Uncategorized

No debate do SBT, Aécio fez picadinho de Dilma

Foto: O Globo debate_1 9(o globo)

De Ricardo Noblat, O Globo:

Aécio Neves deixou de ser tucano.

Na versão política, tucano é uma ave que, apesar do bico grande, bica com delicadeza. É capaz de perder a vida para não perder a elegância. Foi assim, por exemplo, com Serra no primeiro debate do 2º turno contra Dilma em 2010.

De certa forma foi assim também com Aécio no debate da última terça-feira contra Dilma na Rede Bandeirantes de Televisão.

Quem imaginou que ele, ontem, no debate do SBT, ofereceria a outra face para apanhar, enganou-se.

O instinto de sobrevivência empurrou Aécio para cima de Dilma, e dessa vez foi ela que não estava preparada para enfrentar tamanha fúria.

Marqueteiros costumam dizer que o eleitor detesta troca de ataques entre candidatos. Lorota.

O eleitor diz que detesta para aparecer bem na foto – mas ele gosta de ataques, sim. Os ataques só não podem resultar em baixarias.

Se alguém quase se rendeu a baixarias foi Dilma quando tentou aplicar uma pegadinha em Aécio. Perguntou o que ele achava da lei que pune motoristas que dirijam bêbados ou drogados.

Uma vez, no Rio, Aécio foi surpreendido por uma blitz da Lei Seca. E se recusou a fazer o teste do bafômetro.

Se Dilma sabe que ele estava bêbado ou drogado deveria ter dito. É uma grave acusação que não pode apenas ser insinuada. Ela preferiu insinuar. Leviandade.

No debate da Band, Dilma impôs a Aécio sua agenda de discussão. Acuou-o com perguntas sobre o governo dele em Minas. Aécio saiu derrotado.

No debate do SBT, Aécio impôs sua agenda. E rebateu os ataques de Dilma com calma, lógica e argumentos bem pensados. Foi impiedoso.

Dilma voltou a perguntar pelos parentes que Aécio empregou no governo de Minas. Aécio respondeu sobre apenas um deles – sua irmã, Andrea, que trabalhou no governo sem nada ganhar.

Em seguida, Aécio perguntou a Dilma pelo irmão dela, “que ganha sem trabalhar” da prefeitura de Belo Horizonte. Dilma fugiu da resposta. E começou a falar em “dilmês”

Aécio carimbou na testa de Dilma que ela não conhece direito Minas Gerais. Dilma passou recibo da acusação.

O debate acabou com Dilma nocauteada. Não é força de expressão.

Desorientada, como se não soubesse direito onde estava e o que lhe aconteceu, Dilma perdeu a voz ao responder à pergunta de uma repórter do SBT. Esqueceu que estava ao vivo. E, aparentemente grogue, pediu para recomeçar.

Não conseguiu. Alegou então que estava passando mal. Uma queda de pressão. Foi socorrida com um copo de água. Arranjaram-lhe uma cadeira.

Quis voltar a responder à repórter. Como seu tempo acabara, se irritou com ela. Chamou-a de “minha querida”.

Desfecho perfeito para uma luta que perdeu.

16 Comentários

  1. Doutor Prolegômeno Responder

    Acabou-se a farsa e a empulhação. Engana-se a muitos por muito tempo, mas, não a todos por todo o tempo. O Frankenstein de Lula revelou sua face de criatura sem estofo verdadeiro de política. Uma fabricação mal acabada da de quem se julga um semideus, um ser superior acima de críticas. É hora da onça beber água.

  2. Se Dilma falar de FHC, aquela carta dada a ele em 2011 no advento de seus 80 anos, aonde a “presidenta” tece elogios ao seu governo, não cola mais, este mito caiu por terra. Se ela for para o jogo pesado como está fazendo, ela perde do mesmo jeito, está sendo taxada de campanha ” desesperada” do PT. Se for fazer debate “limpo”, sobre programas, ela também se dá muito mal, pois teve 04 anos de desgoverno, não fez o que o país precisava para o nosso desenvolvimento, ao invés disso, governou com desonestidade em função da ideologia e incompetência, pois qualquer país minimamente decente governa sem ideologia, isso é coisa de 50 anos atrás, não há mais espaço para governos ideológicos no mundo, isso é atraso e tira a competitividade no mercado mundial. Nem a Rússia e China, com uma constituição socialista é governada nestes moldes e até respeitam mais a propriedade privada do que o Brasil!! Coisa de louco!! Precisamos de segurança jurídica neste país! Ninguém é contra programas sociais, somos contra a exploração destes programas da forma como é feito !! O socialismo até que é bonitinho no papel, o que estraga o socialismo são os “socialistas” !!! Não vejo como Dilma sair bem deste segundo turno, logo, 45 neles !!

