Uncategorized

Morreu Cesar Cabral

C

Fomos companheiros nos anos de chumbo. Militamos no MR8, primeiro movimento de luta armada no Brasil. Corajoso, decidido, tinha o perfil do líder, do comandante. Então acreditávamos que a ditadura militar só seria derrubada pelas armas. Cesar Cabral morreu hoje, aos 69 anos. Era empresário em Foz do Iguaçu e industrial do setor de tabaco no Paraguai, sócio do presidente paraguaio, Horacio Cartes,

Preso em 1969 pelo regime militar, cumpriu dois anos e meio de reclusãona Ilha Grande. Livre sob condicional, Cabral estabeleceu-se em Foz do Iguaçu, onde atuou como base de apoio de ativistas paraguaios e argentinos.
Foi preso novamente em 1974 em Foz do Iguaçu, pelo Exército Brasileiro, a pedido do ditador paraguaio Alfredo Stroessner, assim como a de outros três paraguaios, se deu pelo contato “estreito” que tinha como o ativista paraguaio Rodolfo Ramirez Villalba, morto em 1976.

9 Comentários

  1. justino bonifacio martins Responder

    Horácio Cartes do Partido Colorado, da máquina política que exerceu com mão de ferro, durante 61 anos, o poder no Paraguay e teve no ditador Alfredo Stroessner sua face dura, de terror e corrupta. Um sócio interessante para um homem de esquerda.

  2. Caro Fábio:

    A trajetória de César Cabral na vida política e social do Paraná, especialmente na nossa querida Foz do Iguaçu, deixa marcas profundas de amizade e solidariedade em todos os que tiveram o privilégio de privar de sua amizade.

  3. Parreiras Rodrigues Responder

    Deve ter morrido no desgosto. De ver tudo aquilo por que lutou transformado nessa merda ai.

    Sinceramente, não valeu a pena…

  4. Quem vive da indústria do tabaco, matando indiretamente milhares de pessoas todos os anos, pode ser considerado boa gente ? Estamos definitivamente, com uma inversão de valores. Pena que a ditadura militar não acabou com ele e seus correligionários do PT, etc. Com certeza não estaríamos hoje vivendo esta ‘M”.

  5. Estes comentários negativos sobre ele é para quem não o conheceu de perto tinha uma coração que não cabia em seu peito, por favor mais respeito por aquele que ajudou muitas pessoas em foz

  6. Eu não o conheci mas pelos seus gestos de uma pessoa que foi atuante na cidade e sempre pensando no próximo.

  7. Tive o privilegio de conhecer e trabalhar para o Sr. Cesar Cabral. Onze anos e meio de convivência. Digo; vi mais virtudes do que defeitos. Um Lorde, muito educado.
    Homem com cicatrizes. Cicatrizes de batalhas de quando estudante combateve tiranos. Sim queria o comunismo “igualdade para todos” na época era melhor politicamente do que estava acontecendo. Não foi possível, mais hoje como conseguencias das batalhas e cicatrizes dele e de seus companheiros estamos vivendo a democracia.
    Mostra a historia que os verdadeiros Heróis não estão nas linhas dos livros, estão ocultos, simplesmente virando as paginas da história.

  8. Pessoa simples de coração bom, amável, educado e muito alegre!!
    Nós da Frontur aprendemos a gostar muito dele, somos gratos a Cesar Cabral e toda sua familia pela amizade e prestigio.

Comente