Uncategorized

Noblat: ‘Toda ditadura
é nojenta’

ditadura -

De Ricardo Noblat, O Globo:

Nada há de absurdo em se discutir o eventual impeachment da presidente Dilma Rousseff no rastro do escândalo da Petrobras.

Em um regime democrático, a Constituição prevê que o Congresso pode, sim, derrubar o presidente da República. Foi o que aconteceu com o ex-presidente Fernando Collor no final de 1992.

Acusado de roubar e de ter deixado roubar, Collor despachou uma carta para o Congresso renunciando ao cargo. O Congresso, simplesmente, ignorou a carta e cassou seu mandato. Assumiu Itamar Franco, o vice-presidente.

Em momento algum correu perigo a ainda frágil democracia instalada no país depois de 21 anos de ditadura militar.

Muito bem. Só que não há por enquanto nenhum motivo, sequer um pretexto razoável, para que se cogite a queda da presidente.

Goste-se ou não, Dilma foi legitimamente reeleita. Derrotou Aécio Neves por uma diferença superior a três milhões de votos. O próprio Aécio telefonou para ela parabenizando-a.

Não se pode impedir ninguém de pregar o impeachment. Nem mesmo de pregar um golpe militar.

O extraordinário da democracia é que ela garante a liberdade até mesmo dos que se opõem a ela.

Mas quem tenha o mínimo de responsabilidade política e social não pode ouvir calado os que incitam ao ódio e à quebra da legalidade. Por asco, dessa gente eu quero distância.

Este país já teve ditadura de mais e liberdade de menos.

E quem provou na pele a violência do estado de exceção ou apenas ouviu falar das várias maneiras como ela se manifestou, está obrigado a dar testemunho para que isso jamais se repita. Jamais.

Não existe ditadura ruim ou boa. Toda ditadura é abominável, seja civil ou militar. Ela desperta os instintos mais primitivos dos que a exercem. E deixa cicatrizes para sempre.

17 Comentários

  1. Realmente, qualquer tipo de ditatura é cruel, inclusive, e tal vez a pior, é a ditadura do populismo barato, travestido de democracia.

  2. jaime rodrigues Responder

    COLLOR CAÍU POR CAIXA 2 DE CAMPANHA, UMA ELBA DA FIAT..

    E AGORA QUE MUITOS MILHOES SAÍRAM DA PETROBRAS PARA ALIMENTAR CAIXA DO PARTIDO DA PRESIDENTE COMO FICA?

    E NAO É A PRIMEIRA VEZ, QUE ACONTECE, SERÁ QEU ELA NAO SABIA, COMO PRES. CONSELHO DA PETROBRAS, CHEFE CA CASA CIVIL DO GOVERNO FEDERAL..

    MUITO ESTRANHO,
    ELA DEVERIA SEGUIR O COLLOR E RENUNIAR.

  3. Doutor Prolegômeno Responder

    Esses articulistas fazem o jogo do lulopetismo. Pode-se hurrar o que quiser por aí, berrar e esbravejar. O que não se pode fazer é descumprir a lei, praticar violência, incendiar ônibus, apedrejar prédios públicos, matar jornalistas com rojões, como fizeram alguns serviçais de certos partidos políticos de esquerda alucinada, nos protestos niilistas de junho de 2013. Os pobres diabos que seguram cartazes pregando a intervenção militar não dispõem sequer de uma caixa de fósforos. É balela safardana de alguns jornalistas apregoar que há meia dúzia de perigosíssimos golpistas, que pretendem derrubar o governo e instalar uma ditadura com cartazes e palavras de ordem. Isso é querer esconder a verdade vergonhosa de um governo que já naufraga, antes de sair do porto novamente. O que há é uma escancarada permissão do governo para que seus membros flertem abertamente com entidades estrangeiras encarregadas de promover badernas e arruaças, que tem babás que portam de armas de fogo e viajam em aviões de petroleiras.

  4. Pois é. No mesmo raciocínio o Presidente Fernando Henrique deveria também ter renunciado ou ter sido cassado, face os escândalos escabrosos das privatizações que geraram recursos para a compra de deputados que aprovaram a sua reeleição (e que hoje se arrependem de ter comprado). Mas na época lá havia o Geraldo Brindeiro, Engavetador Oficial que engavetava tudo (daí o apelido), e não tinha os meios de comunicação que temos hoje.

