Uncategorized

Bibinho foi preso novamente ontem

Foto: Jonathan Campos/Arquivo Gazeta do Povo
bibinho - gazeta

A prisão preventiva do ex-diretor Abib Miguel foi decretada pelo Tribunal de Justiça, com base em dois processos a que ele respondeu na 9.ª Vara Criminal de Curitiba.

Da Gazeta do Povo:

O ex-diretor geral da Assembleia Legislativa do Paraná, Abib Miguel, 74 anos, foi preso novamente nesta sexta-feira (12) na casa dele, em Curitiba. Conhecido como Bibinho, ele é acusado pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) de ser o mentor de um esquema de desvio de recursos públicos do Legislativo estadual. A prisão preventiva de Bibinho foi decretada pelo desembargador José Maurício Pinto de Almeida, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ), com base em dois processos a que ele respondeu na 9.ª Vara Criminal de Curitiba. Condenado em ambos a penas que passam de 37 anos de prisão, o ex-diretor recorreu das decisões. Os recursos tramitam na 2.ª Câmara Criminal do TJ, sob relatoria do próprio Pinto de Almeida.

A Justiça acatou o argumento do Ministério Público de que, mesmo condenado por desvio de recursos, Bibinho teria continuado praticando crimes. Ele tinha o direito de recorrer às condenações em liberdade. Ao contrário da prisão anterior – que era temporária e, portanto, tinha prazo para acabar – a nova decisão judicial manterá o ex-diretor na cadeia até que um habeas corpus ou algum outro tipo de recurso seja aceito pela Justiça. Bibinho foi levado ao Gaeco e de lá deve seguir para o Complexo Médico Penal.

Abib Miguel já havia sido preso no último dia 28, quando recebia uma mala com R$ 70 mil no aeroporto de Brasília. Com contas bancárias e bens bloqueados desde 2010, ele teria, segundo o MP, montado uma rede de lavagem de dinheiro que permitia que continuasse movimentando recursos financeiros por meio de empresas e contas em nome de outras pessoas. A prisão fez parte da Operação Argonauta, desencadeada justamente para pôr fim à suposta lavagem, e foi comandada pelo Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (Gaeco), braço do MP. Com o fim do prazo da prisão temporária, Bibinho foi solto no último dia 5.

Na ocasião, também foram presos temporariamente mais quatro suspeitos: dois filhos de Bibinho – Eduardo Miguel Abib e Luciana de Lara Abib – e os irmãos Edivan e Sandro Bataglin. Luciana é apontada pelo MP como principal testa de ferro do pai. Já os irmãos Bataglin eram sócios de Abib e administravam a fazenda dele em Goiás.

Além das prisões, a Justiça ainda determinou o cumprimento de 14 mandados de busca e apreensão em Curitiba e Irati, no interior do Paraná, Macapá (AP), Caxias do Sul (RS), São João D´Aliança (GO) e Brasília (DF). Aconteceram ainda conduções coercitivas – quando a pessoa é levada forçosamente para prestar depoimento – de três pessoas: a filha de Bibinho Isabel Stein Miguel, Djalma Vieira de Souza e Benedito Henrique Reginato.

Por telefone, o advogado de Bibinho, Eurolino Reis, disse que não vai comentar a prisão do ex-diretor da Assembleia até tomar conhecimento da decisão do TJ.

8 Comentários

  1. Meter a Mão no dinheiro público via ALP – Fácil
    Lavar dinheiro via Laranjas – Fácil
    Comprar imóveis/fazenda com dinheiro sujo – Fácil
    PASSAR NATAL E ANO NOVO NA CADEIA, LONGE DA FAMÍLIA E AMIGOS – NÃO TEM PREÇO!
    Isso o dinheiro não compra!

  2. Bibinho não tenha medo de ser feliz, abra a boca, conte tudo e entregue toda essa gentalha, inclusive o palmiteiro (Nelson Justus), este um dos maiores corruptos do Paraná depois do Anibal Kouri.

  3. Enquanto esse laranja esconder debaixo da língua ao menos dois deputados “gafanhotos” daquela malsinada mesa da assembleia ele vai comer o pão que o diabo amassou por eles, que estão aí livres, leves e soltos …

  4. MENSALEIRO JÚNIOR Responder

    MEU PREZADO AMIGO ABIB MIGUEL, VC É UM HOMEM INTELIGENTE E UM CHEFE DE FAMÍLIA EXEMPLAR. ENTÃO FAÇA UM FAVOR A VC,AO PARANÁ E A SUA FAMÍLIA E CONTE TUDO QUE SABE ,NÃO PAGUE SOZINHO PELO ERRO DOS OUTROS, SUA FAMÍLIA NÃO MERECE SER EXPOSTA POR CAUSA DE ELEMENTOS QUE NÃO DERAM A VC O VALOR QUE VC MERECIA. ABRA A BOCA E CONTE TUDO NUMA DELAÇÃO PREMIADA,PROTEJA SUA FAMÍLIA E A VC MESMO.

  5. Já prenderam este Bibinho umas 10 vezes, mas os mandantes das nomeações fantasmas não são por que, ? Ele é Laranja , bagrinho, bobo da corte, boi de piranha, mas aonde estão e que quando vai acontecer a prisão dos Deputados , Presidente , Vice e Secretários que assinavam e mandavam cumprir estas nomeações e Diários ?

  6. Ele esta agüentando tudo sozinho, participou dos desvios,juntamente com dezenas de pessoas,só ele vai pagar sozinho? E os que o induziram aos desvios? Eu o conheço pessoalmente nao e mau caracter,mas as coisas estavam fácil demais,participou juntamente com os outros.Ele tem que entregar os outros,

  7. Chefe de Família exemplar?
    Caramba Mensaleiro Júnior.
    Que pai coloca os filhos como laranja pra lavar dinheiro de roubo ?
    Por favor..

Comente