Uncategorized

As estratégias de Dilma e Aécio em Santa Catarina

Foto: Agência RBS foto - agencia RBS -

Do Diário Catarinense:

Na reta final da eleição para a Presidência da República, o fôlego das campanhas eleitorais de Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) em Santa Catarina deve ser aplicado para mobilizar a militâncias nas ruas, no corpo a corpo com os eleitores.

Ambos os lados – convictos de que o diálogo direto e distribuição de publicidade são os melhores meios de convencer os indecisos e os órfãos do primeiro turno – articulam agendas nos municípios mais populosos e contam com apoio de lideranças políticas, sobretudo de ministros, prefeitos, vereadores e deputados.

Um fator que vem orientando as estratégias tanto de petistas quanto de tucanos é o resultado do primeiro turno. Com vantagem de 820 mil votos nas urnas, Aécio conquistou no Estado a maior vitória em termos porcentuais de todo o país frente a Dilma. Se por um lado petistas intensificaram atos políticos para reverter este cenário, articulando até mesmo uma visita conjunta da presidente e do vice Michel Temer (PMDB) na semana passada, o comitê tucano, mais confortável, acredita que Aécio deve agora se concentrar em outras regiões cujas diferenças de votos foram menores ou a ele desfavoráveis.

O coordenador do comitê de Dilma em SC, prefeito Paulo Eccel, aposta na presença de lideranças políticas. Hoje o Estado receberá a visita de duas autoridades do governo federal em apoio à presidente. O ministro-chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, cumpre agenda em Joinville e Florianópolis para falar sobre a lei do Simples Nacional, com mira nos eleitores empresários. Já o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, se reúne, também em Joinville, com movimentos sociais.

– Na última semana tivemos um grande impulso com a visita de Dilma ao Estado. Ao término do evento, líderes e militantes puderam adquirir muito material de campanha, como bandeiras e adesivos, além de fazer contatos. Todos ficaram mais estimulados. A orientação agora é convencer os indecisos – afirma Eccel.

O senador Paulo Bauer (PSDB), que coordena a campanha catarinense de Aécio, irá percorrer as cidades de Chapecó, São Miguel do Oeste e Maravilha, no Oeste do Estado, hoje e quarta-feira. Com uma estratégia descentralizada, em que as lideranças pró-Aécio em cada município têm autonomia para promover mobilizações, aposta na distribuição de adesivos, caminhadas e carreatas nos principais centros urbanos catarinenses.

– Acreditamos que com a mobilização de todas as nossas lideranças políticas, que estão incumbidas de divulgar os programas do Aécio, vamos conseguir compensar a ausência dele no segundo turno aqui no Estado – diz Bauer.

Comente