Uncategorized

Juiz da Operação Lava Jato vira alvo de ataques do PT

sergio moro - est

Responsável pela condução de processos decorrentes da Operação Lava Jato, o juiz federal Sérgio Moro se transformou nesta segunda-feira em um dos protagonistas da disputa presidencial. Foi atacado por petistas em documentação entregue à Procuradoria-Geral da República e ao Supremo Tribunal Federal, em Brasília. Ao mesmo tempo, foi celebrado por tucanos em um evento de campanha em Curitiba. As informações são do Estadão.

Acompanhado de deputados, o presidente do PT, Rui Falcão, coordenador-geral da campanha da presidente Dilma Rousseff à reeleição, protocolou pedidos para ter acesso à íntegra da delação premiada do ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás Paulo Roberto Costa. Nos requerimentos, o PT acusa Moro de violar a delação, que é sigilosa, a partir de oitivas realizadas em um processo da Lava Jato que não está sob segredo.

Informações dos depoimentos sigilosos da delação de Costa vazaram à imprensa no início de setembro. Neles, o ex-diretor envolveu no esquema de propina ao ao menos três dezenas de parlamentares de vários partidos, governadores ex-governadores e até um ministro. Entre os citados, havia integrantes governistas, como o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), e oposicionistas, como o ex-governador Eduardo Campos (PSB), que morreu em um acidente aéreo em 13 de agosto. Até agora, porém, não está claro quantos são os acusados e em que circunstância eles estão citados. As delações estão sob a guarda do Supremo, em Brasília.

Em meio à polêmica do vazamento, o juiz marcou uma audiência para ouvir Costa e o doleiro Alberto Youssef, que também negocia delação premiada, no processo que investiga propinas na construção da refinaria Abreu e Lima, empreendimento da Petrobrás em Pernambuco. Trata-se de uma das várias ações penais da Lava Jato. Os depoimentos foram prestados na quarta-feira.

Os áudios dessas oitivas, nas quais os dois delatores citam o PT, o PMDB e o PP como beneficiários de comissões de até 3% das empreiteiras que fechavam contratos com a estatal, fazem parte do processo, que é público. “Essa divulgação é uma forma transversa de violar o sigilo da colaboração premiada, pelo qual zelam a Procuradoria e a Suprema Corte”, dizem os petistas

Para o PT, a “divulgação” dos depoimentos por Moro, ao realizar as oitivas num processo público, foi “irresponsável”.

O PT diz que o áudio das oitivas da Lava Jato é uma “versão parcial, deturpada – e possivelmente caluniosa – dos fatos às vésperas de um pleito eleitoral, induzindo parte dos eleitores”. O partido argumenta que na delação, que é sigilosa, outras legendas, incluindo siglas de oposição, foram citadas, pelo que se sabe pelos vazamentos. Já nas oitivas da Justiça Federal do Paraná, aparecem apenas PT, PMDB e PP. Por isso, quer a íntegra da delação. As chances de os depoimentos serem liberados, porém, são remotas. Seu repasse anularia o acordo de delação de Costa com o Ministério Público pelo qual ele tenta ter sua pena reduzida.

Enquanto Falcão se reunia com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e com o ministro Teori Zavascki, responsável pela Lava Jato no Supremo, os tucanos exaltavam Moro em evento em Curitiba. O senador Álvaro Dias, reeleito, ao lado do presidenciável tucano, Aécio Neves, elogiou o juiz. “O juiz paranaense Sérgio Moro, com as marretadas da indignação nacional, está destruindo esse castelo de propina e corrupção instalada na Petrobrás.” Dias defendeu os “vazamentos”. “Não podemos ser coniventes com corrupção. O vazamento, em determinadas situações, interessa ao País.” Aécio, por sua vez, preferiu responder diretamente a Dilma. “Golpe só se for da democracia”, disse o candidato ao Planalto.

22 Comentários

  1. INFELIZMENTE TENHO Q DIZER ISSO; PARA O PT O JUIZ Q FOR JUSTO,CORRETO E HONESTO, NÃO PRESTA PRA ELES: MAIS NÃO SÓ OS JUÍZES, TODOS OS Q ZELAM POR JUSTIÇA,TRANSPARÊNCIA E PRINCIPALMENTE POR HONESTIDADE, NENHUM PRESTA.
    TEMOS UM EXEMPLO DO SR. JOAQUIM BARBOSA,Q ATÉ DE MORTE FOI AMEAÇADO.

