Uncategorized

Lava Jato atinge ‘coração financeiro’ do sistema eleitoral do país

pfNove empresas envolvidas em desvios da Petrobras doaram 610 milhões de reais nas eleições de 2010 e 2014

Gabriel Castro e Marcela Mattos, de Brasília

O escândalo de corrupção que levou à prisão de executivos de grandes construtoras e tornou mais evidente a estreita relação entre esse ramo empresarial e políticos de todos os partidos. Levantamento mostra que as nove construtoras implicadas nessa etapa da Operação Lava Jato da Polícia Federal desembolsaram mais de 610 milhões de reais nas campanhas de 2010 e 2014. Foram 310, 6 milhões no pleito de quatro anos atrás e, de acordo com os dados preliminares do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 301,3 milhões neste ano – todas doações legais.

A lista das empresas é composta por Odebrecht, Camargo Corrêa, Queiroz Galvão, Iesa, UCT, Andrade Gutierrez, OAS, Engevix e pela Galvão Engenharia. Historicamente, os empreiteiros mantêm uma proximidade com o poder – no plano federal e estadual, independentemente de partidos. Operações como a Lava Jato ajudam a explicar os motivos.

5 Comentários

  1. Do Interior.... Responder

    O PT é tão canalha que o próprio ministro da (in)justiça diz que a coisa é política. Na tradução popular, quer dizer que as prisões são políticas por culpa da OPOSIÇÃO, ou do PSDB.

    A mentira é tamanha que diz que antes não se investigava e hoje é investigado. É uma contradição pois, se está reclamando que estão levando em cana os petistas e, como disse a presidAnda, que a PF é órgão comandado por ela, então que não reclame.

    Quem está dando dimensão política a isso é o PT, através de sem ministro da (in)justiça, que não sabia da operação até todo mundo ser enjaulado.

    No meio disto a população foi para a rua pedir o fim da corrupção. Contudo, os jornalões (UOL/Folha/Globo) não informaram que houveram protestos e quando informaram, deturpara as informações dizendo que tinha pouca gente e que TODOS queriam intervenção militar.

    No entanto, quando há uma manifestação petralha (MSTST-CUT), os jornais dão muito destaque, mesmo que tenha meia dúzia na passeata, pagos com uma marmita e 70,00.

    Conclui-se que a imprensa está com medo de perder os repasses milionários do PT. Assim, a chamada “velha mídia”, pelos petistas, tornou-se a mídia amiga.

    Estamos fritos!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. Ai vem a presidente reeleita dizer que todas as contribuições de campanha feitas ao PT são legais. Pois, pois: com os contratões bilionários, aditivos escandalosos, concorrências combinadas, cartéis infames, quer mais? NOJO.

  3. Sergio Silvestre Responder

    Só uma pergunta,essas construtoras faz mais de três décadas que operam no pais,será que mudaram seu modus operandi na era PT para mais ou para menos nas comissões.

  4. Ninguém nega que houve sempre corrupção neste País, o PT não criou a corrupção, MAS A APERFEIÇOOU DE TAL MANEIRA desde 2006. E só agora foi descoberto através dessa operação LAVA JATO.

  5. Do Interior.... Responder

    Sergio, o problema do PT é que EXIGIAM propina caso as construtoras não concordassem em pagá-la. Está no depoimento do Paulo R. Costa. Este disse também que antes não era assim.

    Conclui-se que quem implantou a corrupção institucionalizada no Brasil foi o PT. Porque vc acha que há essa briga por ministérios?

    Pode ser que antes havia isso, mas não nestas proporções. Por isso o PT é o pior partido do Brasil. Dilma e LuLLa sabiam disso porque eram coniventes e o partido recebia as propinas maiores. O PMDB, maior partido aliado recebia os segundos maiores ministérios e estatais.

    Essa conversa da dilma que antes não era investigado é bobagem e está enganando os coitados, inclusive vc.

    Logo que ela é dona da Polícia Federal, porque ela não manda investigar as denúncias contra o PSDB? ou ela é masoquista e investiga só o PT?

    O fato é que a corrupção na era PT generalizou-se e institucionalizou-se. Agora, quando a PF prendeu membros do PT, PMDB e PP, já estudam formas de barrar a coisa no STF, com os seus advogados milionários, pago com dinheiro meu, seu, nosso, roubado da Petrobrás.

Comente