Uncategorized

‘O Globo’ corrige
nota que deu origem
a boataria na internet

youssef - petrolao

Da Veja:

O jornal O Globo corrigiu nesta quinta-feira uma nota que criou dúvidas indevidas sobre o depoimento que Alberto Youssef prestou à Polícia Federal e ao Ministério Público em 21 de outubro, em seu processo de delação premiada.

O diário havia afirmado que no dia 22 de outubro, uma quarta-feira, um dos advogados do doleiro pediu para que ele fosse ouvido novamente, para retificar suas declarações. Nessa ocasião, instado pelo defensor, Youssef teria feito a afirmação de que a presidente Dilma Rousseff e seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, sabiam do bilionário esquema de corrupção na Petrobras. Nesta quinta-feira, depois de ouvir o advogado Antonio Figueiredo Basto, O Globo se retratou. “Não existiu depoimento (de Youssef) na quarta, não existiu retificação, e os advogados não se manifestam”, afirmou Basto ao jornal.

A reportagem de capa de VEJA desta semana revelou o diálogo travado entre Youssef e os investigadores no dia 21. Perguntado sobre o nível de comprometimento de autoridades no esquema de corrupção, o doleiro foi taxativo: “O Planalto sabia de tudo!”. “Mas quem no Planalto?”, perguntou o delegado. “Lula e Dilma”, respondeu o doleiro. A informação foi corroborada no dia seguinte por reportagens dos jornais Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo, que ouviram fontes próprias.

A divulgação da nota de O Globo na quarta-feira, postulando a existência do que nunca existiu – o “depoimento de retificação” –, ganhou repercussão na coluna do jornalista Janio de Freitas, da Folha de S.Paulo, e alimentou uma rede de boatos na internet, criando confusão e incerteza em torno das circunstâncias em que Youssef implicou Dilma e Lula no petrolão. A confusão foi desfeita agora.

14 Comentários

  1. Doutor Prolegômeno Responder

    Como é que jornais deste talante cometem erros tão grosseiros, sem pedir a qualquer foca de plantão a confirmação com a fonte. Essa foi uma tática das baratas de redação, à soldo do lulopetismo, para tentar desmoralizar o conteúdo da reportagem de Veja e da própria Folha. Que blogueiros lulopetistas entrem na conversa é compreensível, mas, jornalões é o fim.

  2. justino bonifacio martins Responder

    A tucanalhada corrupta do PROER do FHC não se convencem que perderam nas urnas e agora querem ir pro tapetão. Estão pedindo auditoria ao TSE. Os tucanos estão colocando o TSE SUB JUDICE, pode?

  3. Sergio Silvestre Responder

    Que vergonha,poderia a Dilma ter perdido as eleições.Gente de uma reciclada,leem seus comentários raivosos na internet aqui mesmo no Campana.
    Vamos começar a ter um pouco de discernimento e procurar ter mais imaginação para tecer criticas.
    Essa legião de pessoas que parecem ter perdido um ente querido vai passar e talvez não se fomente um odio por aqueles que votaram no PT.

  4. Brasileiro que é brasileiro não tem ódio, o que podemos ter é “asco” e “nojo” por pessoas que são coniventes ou omissas perante tanta CORRUPÇÃO. Como quer que nos sintamos com essa desgraça que assola em todo o País.Só não enxerga quem não quer, pois dias sim dia não há um caso de CORRUPÇÃO. Perdemos a eleição mas não perdemos a hombridade e nem sequer o senso de HONESTIDADE que devia prevalecer nas hostes palacianas, nos Ministérios e nas Estatais. Lançamos um repto ao Sérgio Silvestre para que nos explique se puder e tiver argumentos condizentes com a realidade dos fatos. Sendo que a cada dia se tornam verossímeis o que mais poderemos dizer? Já não basta tanta safadeza e desvios de dinheiro público?

  5. Parece que a peteca não sabe ler. O Globo DESMENTIU que o doleiro tivesse mentido. Ou seja, 51 e a dilama SABIAM mesmo de tudo no assalto à Petrobrás (Petrolão). Espera-se que os desmentidos apareçam na mesma mídia que divulgou as mentiras sobre o episódio.
    Neste caso, impeachment now! O collorido foi impitimado por menos.

  6. Estamos perdendo sim um ente querido que é nossa pátria sr. silvestre, a nação não está convencida que essa eleição foi justa, 70% de da população de bem desaprovaram a camarilha governista, mais de 48% votaram em Aécio e quase 25% ficaram sem opção de voto, mas, foi apenas uma batalha perdida no taPTão, a luta continua e você vai ler muitas verdades das mentiras contadas.

  7. Parreiras Rodrigues Responder

    jose bonifácio martins fala do Proer por ouvir dizer. O Proer é para a área bancária, o que o Proagro era para a agricultura ainda na era ditatorial. Quebre-se a rede, e teríamos levado na jaca como os EUA com a bolha da habitação.
    O Proer EVITOU a quebradeira dos bancos. Mas o PT enche a pança da área, Faça um comparativo: Nunca os bancos apresentaram balanços tão obesos como os da era lulodilmista.

    Sergio Silveste – agora com maiúsculas, embora os comentários continuem miúdos. Não serve como consolo, mas cá comigo, tenho medo do que poderia acontecer caso Aécio ganhasse. A partir da declaração do Pedro Stédile, líder do MST que antecipou a maior onda de ocupação jamais vista no Brasil, a partir do que fizeram com a Editora Abril, da Veja. Além disso, o retorno dos blac blocks e a movimentação dos Sem Teto.
    Guarde o foguete prá ocasião mais oportuna, SS. E prepare o bolso para abastecer o Monza 94 de 72 prestações, a viagem prá Porto Seguro em 10 pela CVC e não se esqueça de avançar na aposentadoria da sogra pros créditos no celular.

  8. Sergio Silvestre Responder

    Aqui na Venezuela a gasolina é quase de graça,portanto não fico nem azul,por que vermelho eu já sou.

  9. Colecionava revistas sobre petroleo, mensalão, (…), com a colaboração do caminhão de lixo … Retirar um ou cinco maracutaias não muda nada sobre a quadrilha. Eu não perderia tempo com o caso de “delação”. Gostaria de viver para assistir o Bolsanaro na próxima… Com olho no olho na corja.

  10. eu nao sei quem e mais corrupto, o doleiro que esta preso ou essa oposiçao e seus aliados, midia (REDE GLOBO, O ESTADAO, VEJA ESTADAO, BANDEIRANTE E MUITOS OUTROS.

  11. Essa era a bala de prata que o PSDB tentou usar, a revista veja foi o emissario. uma revista FURRECA de direita. E o povo sem informação quase engoliu a historia.

  12. TODO MUNDO,MENOS OS IDIÓPTISTAS,SABEM QUE SÃO OS DOIS GRANDES CHEFES DESSA QUADRILHA.

  13. Com toda certeza..nem Lula..nem Dilma sabiam de nada ….nem sabiam que Pasadena valia só 43 milhões….

  14. Fico imaginando se fosse o contrario, varios crimes eleitorais discarados.
    Se um estado governado pelo PT ha 20 anos estivesse passando sede por total falta de investimentos….seriam noticias de segundo em segundo.

Comente