Uncategorized

Esconde-esconde econômico de Dilma

Foto: Ueslei Marcelino / Reuters Brazil's President Dilma Rousseff and Finance Minister Guido Mantega attend a signing ceremony for the expansion of tax credit for Brazilian States at the Planalto Palace in Brasilia

Do Blog do Josias:

Dilma Rousseff atravessa a campanha eleitoral sem dizer o que fará para recolocar a economia nos trilhos. Ela nem sequer admite o descarrilamento. Os operadores do mercado fazem cara de interrogação. A Bolsa de Valores cai na proporção direta da subida da candidata do PT nas pesquisas. Dilma dá de ombros. O esconde-esconde pode ser péssimo para os negócios. Mas o Datafolha informa que é ótimo para a reeleição.

No último debate, Aécio Neves evocou uma notícia que lera no jornal sobre o renascimento do hábito de estocar alimentos. O medo da inflação está de volta, ele disse. E o Datafolha: há seis meses, 64% dos eleitores achavam que a carestia ia aumentar. Hoje, apenas 31% do eleitorado acha a mesma coisa.

O otimismo não encontra amparo nos fatos. Em setembro, puxada pela alta dos alimentos, a inflação bateu em 6,75%, acima da margem de tolerância do governo, que é de 6,5%. Mas metade do eleitorado enxerga em Dilma a solução, não o problema.

Aécio dispõe de um porta-voz econômico. Armínio Fraga já foi inclusive nomeado ministro da Fazenda de um hipotético governo tucano. Dilma desnomeou Guido Mantega, que trabalha na Esplanada em regime de aviso prévio. Ela dispensa porta-vozes econômicos. Em matéria de economia, prefere o silêncio. Não tem muito a dizer. Apenas repete o seu mantra: vivemos em situação de pleno emprego!

Aécio diz que restabelecerá o tripé instituído sob FHC: metas para a inflação, taxa de câmbio flutuante e superávit nas contas públicas. Dilma mandou o tripé para o beleléu faz três anos. Como dizia o finado Eduardo Campos, madame entregará um Brasil pior do que o país que recebeu de Lula. Mas ela se compara a FHC, não ao antecessor.

A quatro dias da eleição, o mutismo econômico de Dilma produziu uma esfinge. Devora-me ou te decifro, diz ela aos céticos do mercado, que se dividiram. Metade está nervosa porque Dilma diz que a economia vai bem mas sabe que ela está mentindo e prepara ajustes para o caso de ser reeleita. A outra metade está nervosa porque Dilma diz que a economia vai bem e sabe que ela acredita mesmo nisso e não preparou nenhum ajuste.

Antes de obter a vantagem numérica sobre Aécio —52% a 48%, segundo a reiteração do placar no novo Datafolha—, Dilma também estava nervosa. Não sabia se dizia que faria ajustes que ainda não preparou ou se preparava os ajustes e não dizia. Ou vice-versa.

9 Comentários

  1. Ela está confusa por que seu governo é confuso e ela é confusa desde que assumiu o país. Qual a resposta dela para o fato das bolsas “despencarem” a cada noticia que ela sobe nas pesquisas? Será que os inteligentes homens de negócio que atuam num mercado tão sério como uma bolsa de valores estão errados e ela, um misto de analfabeta e alfabetizada é que está com a razão?. Ou será que ela é doente e acredita nas mentiras que ela mesma cria?

  2. Matéria de capa da Folha de SP de hoje fala que o “otimismo” co a economia está favorecendo Dilma, um absurdo, nossa economia está tão quebrada quanto as estatais, parte da imprensa realmente se vendeu ao projeto “vermelho” do PT, lamentavelmente. Resta-nos contar com os brasileiros de bem para eleger Aécio.

  3. Que sorte a minha, como vivi a desgraça da inflação do Sarney sei como lidar com ela. Triste vai ver como é que este povo todo que nasceu no tempo do Plano Real, quando a inflação quase sumiu.. E a histeria dos operadores da Bolsa é compreensível, se eles não tocarem o terror não vendem as ações. É nestas horas que muitas fortunas desaparecem e outras se constroem.

  4. Sosseguem, dia 26 está aí. Vamos todos ao enterro dessa quadrilha munidos da arma mais eficiente, o títuloi de eleitor. É Dilma 45 na cabeça.

  5. Basta ver o endividamento das famílias brasileiras que aumentou demais nos últimos 12 anos. O PT do Lula prega o milagre econômico que melhorou a vida de todos. Com certeza a vida dele, da família e de seus apaziguados deve estar pra lá de boa, porquê as nossas está uma merda. Pagando impostos até a cabeça e devendo pra todo lado. Se continuar vou declarar falência. E como eu tem um montão espalhados pelo Brasil. Ou tiramos a quadrilha de cena e o judiciário faz o resto colocando-os na cadeia ou vamos ter que ir embora para Cuba, que é o que vai se tornar o Brasil filial, se a economia continuar assim. Tomara que de certo dia 26. Vamos lá Brasil.

  6. Pessoal, se pegarem alguns veículos de comunicação pelo país vão notar que estão mancomunados com o PT. É só mentira em cima de mentira. Hoje ainda na CBN ouvi um tal de Portela, no programa pela manhã, dar sua opinião do porquê Dilma e, entre as besteiras que falou, disse que o Samu foi criado no governo Dilma, ou PT, a Farmácia Popular também, e enumerou outros tantos programas que, segundo a sua ignorância, foi tudo do pt nesses 12 anos de desgoverno. O dinheiro da Petrobras deve estar sendo distribuído para pagar a propaganda mentirosa que está em todo país.

  7. Como a Dilma vai entender de economia e finanças? Quem quebrou uma loja de R%1,99 (um real e noventa e nove centavos) e está quebrando o Brasil inteiro, haja vista a desvalorização da Petrobras – como empresa – e das Ações da mesma, aliada ao fato de uma compra “suspeita” da Usina de PASEDINA (USA) que causou prejuízo da ordem de R$2.000.000.000,00 (dois bilhões de reais) não entende mesmo e o pior não consegue alguém para tentar ajudá-la nesse fundamemto.

Comente