  2. -Desejo meus parabéns à este Juiz Federal, pela coragem e responsabilidade com que vem conduzindo todo este processo.
    -Os partidários do governo da estrelinha estão raivosos porque as investigações estão chegando próximo à alta cúpula do partido.
    -Como estratégia estão tentando denegrir todas as investigações e seus responsáveis!!! Típico caso de comunista!

  3. Parreiras Rodrigues Responder

    PT não gosta de Juizes.
    Por quê?

    Ah! Já sei…é porque eles tem as chaves das cadeias, das penitas tipo Papuda, coisa assim…

  4. sergio silvestre Responder

    Da um close no Juiz,é do mesmo padrão do Aécio e do Richa,muito preocupado com o Pais.Irmandade obscura né.

  5. Se a roubalheira do PT fosse nos países do leste europeu, essa raça toda já teria virado adubo. Só mesmo no Brasil o povo tolera isso. Mas 26 de outubro está aí.

  6. ….. ADEL VOCÊ FALOU TUDO, NÃO TENHO NADA A DIZER, AS SUAS PALAVRAS ENTÃO CORRETAS ..É ISSO QUE TEMOS QUE FAZER É UNICA ESPERANÇA NOSSA É MUDA BRASIL PARA MELHOR… CHEGA DE ROUBOS CHEGA DE TUDO RUIM QUE ESTA ACONTECENDO NO NOSSO QQQQQUERIDO BRASIL……….45 AÉCIO……

  7. Cuidado Sr. Juiz, pede segurança para PF, muito cuidado. Mas vai em frente. O Barbosa teve que pedir aposentadoria, se não……….. a coisa ficaria feia.

  8. Angelo Garbossa Neto Responder

    Esse sim é um verdadeiro Juíz para o qual todos nós devemos tirar o chapéu.
    Ele pode andar de cabeça erguindo por onde quer que passe,
    Por essa e outras eu acredito no Brasil.
    Parabéns !!!!

  9. Sr. Juiz, Excelentíssimo Dr. Sérgio Moro, ainda bem que o Senhor é jovem e vai aguentar as pancadas petistas, é assim mesmo, eles gostam de fazer justiça somente para outros partidos, o deles não , são “santinhos” pensam que são inatingíveis. Agora o Brasil está tendo uma melhor visão o porquê do nosso grande Ministro Joaquim do STF se aposentou cedo, foi muita perseguição nele.
    Estamos confiantes em sua conduta e na sua capacidade de fazer justiça seja lá de quaisquer partidos. Que Deus lhe proteja de todo mal!!!

  10. Vigilante do Portão Responder

    O Texto é do Estadão?

    Só pode.

    Querem saber do depoimento do Paulo Roberto Costa?

    Montaram uma FARSA na CPI, com perguntinhas combinadas, agora, quando o caldo entornou, querem se fazer de probos?

  11. Adel isso não é justiça, aliás juiz que se preste não se presta para trabalhar para candidato algum, juiz que se presta, mantém as evidências preservadas, mantém o sigilo da delação e não coloca e risco a vida do réu e nem de seus familiares. O que este juiz fez, foi uma grande M***da e nada mais.

  12. Serginho, você está dirigindo o teu carro em uma estrada na contramão, a noite e com os farois apagados.

  13. Os ditadores petistas não querem ser contrariados de maneira alguma. se apoiar as falcatruas deles ta tudo bem até recebem promoção.
    mas se for contrário eles ameaçam e condenam.
    ainda bem que esses malditos estão com os dias contados.
    Aécio presidente para acabar com estes comunistas . hoje de 25 pessoas que pesquisei 3 só disseram que votam na dilma. e ainda assim vão pensar. pois estavam desinformados de algumas coisas.

  14. Meus caros, juizes bons são os ministros Dias Tófoli, Levandowski, Barroso e outros que julgam a favor dos tomates (vermelhos e molengas) do petê…o Sergio Moro, por trabalhar de forma séria e RESPONSÁVEL, nunca vai agradar essa caterva, que o diga o sérgio Silvestre.

  15. Não esquenta nos elegemos Rossoni ,Traiano,Justo , os dois primeiros mandaram o diretor da rádio band demitir uma jornalista gostaria de saber overdadero motivo,não vamos elogiar este cidadão pois se existe justiça com
    serteza eles não estariam solto e só lembrar dos fantasmas da assembleia dos salario altos que se não fessem descobertos estaria recebendo vamos acordar lei exite `e igual para todos só que no papel

  16. Sergio vc é da mesma estirpe do PT. Seus comentários denigrem o povo paranaense. Com certeza vc não é desta terra, de gente trabalhadora, honrada e honesta.

Comente