Uncategorized

Impostômetro chega
a R$ 1,3 trilhão

impostometro - 1,3

O medidor que aponta o nível de impostos arrecadados no Brasil, conhecido como Impostômetro, atingiu neste sábado, 18, a marca de R$ 1,3 trilhão. A quantia se refere aos valores pagos pelos brasileiros em impostos federais, estaduais e municipais desde o início do ano. As informações são da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Com informações do G1.

O Impostômetro foi implantado em 2005 para alertar os consumidores sobre o valor pago em imposto em cada mercadoria comprada, ou serviço contratado. O Brasil é o país com as mais altas taxas tributárias do mundo.

“Apesar do baixo crescimento da economia, a arrecadação tributária continua se sustentando – embora num ritmo mais lento do que nos anos anteriores. O grande problema é que as despesas caminham num ritmo mais rápido e os resultados das contas públicas têm sido decepcionantes”, observa o presidente da ACSP, Rogério Amato.

O total de impostos pagos pelos brasileiros também pode ser acompanhado pela internet, na página do Impostômetro. Na ferramenta, criada em parceria com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), é possível acompanhar quanto o país, os estados e os municípios estão arrecadando em impostos. Também se pode fazer comparações do que os governos poderiam fazer com o dinheiro arrecadado, como quantas cestas básicas se poderia fornecer e quantos postos de saúde poderiam ser construídos.

Comente