Uncategorized

‘Veja’: doleiro diz
que Dilma e Lula
sabiam de tudo

lula e dilma

Do Globo:

Em depoimento à Polícia Federal e ao Ministério Público em Curitiba, segundo a revista “Veja”, o doleiro Alberto Youssef teria dito que a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva “sabiam de tudo” sobre o esquema de corrupção na Petrobras. Ainda conforme a revista, que antecipou, nesta quinta-feira à noite, trecho da reportagem a ser divulgada nesta sexta-feira na íntegra, a revelação teria sido feita por Youssef na última terça-feira.

Perguntado sobre o nível de comprometimento de autoridades no esquema de corrupção na Petrobras, o doleiro teria afirmado:

— O Planalto sabia de tudo!

Perguntado pelo delegado que colhia o depoimento a quem ele se referia, Youssef teria respondido:

— Lula e Dilma.

O advogado de Youssef, Antonio Figueiredo Basto, confirmou que o doleiro prestou depoimento à Polícia Federal de Curitiba na última terça-feira, mas disse não ter conhecimento da informação citada pela revista.

— Eu nunca ouvi nada que confirmasse isso (que Lula e Dilma sabiam do esquema de corrupção na Petrobras). Não conheço esse depoimento, não conheço o teor dele. Estou surpreso — afirmou Basto.

ADVOGADO ALERTA PARA “ESPECULAÇÃO”

Ele disse que Youssef prestou muitos depoimentos no mesmo dia e que o doleiro estava acompanhado de advogados de sua equipe.

— Conversei com todos da minha equipe e nenhum fala isso. Estamos perplexos e desconhecemos o que está acontecendo. É preciso ter cuidado porque está havendo muita especulação.

Basto também disse que a defesa não possui cópia do que foi falado por Youssef à Polícia Federal.

— Nós não temos como pegar em mãos e não ficamos com cópia de nada. Então, não nego nem confirmo se esse depoimento é verdadeiro, se essa informação foi dada ou não e se sim, em quais circunstâncias.

O depoimento citado pela revista não tem relação com os que foram prestados à 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba, cujo teor já foi divulgado anteriormente.

O doleiro está preso em Curitiba desde março e é acusado de ser um dos chefes do esquema que teria desviado cerca de R$ 10 bilhões desde 2006. Seria a primeira menção de Youssef ao nome de Dilma nas investigações. Ele já havia citado Lula em depoimento prestado à Justiça Federal no dia 8 deste mês. Na ocasião, Youssef disse que Lula teve que ceder aos políticos de partidos acusados de participar das fraudes na Petrobras e empossou Paulo Roberto Costa na diretoria de Abastecimento. Ele afirmou que “agentes políticos” ameaçaram trancar a pauta do Congresso.

— Tenho conhecimento que, para que o Paulo Roberto Costa assumisse o posto, esses agentes trancaram a pauta no Congresso por 90 dias. Na época, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou louco e teve de ceder e empossar Paulo Costa na diretoria de Abastecimento — afirmou, de acordo com vídeo do depoimento disponibilizado pela Justiça Federal.

O doleiro ainda disse que o PT, PMDB e PP estavam envolvidos num esquema de corrupção na Petrobras que consistia na cobrança de propinas de empreiteiras pelo tesoureiro petista João Vaccari e pelo peemedebista Fernando Soares. As obras da estatal eram escolhidas por um cartel de dez empresas, que superfaturavam os preços em algo em torno de 20%, dinheiro que era dividido para políticos e diretores da estatal.

No trecho da reportagem divulgado ontem à noite, “Veja” faz um relato da chegada de Youssef na sala para o interrogatório. “A temporada na cadeia produziu mudanças profundas em Youssef. Encarcerado desde março, o doleiro está bem mais magro, tem o rosto pálido, o cabelo raspado e não cultiva mais a barba. O estado de espírito também é outro. Antes afeito às sombras e ao silêncio, Youssef mostra desassombro para denunciar, apontar e distribuir responsabilidades na camarilha que assaltou durante quase uma década os cofres da Petrobras”, descreve a reportagem.

PEDIDO PARA ADIAR DEPOIMENTO À CPI

Youssef vai pedir à CPI da Petrobras que remarque seu depoimento, previsto para a próxima quarta-feira, para depois que seu acordo de delação premiada for homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o que não tem data marcada para acontecer. O advogado de Youssef, Antônio Figueiredo Basto, disse que o doleiro permanecerá em silêncio se o depoimento for mesmo confirmado para semana que vem.

— Meu cliente vai permanecer calado na quarta-feira. Por conta do acordo de delação premiada que ele fez com a Justiça, ele tem que permanecer em silêncio. Ele está disposto a falar à CPI, mas só depois da homologação do acordo com o STF. Por isso, é melhor que a CPI redesigne o depoimento para outra data. Até para evitar o deslocamento para Brasília, escolta e todos os gastos decorrentes da viagem — disse Basto.

Basto aguarda que o juiz federal de Curitiba, Sérgio Moro, despache seu pedido de anulação do depoimento do testa de ferro Leonardo Meirelles, diretor presidente da Labogen, no qual ele diz que Youssef tinha negócios com o PSDB.

