, vítimas da elite opressora.

Por Ruy Fabiano

No mesmo dia em que os depoimentos do ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, e do doleiro Alberto Youssef eram divulgados (quinta-feira, 9), o ex-presidente Lula desabafava, numa plenária do PT: “Eu já estou de saco cheio”.

Referia-se naturalmente às denúncias de corrupção, que envolvem seu partido e a ele próprio. E acrescentava: “Nenhum petista pode aceitar que um tucano bicudo o chame de corrupto”.

Além de supor que a hipótese (não demonstrada) de o adversário habitar o mesmo chiqueiro o isentaria, Lula se esqueceu de que nenhuma das denúncias que “enchem o seu saco” partiu de tucanos. Esses sempre foram exageradamente polidos na questão. Coube a FHC, ao tempo do Mensalão, esvaziar a campanha do impeachment. Lula, de certa forma, deve-lhe o mandato.

Quem denunciou o Mensalão foi um então aliado do governo Lula, o deputado Roberto Jefferson, que presidia o PTB. E quem está trazendo à tona o escândalo da Petrobrás é Paulo Roberto Costa, nomeado pelo próprio Lula diretor de Abastecimento e Refino daquela empresa. Dilma diz que não gostava dele, mas o incluiu numa seleta lista de convidados ao casamento de sua filha.

Não se trata, porém, de cuidar de afinidades, mas dos fatos. E esses tendem a continuar a “encher o saco” de Lula. O que veio a público dos depoimentos de Paulinho (forma carinhosa com que Lula o tratava) e Beto (outro apelido afetivo que indica intimidade) é só a ponta do iceberg. Vejamos.

Eles não puderam nominar os agentes públicos de escalão superior, aos quais fazem menção em diversas partes do depoimento, em face do benefício do foro privilegiado, que confere essa prerrogativa ao Supremo Tribunal Federal.

Governadores, ministros, parlamentares e presidente (e ex) da República só podem ser julgados pelo STF. Mas o STF já acatou as denúncias, o que indica que estão fundamentadas. Se não estivessem, seriam rejeitadas.

Acresce que Paulinho e Beto não estão blefando ou estariam jogando contra o próprio destino. Se a delação premiada for furada eles aumentarão suas já de si robustas penas. Alguém numa situação-limite dessas não ousa blefar. A delação premiada, convém lembrar, parte de uma confissão: o delator se reconhece como infrator. Portanto tudo o que diz tem alguma credibilidade, que nem por isso deixa de ser rigorosamente conferida.

A expectativa agora é quanto aos nomes “de cima”. Já se sabe como funcionava o esquema, quais partidos dele se beneficiaram, quanto ganharam e quais empresas privadas foram parceiras. Já não há dúvida de que uma quadrilha lesou a Petrobras por no mínimo seis anos (2006-2012), no reinado do PT.

Resta conhecer os chefes da quadrilha. Não é um momento confortável para a candidatura de Dilma Roussef, que, no entanto, no primeiro programa eleitoral do segundo turno, comprometeu-se a “continuar” combatendo (“ainda mais”) a corrupção. É no mínimo uma conflito existencial, em que o PT combate a corrupção que ele mesmo pratica. No caso específico da Petrobras, sabotou duas CPIs.

A primeira tentativa, ainda no governo Lula, provocou uma passeata anti-CPI, comandada no Rio pela UNE. O PT, que, nas palavras de Lula, vivia repetindo, ao tempo em que era oposição, que “quanto mais CPI, melhor”, tornou-se inimigo delas.

Há hoje duas CPIs em funcionamento para investigar a Petrobras: uma no Senado e outra, mista (Câmara e Senado). A primeira é chapa-branca e, em vez de investigar, esmera-se em desmontar tentativas de investigação. A segunda peleja com a má vontade do PT e do governo para levar avante os trabalhos.

Foi preciso que gente “do esquema” – Paulinho e Beto – entrasse em cena, em situação-limite, para que a colossal maracutaia começasse a ser desvendada. Os tucanos só agora parecem ter despertado para a necessidade de não assistir passivamente a mais um estupro aos cofres públicos.

Enquanto tudo isso ocorre, Dilma e Lula insistem em falar em nome dos pobres. Se Paulinho, sozinho – mero operador do esquema -, amealhou, numa única conta bancária, 23 milhões de dólares (mais de 55 milhões de reais), quanto terá ganho o “pessoal de cima”? O país, sim, está de saco cheio dessa conversa fiada de defensores dos pobres, vítimas da elite opressora.

33 Comentários

  1. sergio silvestre Responder

    Que se investigue mas que de tempo para alguém se defender,pois toda eleição bem na vespera arrumam alguma coisa para fazer pirotecnia.
    E se o poder central nãot iver culpa disso,colocamos lá outro Collor e ai o Pais vira a desgraceira que os mais velhos conhecem.