  3. Queda de pressão ou queda nas pesquisas? Foi a repórter que falou sobre “queda de pressão” e não foi ela (Dilma) que o disse pois até parecia ser o Lula após tomar umas e outras e ficar tonto. No boxe costuma-se dizer que o oponente foi a NOCAUTE após o combate, pois já estava nocauteado durante o tempo normal.

  4. Miguel Jorge Rosa Neto Responder

    Apesar de Aécio ter se portado melhor no SBT do que na BAND, ainda está aquém do que pode e deve.
    Pontos cruciais de quem quer passar de presa a predador ainda estão inatacados por ele.
    Sair um pouco da Petrobrás e entrar em assuntos virgens, como o crescimento patrimonial dos líderes do PT e de seus filhos, o convite para PR Costa ser ministro das Cidades, a aprovação por unanimidade das contas pelo TCEMG, entre outros.
    Uma coisa é certa: acuada, Dilma perde o pouco tirocínio que tem, e isso a faz uma presa fácil.
    Basta Aécio se conscientizar de sua força e encarnar o seu lado predador.

  5. Dá até dó de ver a cara da Dilma. A mulher é despreparada mesmo. O PT ruiu. Acabou. Virou pó. Dia 26 veremos à noite a cara dos quadrilheiros derrotados.

  6. . Miguel, mto bem colocado! Ñ esqueçamos que temos o embate da GLOBO sexta. Aí, acho q será FATAL.

  7. Vanderlan Gobbo Responder

    Quem estiver em dúvida, depois do debate de ontem vota em Dilma.
    Aécio não responde pergunta sobre seus tios e primos empregados no governo de Minas Gerais, quando perguntado sobre educação responde sobre inflação, e insinua que todos os assassinatos de jovens(24/dia ele disse) é culpa da Dilma e os governadores principalmente os do PSDB não tem culpa alguma???. Aécio é muito mal educado e agressivo pro meu gosto. Só sabe falar que Dilma é mentirosa mas mente descaradamente. Votei na Marina no 1º turno. no 2º turno a partir de ontem no debate do SBT, decidi votar em Dilma.

  8. SERÁ QUE ALGUEM JÁ PROVIDENCIOU UMA FRALDA GERIATRICA PARA A DILMA NO DEBATE DE DOMINGO EU TENHO SERTEZA QUE NÃO VAI SER QUEDA DE PREÇÃO E COM SERTEZA ELA VAI TER QUE SOLTAR O BARRO

  9. FORA PETEZADA!
    JÁ ERA!
    A CASA CAIU E A MÁSCARA TAMBÉM!
    A “VACA” FOI PARA O BREJO!

  10. imaculada maria rodrigues Responder

    Con certeza esqueceram de colocar o ponto no ouvido da Dilma e ai
    ela simulou um desmaio.
    Desta vez candidata o seu barco virou.

  11. Aécio ainda tem muita munição boa contra a Dilma e seu grupo. Tudo é apenas uma questão de oportunidade e isso certamente não faltará no último debate. Vamos lá, Aécio, você é inteligente, preparado e os ventos sopram a seu favor.

  12. Desta vez Dilma se enganou, e a quela istoria se ela nao pode dizer palvroes ela apela e foi o que aconteceu ( Se nada der certo Eu finjo um desmaio!!! Aecio e a tal blitz, ele assumiu o erro, mas ele deveria ter respondio que ele nunca matou, nunca ssaltou (bancos)Esta no hora de tirar esta faccao criminosa do poder.
    A caixa preta do PT e um labirinto que Aecio vai ter que abrir.

  13. O mais interessante é que Dilma “passou mal” depois que a repórter deu-lhe a deixa, indagando-lhe se passava mal; sentou-se e a imagem foi então para Kennedy Alencar tecer comentário acerca do debate; quando a imagem voltou para a “presidenta”, quem a estava “atendendo”, a soprar-lhe no ouvido? Um médico, ainda que cubano?! João Santana, o Ministro da Propaganda, o marqueteiro-mor, o inventador de factóides e programas governamentais que só existem no papel e na Propaganda Petista. Donde se conclui que ela não passava mal de fato, mas sim tinha tido um daqueles seus lapsos de raciocínio, e desta vez nem o Dilmês lhe salvava… Teve que recorrer a mais uma invenção, o “pressão caiu”…

  14. Faltou experiencia a ela.se fosse eu colocava um sonrrisal na bocae espumava e fingiria um ataque ai ela se sairia melhor!

  15. q do da dilma tadinha ouvir a verdade doi fora dilma partido mais corrupto do brasil vcs n podem mais continuar se dando bem ,a vaca vai pro brejo msmo pra dilma fora

  16. bota quadrilheiros de 26 vamos ver eles derrotas a dilma da c mto medo do aecio pq ela sabe q se ele ganhar vai descobrir mtos podres do mandato dela por isso ta dessesperada pra ganha

Comente