Uncategorized

Sanepar recebe prêmio nacional de qualidade
em saneamento

Reservatório da região Sul de Cascavel. Foto: Divulgação

A Sanepar conquistou três premiações de qualidade em gestão, concedidas pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes). Trata-se da maior premiação nacional no setor de saneamento das Américas. No Paraná, o prêmio foi conferido para a Gerência Geral Noroeste e para as unidades regionais de Maringá e Paranavaí.

Durante a cerimônia de premiação, que será entregue na terça-feira (25), em Belo Horizonte (MG), no Seminário de Benchmark das Práticas em Gestão da Qualidade, o presidente da Sanepar, Fernando Ghignone, será homenageado com a medalha Quíron pelo “apoio à concretização do sonho de melhorar a qualidade da gestão em saneamento”. A medalha é o maior reconhecimento que o Comitê Nacional da Qualidade da Abes (Abes-CNQA) concede.

A estrutura da Gerência Geral Noroeste da Sanepar, com sede em Maringá, foi vencedora no Nível I (Troféu Bronze); as regionais de Paranavaí (Troféu Ouro) e de Maringá (Troféu Prata), no Nível II. Também as regionais da Companhia de Umuarama e Campo Mourão receberão o diploma de participação especial em 2014.O PNQS é reconhecido pela International Water Association (IWA) – como a mais importante ferramenta de gestão dos serviços de saneamento ambiental, pois estimula a adoção de modelos gerenciais compatíveis com os melhores exemplos mundiais.

12 Comentários

  1. Quanto o que a Sanepar fez e faz com o rio iguaçú ficou no esquecimento? Com a palavra a Polícia Federal.

  2. Ezequiel, mais respeito com a SANEPAR e seus empregados…se não tem nada pra falar de bom, fica quieto, ok?

  3. Antonio Moreira Responder

    E tem mais, além da falta de política operacional de proteção dos mananciais – aguas superficiais – RIOS, que a sanepar nada faz para preservar sua matéria prima principal. Na prática ela é a principal poluidora dos rios, quando sua Estações de Tratamento jogam resíduos diretamente nos rios e o pior: sem nenhum tratamento adequado de acordo com a Lei.. Senão vejamos: mostrem uma Unidade de Tratamento de água que trata os seus resíduos, água de lavagem de filtros, que contem várias partículas e produtos químicos que poluem o meio ambiente, principalmente a água. E o odor forte de todas as unidades de tratamento de esgoto e os resíduos das Unidades de Tratamento, em todas as cidades que tem Sanepar, que prejudicam e poluem o meio ambiente. Até quando dona Sanepar É um assunto para o IAP, IBAMA e MP que devem conduzir as denúncias e solucionar os danos que jogam sobre o povo que paga por um serviço de qualidade, que custa muito e é MONOPÓLIO e não admite concorrente perdendo para ele mesmo.

  4. Nossa que legal! Se eu não consumir meus 10m3 pago assim mesmo´não é mesmo ? Vá plantar batatas vcs da sanepar e o pio o esgosto caminha junto.

  5. Não desfazendo dos profissionais que trabalham na Sanepar, mas este prêmio não corresponde aos fatos das maiorias das cidades do Paraná, visto que é “pinçado” algumas localidades com boa coleta de esgoto, pois é sabido que a Sanepar despeja mais da metade do esgoto direto nos rios sem tratamento principalmente em Curitiba, se há tratamento principalmente de esgoto desafio o Sr. Governador a levar a família para banhar-se no rio Belém sem consequencias a saúde.

  6. Parreiras Rodrigues Responder

    E Ghignone, o presidente, recebe, em Minas, prêmio da Associação de Engenharia Ambiental. Cocem os cotovelos, xaropaiada…

  7. Qual o critério para merecer premiações deste naipe?
    Será a falta de saneamento em em grande parte do estado?

  8. Antonio Moreira Responder

    Esse presidente é também aliado do PT, quem não sabe que é cavalo cansado político do pmdb. até por isso está presidente da sanepar.. Não sei de sua experiência profissional. O que coloco em discussão é: que cartilha segue enquanto está presidente da Sanepar. Agora dizer que a Sanepar é cumpridora de leis ambientais, é eficiente, oferece um produto com qualidade e preço justo, quem é sua concorrente!!!! já que se trata de empresa monopolizada, assim pode se acomodar. Ficar mostrando apenas um lado bom, é fácil mostrar coisas que impressionam. Me responda agora Sanepar: 1- qual é o índice de perdas de água no sistema distribuidor. Se fosse uma empresa privada já teria fechado há muito tempo. O GUINHONE, o grande presidente ao tempo de gastar o dinheiro dos paranaenses em viagens caras e desnecessárias deveria ampliar o índice de atendimento com esgoto TRATADO no Paraná que é péssimo, e reduzir o índice de perdas de água tratada que é repassado para fatura e os consumidores que pagam pela ineficiência da empresa que apenas se mostra eficiente. A realidade é muito diferente. Mostrem os índices sem maquiagem, e certamente os envergonharão muito. E não é culpa dos funcionários. é pura falta de coragem, bons projetos e certos, ousadia e muito trabalho com boas ações. Um pequeno exemplo: uma fábrica de peças produz 100 peças, desse apenas 55 são comercializados, o restante tem defeito e precisam retornar ao processo. O que aconteceria com uma empresa dessas? Assim acontece na empresa pública de água e esgoto, apenas com uma diferença ela continua deficiente, e ineficiente. Primeiro porque não tem concorrente, essa é a fotografia do sistema de saneamento básico que temos hoje e muitos políticos mostram como aceitáveis e fazem matérias sem mostrar os dois lados da moeda. Pensemos nisso enquanto é tempo.

  9. A SANEPAR, apesar de todas as dificuldades e de 08 anos de tarifa congelada, na gestão de um certo senador demagogo, que preza pelo populismo, é a melhor empresa de saneamento do Brasil.

  10. pedro ivo jeczmionski Responder

    moro na cidade de turvo (proximo a guarapuava) e gostaria de comentar que neste municipio atendido pela SANEPAR nao tem nem 1 metro de coleta de esgoto. É PÁ KÁ BÁ….

  11. Em Minas! A terrinha governada pelo PSDB ateh janeiro? Ah tah…kkkkkk Meu Deus eh forçar muito a barra…kkkkkk

  12. Vigilante do Portão Responder

    E como ficou a “bananosa” do Esgoto no Rio,

    Era só factoide de véspera de eleição?

Comente