  2. EU E A MAIORIA DO POVO BRASILEIRO QUE VOTOU E ELEGEU ESSE PICARETA, SOMOS UNS GRANDES INGÊNUOS!!!!
    NÃO PERCEBEMOS QUE ESSE INDIVÍDUO DE RARA ESPERTEZA, É UM IGNORANTE EM TERMOS DE CAPACIDADE PARA ADMINISTRAR, ALCOÓLATRA, RAIVOSO, LARÁPIO INVETERADO E MENTIROSO. MAS, COMO TODO MALANDRO, TEM SUAS HABILIDADES PARA ENGANAR, ALGUNS POR POUCAS VEZES, OUTROS, MENOS INFORMADOS, POR MUITAS E MUITAS VEZES!!!

  3. A maior jogada do diabo foi fazer o povo acreditar que ele não existe. O Lula e o seu PT também fazem o povo acreditar que eles são os defensores dos pobres enquanto a sua quadrilha fica mais rica com tanta corrupção. E o pior de tudo isso que eles fazem coro que são perseguidos e injustiçados. Será que seriam então corruptos os membros do MP, PF, GAECO e os juízes do Brasil? Ora, passou da hora de acabar com essa corja.

  4. O povo ta sim com o saco cheio,mas desse câncer que já esta fedendo em vida,um morto ambulante,mas continua roubando.

  5. Renato Trindade Responder

    O Brasi está de saco cheio do Lula, do Requião, da Dilma, da Gleisi, da Ideli Salvatti, do Zé Dirceu, do Osmar Dias, do André Vargas, e outros menos famosos.

  6. Após as eleições veremos que AÉCIO terá mais de 60% (sessenta por cento) dos votos do eleitorado brasileiro. SACO CHEIO estamos nós devido dia si dia não ter um novo escândalo de corrupção. O PT faz, nos lembrar, da força da terra em germiná-las.

  7. silvestre, vcs já colocaram lá uma imbecil e corrupta que é muito pior que um collor. Então ‘ CALA-TE’.

  8. O PT NUNCA FOI DEFENSOR DE NADA ALEM DOS INTERESSES DE ENRIQUECIMENTO PROBLEMA É QUE TODOS FICARAM MUITO RISO MAS DE FORMA ILÍCITA AS CUSTAS DO SACRIFÍCIO DO POVO. CADEIA SERIA MUITO POUCO.

  9. Eu to de saco cheio desse sergio silvestre que tenta defender o indefensavel…das duas uma…ou sergio silvestre e um inocente util, ou tem o mesmo carater dos seus idolos, a saber, lula, dilma, ze dirceu, genoino, karl marx, antonio gramci, lenin, stalin, trotski et caterva

  10. Se eu fosse Lula, punha minhas barbas de molho! Poderá ser preso a qualquer momento! Basta aparecer alguma prova irrefutável contra ele de ter se beneficiado de $ público roubado! O juiz da Operação Lava-Jato não irá pestanejar um segundo sequer em mandar o falastrão pro xilindró!!! O X9 NÃO TEM MAIS FORO PRIVILEGIADO!!!

  11. As denúncias seu lula, não são de FHC nem do PSBD,mais sim da PF,MP e dos próprios secretários nomeados pelo pt, e vc e a dilma,quem deveria de estar aborrecido somos nós,ora essa, coitadinho.
    E tem mais lembra q o FHC, q te livrou do impeachment, o FHC deve essa pra nós, e quem denunciou as corrupções do teu pt lula foi o Jeferson, esqueceu?

  12. A pior mentira que existe é tentar provar que Deus não existe. Existe sim,
    sapo barbudo e curriola. Pensou que a popularidade do PT jamais tiraria
    do poder !? O troco será dado triunfalmente nesta eleição !!!

  13. NA CORDA BAMBA Responder

    Para ter provas contra este malaco basta a Polícia Federal investigar
    o patrimonio que ele e o filho (principalmente) adquiriu na gestão do PT.
    O cara transformou-se de tratador de animais no zoológico para um
    megaempresário do dia para a noite. A auxiliar direta da Dilma (Elenice
    Guerra) e a super secretária do Lula (Rosemary), o que aconteceu com
    elas !? continuam atuando ainda no meio político e tambem enriquecen-
    do. Este sapo barbudo considerou-se inatingível devido à popularidade
    gerado pelo povão do efeito “bolsas” e se escondia atrás das denúncias
    bastando dizer que não sabia de nada. Burro foram os presos do men-
    salão que hoje cumprem pena sabendo que o chefão continua enrola-
    do mas livre e solto falando besteiras.

  14. E o povão que elegeu este bêbado para Presidente do Brasil !?
    Hoje o país vive momentos de rescessão e a inflação voltando…
    O PT precisa ser varrido deste país definitivamente. Imaginem se nada
    destes escandalos tivessem sido descobertos !?

  15. Oi Fábio.
    Estão cortando meus comentários. O que está acontecendo, não tem ofensas
    Pessoais, tem comentário publicado até com palavrões. E excluem os meus.

  16. Feliz com os comentários de vocês todos que lí acima.
    Os Partidos devem ser dirigidos por gente séria criativa e diplomática principalmente. Cabe ao TRE cuidar do aspécto
    e acuidade ao receber nomes de candidatos não dando vez
    a gente como essa que tivemos nos últímos 12 anos.

