Uncategorized

O inferno são os outros

O advogado Wilson Ramos Filho, diretor da Unibrasil e filiado histórico do PT, postou em seu perfil no Facebook uma breve análise sobre a entrevista da senadora Gleisi Hoffmann à Gazeta do Povo, onde a petista disse que perdeu a eleição com uma votação pífia devido a um suposto preconceito dos paranaenses contra o PT. Wilson Ramos Filho, o Xixo, contesta a senadora em texto inteligente.

Leia a seguir:

O inferno são os outros

por Wilson Ramos Filho

O filósofo Sartre, com sua arguta percepção, cunhou a frase para significar a sensação de que se não fosse pelos outros nossa vida seria melhor, mais exitosa, mais luminosa. Há uma compreensível defesa psicológica – tanto maior naqueles com mais dificuldades em realizar autocrítica – que atribui ao outro as culpas pelo próprio fracasso.

No caso da Senadora Gleisi a principal culpa pelo seu fiasco eleitoral seria (i) do Partido dos Trabalhadores e (ii) da rejeição que o PT teria na população paranaense. A justificativa é falsificadora e profundamente injusta.

Falsificadora porque a nobre Senadora vem negligenciando as bases do PT há muito tempo, como verificado quando sua teimosia em acatar a vontade partidária tentou impor a candidatura de sua escudeira como vice de Fruet, sendo derrotada. Sua relação com o Partido não melhorou quando seu marido, Ministro Paulo Bernardo, referiu-se na Revista Veja às bases partidárias como “a petezada”, nem quando preferiu ao longo da pré-campanha seduzir o agronegócio e os industriais para a sua candidatura, ao invés de tentar reconquistar o apreço da “petezada”.

Injusta porque desconsidera que foi esta mesma população, agora insultada de reacionária, que lhe conferiu o mandato de Senadora pelo mesmo PT agora apontado como culpado pelo seu fracasso. Seria culpa do PT a desastrosa estratégia engendrada por seu publicitário de estimação ? Fosse assim, como explicar o fato de Dilma ter tido mais votos em Curitiba que a própria candidata ao Governo? Mais que isso: em que medida a própria candidata teria contribuído para a “rejeição ao PT” por ela identificada ?

A propósito, apesar da candidata ao governo, o movimento sindical e popular, que conta com centenas de militantes sindicais e das causas sociais, esteve no primeiro turno e, sob a coordenação serena da Vice-Prefeita Mirian Gonçalves, está em campanha nos bairros e nas vilas desde que confirmada a realização do segundo turno. Alguém viu a derrotada fazendo campanha ? Admite-se que teria o direito de lamber as feridas por alguns dias, mas agora já não há nenhuma razão para que não entre verdadeiramente em campanha, vez que não bastam as articulações palacianas: cada voto tem que ser conquistado no corpo a corpo, no olho no olho, no chão das fábricas, na porta das empresas, nos terminais de ônibus. É lá que está a militância agora.

Para concluir, se insuperável a resistência da ex-candidata a realizar autocrítica, dela a militância petista espera que “se não pode ou não quer ajudar, pelo menos não estorve”. O inferno somos nós.

12 Comentários

  1. O nobre advogado esqueceu ou não quis citar a perseguição ao estado do Paraná imposta pela nobre senadora, o que a população do estado não perdoou.

