Uncategorized

Moro há dez anos

sergio-moro-300x168

Do Lauro Jardim:

Em 11 maio de 2004, Sérgio Moro, já juiz federal da Vara Criminal de Curitiba, concluiu um artigo que tratava da conjuntura que levou à Operação Mãos Limpas, na Itália, e seus desdobramentos. O artigo foi publicado em julho daquele ano na Revista do Centro de Estudos Judiciários de Brasília.

Em seu texto sobre a mani pulite,o jovem juiz, então com 32 anos, destacou o saldo da operação da Justiça italiana: o colapso de dois dos mais importantes – e corruptos – partidos do país e 2 993 mandados de prisão expedidos contra parlamentares e empresários.

Mais de vinte anos depois da Mãos Limpas e em meio à Operação Lava-Jato, é impossível não relacionar as características dos escândalos italiano e brasileiro ao ler o texto de Moro. Além de defender do recurso da delação premiada, cujo emprego o juiz inaugurou no Brasil, diz Moro em sua análise:

– No Brasil, encontram-se presentes várias das condições institucionais necessárias para a realização de ação judicial semelhante. Assim como na Itália, a classe política não goza de grande prestígio junto à população, sendo grande a frustração pelas promessas não-cumpridas após a restauração democrática. Por outro lado, a magistratura e o Ministério Público brasileiros gozam de significativa independência formal frente ao poder político (…) O destaque negativo é o acesso aos órgãos superiores, mais dependentes de fatores políticos.

16 Comentários

  1. Sergio Silvestre Responder

    So que na Itália não tinha o ranço de 12 anos de uma oposição raivosa,nem o compromisso dela para ferrar com o Brasil Primeiro e não deixar governar.
    Na Itália os Juízes não tinham conotação politica e trabalharam para punir a todos.
    Me parece que existe um corpo mole vindo do mais pesdebistas dos juízes o Sr Gilmar Mendes que pediu vistas meio que esquisita dum processo para acabar com o financiamento privado das campanhas.

  2. Nosso Farol tem tudo pra continuar brilhando,e iluminando esse país,por muito tempo. Vai firme, Dr. Moro.

  3. Esse Sergio Silvestre deve ter uns 18 anos de idade… n ão deve ter acompanhado “quando o PT era oposição” pare com isso menino!

  4. silvania, vc. falou tudo, esse sergio silvestre deve ter nascido de chocadeira agora à popuco tempo , quando ele não via o PenTelho barra todos os projetos do PSDB, e outros partidos da oposição , já hoje!!!!!!!!!!!!!

  5. Silvania e Álvaro Barros, não é nenhuma coisa nem outra. Este camadinha é um desmiolado, um ET ou foi violentado por um petista e se apaixonou pelo tarado e só tem olhos e ouvidos para ele.

  6. Sergio Silvestre Responder

    Oi Silvania,velha colega reaça,cuidado que a Solange fica com ciumes de você.

  7. Sergio Silvestre seus comentários são hilários.
    Que dificuldade em aceitar a realidade, hein?
    Sugiro terapia urgente antes que a indicação seja a internação por tempo indeterminado!
    O PT é o partido mais corrupto do Brasil, do mundo.
    Aceite! Mostre um pouco de maturidade!

    Ai, que vergonha alheia!

  8. É impressionante a trajetória do Digníssimo Sergio Moro. Se tivessemos
    mais uns tres o país estaria começando a ficar limpo de políticos podres.
    Assim teríamos que inaugurar a era dos presídios verticais. Vai faltar
    vaga…

  9. Sergio Silvestre Responder

    Strapasson eu sou louco ou sou hilario,uma vez me disseram que eu era um cômico,mas com o passar do tempo fui vendo que eu sou somente um ‘COMICUZINHO”

  10. Serginho, pode se abraçar com a Silvania porque não tenho ciúmes de petralha nenhum. É incrível, diz o ditado ¨o pior cego é aquele que não quer enxergar¨. Você até parece ser boa gente, mas esta sua paixão pelo avesso, não dá para entender.

  11. Sergio Silvestre Responder

    Hobby Solange,tem que ter um dialogo picante e inteligente,para discutir politica e conquistar corações.
    Se eu comungar com tudo que me dizem,a coisa se torna monótona e a vida desprazerosa.
    Adoro debater nas redes sociais politica,mas adoro debater com mulheres em uma mesa a luz de velas e uma garrafa de vinho,
    Garanto que depois da conversa ou vc me pede em casamento ou vota no Lula.

  12. Serginho, votar no Lularápio eu não voto nem com um revolver na cabeça. Quanto à casamento, podemos pensar, somente te garanto que será um matrimonio homofóbico. Vamos ver se você decifra o enígma.

  13. Serginho, vou te ajudar a decifrar o enigma. Solange Lopes é meu pseudonimo. Sou advogado, casado a 42 anos com a mesma mulher. Tenho tres filhos e quatro netos, todos maravilhosos. No ano passado fui acometido de um cancer de próstata, graças à Deus em um estágio bem inicial. Por conta da cirúrgia que sofri, fiquei totalmente impotente. Recentemente me submetí à uma outra cirurgia, desta vez para implantar uma prótese peniana. Ficou uma maravilha. Tenho certeza que você vai se divertir muuuuuuuuito.

  14. Sergio Silvestre Responder

    Maravilha,também vou te ajudar,esse é meu nome verdadeiro ,mas antes eu me chamava,Umbelina Nepomucena pafúncia e tinha uma perseguida e não me contentava com isso.Resolvi ser homem e pronto
    cada uma viu.

Comente