Segundo o advogado, Youssef nega ter tido negócios com o PSDB e quer uma acareação com Meirelles para desmenti-lo. De acordo com o advogado, o juiz só deve despachar seu pedido na segunda-feira. Em depoimento de Meirelles ao juiz Moro, na última segunda-feira, o diretor do Labogen disse que Youssef fazia negócios com o PSDB e com o ex-presidente do partido Sérgio Guerra.

Ao tomar conhecimento do depoimento de Meirelles, Youssef pediu que seu advogado desmentisse a informação oficialmente.

21 Comentários

  1. Doutor Prolegômeno Responder

    Um impeachment a cada vinte anos ajuda o país a amadurecer na marra. O povo brasileiro merece.

  2. Dia 26 de outubro de 2014 arrancaremos o PT do poder, se Deus quiser, Ele há de querer!

  3. Patobranquense Responder

    É mennnntira, dira o Maluf! Se procurarmos, há uma playboy com uma entrevista do Zé Desceu, antes ainda do Lullllla se eleger pela primeira vez. Nessa entrevista, Zé Desceu, respondendo a certa pergunta disse, mais ou menos assim : o Lula controle e sabe de tudo. Engana-se quem pensa o contrário. Os idiotas que defendem essa corja e que assim pensam enquadram-se naquela do Requião : é má-fé cínica ou burrice córnea….

  4. Fábio, a gravação com “áudio” do Youssef vai aparecer ainda hoje ? Eu pergunto porque o impacto e o poder destrutivo desta revelação é muito maior se o áudio vier à tona ainda hoje pelos meios de comunicação!!

  5. “Eu não aguento mais ver um partido roubar tanto e ser aplaudido pelo povo. Ministro Joaquim Barbosa (aposentado). Ex-Presidente do STF, as lagrimas em palestra na Integradas ARAS…
    – Alguma coisa preisa mudar e alguém URGENTEMENTE tem que colocar um pouco do ordem na zona que virou esse País!…” – Profº Celso Bonfim

  6. FALA SÉRIO! ALGUÉM TINHA ALGUMA DÚVIDA DE QUE SABIAM DE TUDO QUE ACONTECIA NA PETROBRÁS?
    A DILMA QUANDO CANDIDATA SABE DE TUDO PARA O BRASIL E QUANDO PRESIDENTA NÃO SABE DE NADA QUE ACONTECE?
    HOJE VAI CHORAR E PEDIR DESCULPAS A NAÇÃO COMO FEZ LUIS INACIO?
    Duvido!

  7. BRASIL DECENTE Responder

    Agora a CASA CAIU e Essa afirmativa do “eu não sabia” não se sustenta mais, não é apenas “mais uma reportagem de Veja” e sim uma CONFIRMAÇÃO OFICIAL DO DOLEIRO DO PT de que tanto LULLALÁ e DILMA sabiam e eram participantes das falcatruas na PETROBRÁS e provavelmente em outros contratos superfaturados Brasil afora.

    AÉCIO 45 para limpar o Brasil com raticida e desinfetante.

  8. Não deve mais haver sigilo num caso escabroso desses.
    Nixon, por muito menos, teve de renunciar; aqui dará cadeia, sem dúvida.

  9. O advogado de Youssef, Antonio Figueiredo Basto, confirmou que o doleiro prestou depoimento à Polícia Federal de Curitiba na última terça-feira, mas disse não ter conhecimento da informação citada pela revista. “Eu nunca ouvi nada que confirmasse isso (que Lula e Dilma sabiam do esquema de corrupção na Petrobras). Não conheço esse depoimento, não conheço o teor dele. Estou surpreso” afirmou Basto.

    Ele disse que Youssef prestou muitos depoimentos no mesmo dia e que o doleiro estava acompanhado de advogados de sua equipe. “Conversei com todos da minha equipe e nenhum fala isso. Estamos perplexos e desconhecemos o que está acontecendo. É preciso ter cuidado porque está havendo muita especulação.”

    Basto também disse que a defesa não possui cópia do que foi falado por Youssef à Polícia Federal. “Nós não temos como pegar em mãos e não ficamos com cópia de nada.

  10. Meu Deus, isso precisa ser passado a todo o povo brasileiro, na integra, não aguentamos mais tantas denuncias, esse nosso povo não pode legitima tanta corrupção.

  11. ESPEREM A ELEIÇÃO E SE PREPAREM PORQUE O VENTILADOR AINDA NÃO FOI LIGADO!!!!!!!!!!!!!!!

  12. Pela expressão dona Dilma disse: ” Psiu não diga nada mestre guru,” senão estaremos no olho da rua e aí, adeus mordomias.

  13. Regulamentação da Mídia não é censura, todos temos que respeitar a Lei, inclusive a imprensa, as calúnias, as difamações, as distorções e os relacionamentos promíscuos, como o da Revista Veja com o ex- senador Demóstenes e o bicheiro Carlinhos Cachoeira, são exemplos do que não deve ser permitido.

  14. E alguém tinha dúvida que Lula/Dilma sabiam de tudo , eram mandantes da roubalheira .
    Elles acham que o doleiro vai perder o prêmio da delação e vai ficar preso porque elles querem ?
    Elles querem que acreditemos que a VEJA mente , oras a Revista mais vendida do mundo jamais falaria sem provas.
    A punição, será em breve e longa aos farsantes:Dilma e Lula se Deuis quiser.

  15. Na foto acima, dilMÀ diz para o molusco: cumpanhero,continue de boca fechada se não nóis tamos f……

Comente