  17. BRASIL DECENTE Responder

    PAOLO, é por isso mesmo que ele esperneia…pra DISFARÇAR o medo de ser finalmente pego e ao que tudo indica caminha pra isso, creio que se não for preso ao menos será incriminado publicamente e dai a mascara do EU NÃO SABIA cai para sempre.

  18. Raivoso, mentiroso, nós é que estamos DE SACO CHEIO dessas tuas balelas. Quando você e tua candidata abrem a boca dá náuseas. VÃO TODOS PRÁ CUBA pois lá é o único lugar onde o PAC DO PT está 100% concluído. AÉCIO VEM AÍ!!!!

  19. Realmente o povo brasileiro tá de saco cheio seu safado,montou uma quadrilha para roubar dinheiro pulico.O povo brasileiro realmente tá de saco chei mas é com vc chefe de quadrilha,explique para o povo brasileiro sua amante no escritóriop da presidencia em São Paulo,a fazendfo do seru filho no Pará engfordando 20.000bois,a sociedade do seu filho no Friboi,o perdão das dividas de países pobres que vc negocia recebendo 30 por cento por fora.\safado,seu fim com certeza será uma prisão.A tua mascara caiu há muito tempo sapo bvarbudo.

  20. Então posso afirmar-lhe: CORRUPTO, porque nunca fui tucano, pelo contrário, fui petista, vou votar no tucano porque conheço o PT, e é a melhor opção no momento.

  21. Parreiras Rodrigues Responder

    sergio silvestre – se alguém disser que Lula levava em suas viagens internacionais, a grande maioria delas infrutíferas, turísticas – conheceu o mundo – a assessora especial para lhe prestar “assessoria especial” ora, ele vai responder que não era nada disso, que era tudo coincidência, a Rose viajar quando dona Marisa não embarcava, Rose não constar da lista de passageiros, se hospedar nos mesmos andares do hotéis estrelados escolhidos pelo moço que veio lá de Caetés…
    O processo, embora moroso e escondido, tá vivo. Vai ser de acabar com o piqui de Goiás…

  22. Luiz Carlos Flavio - Londrina Responder

    Paolo, meu sonho é ver esse imbecil enganador preso na papuda, e não demora muito pois é questão de tempo, ele fudeu todos os seus companheiros , assim como fez a maria louca.
    E que também o lulinha, a gleise, o PB (não é pau de bosta, mas pode ser – segundo raciocínio de Caetano), o presidente e o tesoureiro do PT, mais a marisa botox, ver o sol nascer quadrado sem direito a prisão domiciliar.
    Aí posso morrer feliz.

  23. Luiz Carlos Flavio - Londrina Responder

    Pimenta Pura
    Estes falsos esquerdistas, hoje tomam os Whisky mais caros do mundo, tipo: The Macallan 1926, Glenfarclas 1955, Whisky Dalmore 50 anos etc.
    Vinhos e champanhe entre R$ 3.000,00 e
    R$ 5.000,00 “reaus” a garrafa, naturalmente tudo pago com os cartões corporativos, que tem sigilo por questões de segurança nacional. Esse é o verdadeiro ministério do pinguço do ex presidente, e seus 40, 400, 4000 ladrões.
    Tamo perdido!

  24. ETA JUMENTO CACHACEIRO QUE NÃO APRENDE!
    O POVO É QUE ESTÁ DE SACO CHEIO DO MAIOR E MELHOR MENTIROSO E ENGANADOR NA HISTÓRIA DO BRASIL!

  25. Em todos os comentários acima, todos justíssimos com exceção do
    Silvestre (deve ser parente do barbudo…) mostram a indignação que
    vivemos de tanta roubalheira na cara e sem punição. Os caras que
    estão presos pelo mensalão estão na Papuda porque existiu um Mi-
    nistro Joaquim Barbosa. Até no STF o PT conseguiu enfiar alguns sa-
    fados para manipular resultados que são na realidade defensores dos
    ladrões. O Brasil vive um momento ímpar de roubo, canalhice e cara
    de pau que o PT conseguiu espalhar pelo país. Felizmente o país es-
    tá acordando e percebendo que temos uma arma mortal para decidir
    o futuro da gente que é o voto consciente. Vote certo e mande estes
    ladrões para ver o sol nascer quadrado !!!

  26. Doutor Prolegômeno Responder

    O Brasil está de saco cheio da maior quadrilha de bandidos e salteadores dos cofres públicos que se instalou nesta República em mais de 500 anos de história do país.

  27. sergio silvestre Responder

    Alguém bem mais inteligentes que você já dizia lá atráz que toda unanimidade é burra e o Campana não é burro por isso coloca algum comentário contrario para que seus leitores tenham algum contraponto e o blog não ficar um clube da Luluzinha.
    Espero estar contribuindo para que isso aconteça,por que a coisa é braba,tem comentário de colegas ai que parece bolero de Ravel.

Comente