Uncategorized

Em meio a crise, dirigente do Ipea confirma pedido de exoneração

Do Blog do Camarotti:

Ao Blog, o diretor de Estudos e Políticas Sociais do Ipea, Herton Ellery Araújo, confirmou por telefone que pediu exoneração do cargo. Na quarta-feira, ele já tinha colocado o cargo à disposição, depois que o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada decidiu segurar dados e análises sobre pobreza e desigualdade baseados na Pnad.

“Pedi minha exoneração e já encaminhei o ofício à presidência do Ipea. Eu fiz a minha parte. Tentei divulgar o estudo. Mas não consegui, porque havia uma decisão de colegiado da diretoria. Acho a situação esquisita. Imagine se o IBGE vai deixar de divulgar o resultado do PIB porque estamos em período eleitoral?”, disse Herton Araújo. “Fiz tudo o que estava a meu alcance. Acho que as pessoas estão com medo”, ressaltou.

O argumento oficial do Ipea é de que a Lei Eleitoral impede a divulgação dessas informações. O desconforto do diretor Herton Ellery foi externado pessoalmente ao presidente do Ipea, Sergei Suarez Dillon Soares, e até mesmo ao ministro Marcelo Neri, da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência.

Na semana passada, vieram à tona dados do Iets, um instituto privado, que mostraram que, pela primeira vez em 10 anos, a miséria parou de cair no país. O cálculo foi feito com base em dados da Pnad. O Ipea, que realiza estudo semelhante, não divulgou suas conclusões.

3 Comentários

  1. Parreiras Rodrigues Responder

    É ditadura ou não é Desqualificação da Imprensa, Congresso de joelhos, Judiciário aparelhado, Petrobrás pagando campanhas, Eletrobrás engessada, BNDES com as burras abertas para os vizinhos bolivarianos e para empresários escolhidos a dedo, Correios mancomunados, IBGE cabresteado – nele também aconteceu pedido de demissão de alto escalão, por não concordar com mudança de metodologia. E agora o IPEA.
    O que mais querem os petralhas?

  2. Nos governos do PT, pessoas sérias não são respeitadas. Aqueles de caráter pedem demissão. Parabens Herton Araujo

Comente