  2. Miguel Jorge Rosa Neto Responder

    Interessante a análise, principalmente vinda de quem veio.
    legítimo petista de primeira hora, histórico no Partido, brilhante advogado nas questões sindicais e trabalhistas na defesa obreira, muito embora afastado de suas origens por motivos capitalistas, em contra senso com suas crenças.
    À uma altura da vida, abandonou suas lutas históricas e não tão rentáveis por uma atividade empresarial lucrativa e menos estressante.
    Mesmo assim, muito diferente da ex-candidata ao Palácio Iguaçu, esta um arremedo de política, uma aposta perdedora da Presidente da Republica, que mesmo tendo sido Diretora de Itaipu, Senadora e Ministra Chefe da Casa Civil não conseguiu convencer o eleitor principalmente pela sua incompetência e arrogância.
    Primária, insipiente, vazia, vem culpar o PT de sua derrota.
    O PT pode ter ( e tem mesmo ) todas as culpas por tudo de ruim que acontece neste País.
    Foi a antítese de si próprio, traiu a todos, inclusive a si, roubou, corrompeu e foi corrompido, preferindo crer-se a encarnação contemporânea da Revolução Cubana, esquecendo-se que 1959 ficou lá em 1959, Brasil não é Cuba e Da Silva/Roussef não são Castro.
    Porém, essas culpas não recaem sobre o fracasso de Gleisi.
    Ela teve os votos que poderia ter tido, face à ausência de qualidades políticas que a abundam.
    Gleisi foi mestra em física ao demonstrar que sacos vazios nunca ficam em pé.

  3. EREMILDO O IDIOTA Responder

    Cobras e lagartos ou como o barbudo deste blog costuma dizer, será uma “guerra de babuinos X beduinos” entre os petistas depois do segundo turno.

  4. Avaliação ponderada, objetiva. Mas os petistas, que encontrem uma solução para o imbroglio. Quanto à Dra. Miriam Gonçalves (ex-esposa do Dr. Wilson), vice-prefeita de Curitiba, penso que não foi uma boa escolha para o prefeito Gustavo Fruet, Nada contra a vice-prefeita, uma pessoa com todas as credenciais, mas a presença dela no governo municipal inibe, engessa, empareda Fruet, cuja gestão e popularidade estão em baixa. Não sei se com outro petista seria diferente. Talvez não; embora a vice-prefeita tenha personalidade forte e não seja “pau mandada”, o que, claro, complica um pouco mais. Antes das alianças, é preciso conhecer o partido-parceiro: ou o PT é poder ou então é melhor não tê-lo por perto. Mas na busca da vitória eleitoral ninguém quer fazer as contas, depois vem a triste realidade…

  5. Vigilante do Portão Responder

    Acabo de ler no “terra”:

    Gleisi Não apareceu no comício da Dilma em Curitiba.

    Será verdade?

  6. Esse povo do PT é tão briguento que nem consegue ter paciência e juízo para chegar em casa e lá conseguir lavar toda a roupa suja. Por trás da briga, a disputa pelo comando do PT da capital e a participação na gestão do pedetista Fruet, cuja reeleição, hoje, estaria ameaçada.

  7. Eles que se implodam e temos que nos cuidar porque se explodirem vai feder porque no pt só tem meeerdaaaaa !

  8. Vocês queriam o que do autor do texto, que ele admitisse que o povo paranaense odeia o partido ao qual pertence porque vem nos tratando a pão e água? O cara ia pular na cadeira. E coitado, poderia cair no chão e quebrar a cara. Então é melhor que fique assim como está.

  9. Parece briga de comando mafioso, a verdade que o PT foi banido do Paraná e quiça logo seja Brasil.

  10. Parece briga de comando mafioso, a verdade que o PT foi banido do Paraná e quiça logo seja do Brasil.

  11. RAIMUNDO FUENTES Responder

    Uma breve meditação para Senadora Gleise….
    A indignação é de todos…uma vergonha a roubalheira na Petrobrás..
    Isto sem o escândalo do mensalão….
    Tenho comigo um sentimento bem claro…
    O sr. Paulo Salim Maluf será canonizado pelo Papa Francisco em Roma na Praça de São Pedro… o que roubou é menos do que embolsou o sr. Youssef e o sr,.Paulo Roberto Costa…uma mixaria..
    Tenho que rir quando escuto o porque da revolta contra o PT….
    MEU DEUS…!!!!.A sra. Senadora vive rodeada de puxa sacos…
    Acredito que até escondam verdades que a Sra. deveria ouvir…
    Saia desta redoma escute o povo nas ruas…PT nunca mais…..
    raimundo fuentes.
    professor universitário.- corretor imobiliário e um otário pagador de impostos…pago para ser roubado…!!!!!!!….

Comente