  5. Ela nao poderá assumir o segundo mandato,,,Nao há mis clima para tanta podridão,Novas eleições devem ser convocadas,em 30 dias,urgente.O PT deve ir para a cadeia!!

  6. so que no tempo da ditadura, não tinha tanta bandidagem, o povo trabalhava, não vivia as custas dos cofres publicos, pesando para quem pagava impostos, nao tinha tando politico corrupto como tem hoje, liberdade demais da nisso ai, bardernacia, libertinagem, robalheira, e quem é honesto só se ferra, paga impostos para uma parte desviar e uma outra parte viver sem trabalhar.

  7. Ditadura de esquerda é o que o pt bolivariano quer implantar no Brasil disfarçando-a de democracia, então esse mal tem que ser eliminado a qualquer custo.

  8. Caro FÁBIO, excelente a colocação do NOBLAT, quando ele desfia a filigrana dos argumentos em defesa da democracia. Porém como o grupo que está no poder deseja insistentemente REGULAMENTAR A IMPRENSA, o que existe de pano de fundo. Quando esse mesmo grupo deseja instalar os CONSELHOS COMUNITÁRIOS, passando por cima de todo o atual sistema legislativo, o que está por trás do pano de fundo. Quando esse grupo alega desconhecer a Lei de Responsabilidade Fiscal e inverte a situação, que está quebrando o país, o que está por trás do pano de fundo. Quando esse grupo desestabiliza financeiramente a maior empresa brasileira, colocando-a sobre exposição perante os mercados internacionais, pondo em risco a oportunidade de busca de capital na banca estrangeira, o que está por trás do pano de fundo. A sociedade não pode aguardar o estouro da bomba para depois correr para apagar o incêndio. Apos a implantação dessas propostas o que teremos? Defendo a liberdade de opinião e liberdade de imprensa. Apoio a proposta de ” o sul é o meu país”, e proponho o IMPEACHMENT JÁ da DILMA, antes da posse, para evitar mais constrangimentos. Apoio a LIVRE INICIATIVA. A sociedade tem que se mobilizar já. Atenciosamente.

  9. Fabio, por favor repasse ao Noblat: Caro Noblat, me poupe dessa colocação absurda ” nenhum motivo, sequer um pretexto razoável”. Dilma e o PT tem muito mais motivos e pretextos para serem impedidos do que o Collor teve. Roubaram e deixaram roubar a maior empresa brasileira. Lula e Dilma sempre souberam, e cada vez que o TCU barrava as obras, Lula e Dilma ao invés de investigarem, atropelavam o TCU e o Congresso e ordenavam que as obras suspeitas de superfaturamento fossem executadas. O Estadao publicou 2 editorias (sexta feira passada e domingo passado) onde isso estah bem claro. A prova estah no Diário oficial meu amigo, soh não ve quem não quer. Agora se isso não eh crime de responsabilidade, entao me diga vc o que eh! Eu aguardo uma resposta sua meu caro Noblat, caso contrario vc tbem serah taxado de chapa branca.

  10. Que mais precisa, Sr. Noblat, para explodir essa camarilha que se assenhorou do país?

    Com medo do que, paisano?

    Ou temos coragem de questionar fazendo cumprir a Constituição que essa presidenta jurou cumprir e não o fez ou pertencemos à família de ratos que se entredevoram quando estão em crise.

  11. Não existe ditadura boa, nem mesmo a Socialista como muita gente quer. As ditaduras são todas iguais, não tem nada que preste.

  12. A ditadura não presta porem a democracia travestida de ditadura é a
    pior situação ainda. O Brasil vive este “dilema” hoje. Quem tiver um pou-
    quinho de massa cinzenta verá que a trajetória do PT neste país só fez
    o que um ditador(a) faria.

  13. MAS A TAL DEMÔNIOCRACIA BRASILEIRA É A PORTA DO INFERNO,INTERVENÇÃO MILITAR PRA ONTEM.

  14. nem milico, nem ladrão, nem urna eletrônica.
    é o povo quem mais ordena.
    se não sabemos o que é melhor, o que queremos, pelo menos já aprendemos o que NÃO QUE-RE-MOS.
    nem milico, nem ladrão, nem urna eletrônica…

  15. Acho também, mas entre uma ditadura militar e uma de esquerda ladra, prefiro a primeira, pelo menos é honesta.

Comente