Uncategorized

Cope desarticula quadrilha de roubo de caixas eletrônicos comandada por PM

BancoBrasil10An

Justiça expediu 22 mandados de prisão. Sete, dos 17 capturados até o momento, são policiais militares.

De Lucas Gabriel Marins e Antonio Senkovski, da Gazeta do Povo:

Uma operação coordenada pelo Comando de Operações Especiais (Cope) da Polícia Civil prendeu 17 pessoas nesta sexta-feira (7), na Grande Curitiba, suspeitas de integrar uma quadrilha especializada em roubo de caixas eletrônicos.

Sete presos são policiais militares, e um deles é apontado como o comandante do grupo. Os policiais, de acordo com a investigação, inventavam ocorrências para desviar a atenção dos locais dos roubos a caixas eletrônicos, enquanto apoiavam os grupos criminosos. Em alguns casos, os próprios PMs realizavam as explosões. Os nomes dos policiais envolvidos e dos outros presos não foram divulgados.

Foram seis meses de investigação. De acordo com o comandante geral do Cope, Luiz Alberto Cartaxo, indícios de que policiais participavam do esquema surgiram depois de uma explosão de caixa eletrônico em Rio Branco do Sul, na RMC. Naquela ocasião, durante a fuga, policiais que davam cobertura aos criminosos capotaram o veículo. Documentos falsos, explosivos e armas foram apreendidas ao longo dos últimos seis meses. A Corregedoria Geral da Polícia Militar auxiliou o Cope.

O delegado disse que não pode informar em qual Vara o processo está em trâmite. Ele informou apenas que os mandados foram concedidos nesta sexta-feira (7), por volta das 14 horas. Foram 22 mandados, mas 17 deles puderam ser cumpridos, segundo o delegado. “É um trabalho grande, sendo feito há muito tempo, com várias outras prisões, explosivos e armamento. A gente acha que é a maior quadrilha de roubo a caixas eletrônicos em atividade. Eles agem há muito tempo, comandados por um policial militar”, disse Cartaxo.

Os policiais militares presos estão na sede da PM, em Curitiba, onde permanecem à disposição da Justiça. Outros 10 detidos, até o momento, permanecem na carceragem do Cope. O número de detidos pode aumentar. “Neste primeiro momento, tivemos a prisão de alguns policiais militares e outros suspeitos que agiam com o apoio destes policiais nos crimes”, afirmou o delegado geral da Polícia Civil, Riad Braga Farhat. No entanto, Farhat ressaltou que o trabalho de investigação continua e que, possivelmente, a investigação gere novos desdobramentos.

Violência em alta
Com o assalto na madrugada desta sexta-feira (07), na Caixa Econômica Federal, do bairro Barreirinha, Curitiba e região somam cinco ataques em novembro. No caso mais violento, na madrugada de quinta-feira (06), um grupo de 20 homens fortemente armados assustou a população de Cerro Azul ao fechar as saídas do município para explodir caixas eletrônicos e o cofre da agência do Banco do Brasil.

O número de ataques a caixas eletrônicos de bancos, lotéricas e pontos comerciais cresceu 40% neste ano no Paraná. Até outubro, segundo dados do Sindicato dos Vigilantes de Curitiba e Região, foram 307 casos, ante 172 em todo o ano passado. O levantamento da entidade, baseado em notícias publicadas pela imprensa, soma explosões, arrombamentos e assaltos.

A capital é a cidade com o maior número de ocorrências envolvendo caixas eletrônicos (22%), seguida de Londrina (4%), Cascavel (3%), São José dos Pinhais (3%), Ponta Grossa (2%) e Araucária (1%). Os materiais e meios mais usados para cometer os crimes, segundo a Polícia Civil, são dinamite, maçarico, arma de fogo, “chupa cabra”, pé-de-cabra e furadeira. No Paraná, segundo o Banco Central, há 1,6 mil agências bancárias e 3,3 mil caixas eletrônicos.

Em 2014, 138 pessoas foram presas em todo o estado. A maioria dos criminosos viria de Joinville, em Santa Catarina. “Isso porque na cidade havia três empresas fabricantes de caixas eletrônicos. Muitos de seus funcionários acabaram caixeiros (termo usado pela polícia para identificar quem arromba)”, diz o delegado Matheus Araújo Laiola, do Centro de Operação Policiais Especiais (Cope).

8 Comentários

  1. Não foi um Chefe de Polícia dos Estados Unidos que ora me escapa o nome, que disse que não existe crime organizado sem a conivência ou a participação da polícia?

  2. Mas porque as “investigações da Polícia” demoraram tanto para chegar aos criminosos? Eles estavam esperando o grupo fazer “caixa”. Só pode. Estes “cuidados” nas investigações espantam a gente. Não duvido que aí não tenha até a “colaboração” dos assaltados, causa-me espanto como até hoje não se encontrou uma forma de inutilizar as notas “explodidas”. Tem coelho neste mato.

  3. Vigilante do Portão Responder

    A participação e a conivência da Polícia, quem sabe, explique a AUSÊNCIA de imagens das explosões de Caixas Eletrônicos.

    Nos assaltos em Postos de Gasolina, lojas, etc., as imagens do evento são exaustivamente exibidas pelas mídias.

    E nas explosões de Caixas Eletrônicos,
    Cadê as imagens do ANTES e do Durante?
    Esses locais, Agências de Bancos, Mercados, e lojas, não possuem Câmeras?

    Outro dia, em ação cinematográfica, explodiram os Caixas existentes em grande supermercado da Capital.
    Renderam os vigilantes (SIC);
    Colocaram os explosivos;
    Dinamitaram os Caixas;
    Pegaram o dinheiro;
    Fugiram.

    Uns 20 minutos, no mínimo.

    Imagens?

    NENHUMA!

    Nem mesmo da fuga dos bandidos.

    As únicas imagens mostradas, como em outros casos semelhantes, só da destruição causada pela explosão.

    Não é estranho?

  4. Cidadão É Teu Patrão Maior! Responder

    Com a Polícia Judiciária e com a Guarda Municipal tem diálogo.
    Com a ‘outra’ não tem, não.
    Extinção Já! Dizer que é caso isolado é mentira! Não tem mais cura! Faz parte do maior problema de segurança pública já criado no planeta.
    É preciso EXTINGUIR JÁ!
    PLEBISCITO PELA EXTINÇÃO DA mais odiosa ‘instituição brasileira’ já criada…. 99% a favor.

  5. Parabém ao Delegado Cartaxo, Titular dessa Especializada, por mais esse Excelente trabalho.

  6. -Deve haver outras quadrilhas também envolvidas…mas até agora nada!!!
    -Estranho como demoraram tanto tempo para descobrir os autores dos assaltos!!!!

Comente