Uncategorized

Dilma vai manter pelo menos doze ministros

Por Claudia Safatle, Valor Econômico:

Em um desenho preliminar do novo governo, pelo menos 12 ministros poderão permanecer no segundo mandato, não necessariamente nos mesmos cargos. Para a Fazenda, entre os nomes já cogitados, o que mais se adapta ao perfil da presidente Dilma Rousseff é o de Nelson Barbosa, ex-secretário-executivo da pasta. “Ele já a conhece e sabe em que pontos ela é turrona; e ela também já o conhece e sabe no que ele é turrão. Mas ambos têm uma relação de confiança e isso é fundamental”, apurou o Valor.

Aloizio Mercadante não deve ir para a Fazenda e uma das razões é que não conta com a simpatia de Lula. Alexandre Tombini, até o momento, fica no Banco Central, mas a diretoria deve ser mudada. Entre os ministros que continuam estão Luiz Alberto Figueiredo, do Itamaraty; Mercadante, da Casa Civil; Miriam Belchior, do Planejamento (em outra pasta); e Tereza Campello, do Desenvolvimento Social.

Por mais que Dilma possa ter mudado, ela não é outra pessoa e não deixará de interferir em áreas que lhe são muito caras, como Minas e Energia e na economia, asseguram assessores. Portanto, o futuro ministro da Fazenda terá de ser alguém com quem ela tenha alguma afinidade e liberdade e isso não ocorreria com nomes como o do presidente do Bradesco, Luiz Trabuco, ou de Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco Central. Estes são nomes que teriam o aval de Lula.

7 Comentários

  1. Parreiras Rodrigues Responder

    Tudo dantes como no quartel de abrantes. Um remanejamento. Diminuir número de ministérios, nem pensar. Ainda mais com o clima que vige no Congresso.

  2. Perguntar não ofende: Qual Ministérios farão parte JOSÉ DIRCEU, JOSÉ GENOINO, DELÚBIO SOARES, TONINHO SILVEIRA,JOÃO VACCARI NETTO, LULA, SARNEY, ANDRÉ VARGAS, EDISON LOBÃO, GAVIESKI, GLEISI HOFFMANN, PAULO ROBERTO COSTA, ALBERTO YOUSSEF, ROBERTO REQUIÃO e outros de pequenos coturnos?

  3. E o Paulo Bernardo da Silva? Vem pra prefeitura de Curitiba?
    E o Dr. Rosinha? E o Vanhoni? Todos nas secretarias, administrando junto com o Fruet?

  4. justino bonifacio martins Responder

    Quanta bobagens! Minha gente, o Brasil precisa massa cinzenta, não de cabeças de bagre!

Comente