Uncategorized

52% aprovam Dilma, 41% desaprovam, diz Ibope

De O Globo:

BRASÍLIA — A presidente Dilma Rousseff termina seu primeiro mandato com 52% de aprovação ao seu governo, 41% desaprovam e 8% não souberam responder. O índice é quatro pontos percentuais a mais do que o último levantamento realizado pelo CNI/Ibope, divulgado nesta quarta-feira. Em setembro, Dilma era aprovada por 48%. Mesmo assim, ela chega ao fim desta gestão com índice bem menor do que teve em seus dois primeiros anos à frente do Palácio do Planalto. Em março do ano passado, por exemplo, ela era aprovada por 79% dos entrevistados.

De acordo com a pesquisa, a avaliação da gestão da petista praticamente não teve alteração. Oscilou de 38% em setembro para 40% de ótimo e bom. Para 32%, ela fez um governo regular e, para 27%, ruim ou péssimo. 1% não responderam. Em relação ao segundo mandato, os eleitores pouco alteraram sua avaliação. Para 41%, ela fará uma administração ótima ou boa; 25% acreditam que será regular, e 28%, ruim ou péssimo. Apenas 4% não quiseram fazer prognósticos.

Já a confiança na presidente inverteu a curva. Em setembro, 50% não confiavam e 45% confiavam. Agora, 51% dizem confiar nela, e 44% não. A atuação de Dilma nas áreas de saúde e segurança continua com forte desaprovação da população. Em ambos os casos, 71% declararam que não estão satisfeitos com as ações governamentais nessas áreas. Os impostos foram apontas como problema para 72% dos entrevistados. Em contrapartida, é no combate à pobreza que Dilma se sai melhor: 54% disseram que aprovam as medidas tomadas por ela para enfrentar o problema, e 43% não aprovam.

Quando questionados espontaneamente sobre os aspectos negativos do primeiro governo da petista, 30% citaram pouco investimento na saúde, e 26% responderam que era a falta de combate à corrupção. A Operação Lava Jato e o escândalo na Petrobras foram apontados por 31% dos eleitores como as notícias mais lembradas.

A pesquisa CNI/Ibope ouviu 2.002 eleitores em 142 municípios entre os dias 5 e 8 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

22 Comentários

  1. abilio ribeiro Responder

    POVO ESQUISITO….SUBIRAM O GÁS DE COZINHA NO DIA
    SETE DE SETEMBRO, A IMPRENSA NÃO PUBLICOU…SUBIRAM
    NESTA SEGUNDA FEIRA, – 19% , A IMPRENSA NÃO PUBLICOU…OS QUADRILHEIROS CANTAM FELIZES: TÁ TUDO
    DOMINADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. Sergio Silvestre Responder

    Não adianta o esperneio,o PT é o partido dos trabalhadores e a grande massa necessitada que não tinha ajuda dos governos passados.
    Agora o Sr Aécio,Serra ,Alkmin,Lobão etc e sentar e esperar só depois de 2026 talvez aconteça a mudança.

  3. Não ter ajuda de governos passados é justificativa para eleger o PT que oficializou a roubalheira e a vagabundagem no Brasil. Além disso, em quais municípios o CNI/Ibope fez a pesquisa? Certamente foi no Nordeste. Só trouxa acredita numa pesquisa destas.

  4. SR, SERGIO SILVESTRE, É ISSO QUE O BRASIL ESTA NESSA LAMA DE ROUBO, A RESPOSTA ESTA ACIMA, DILMA 52%,, TENHO CERTEZA QUE É O NORDESTE NORTE RIO DE JANEIRO, ELES PERDERAM A VERGONHA., QUANTO MAIS SE ROUBAM MAIS ELA DILMA CRESCE , EU QUERO VE O NORDESTE NORTE MINAS RIO DE JANEIRO , QUANDO SUBIR A GASOLINA PARA 5,00R. ETC, QUERO DAR MUITA …REZADA… NÃO É RIZADA., VOCÊFALA NO AÉCIO ETC,,, NA GESTÃO DELES VOCÊ VIU COMPROVADO COMO FOI A PETROBRAS E MENSALÃO QUE FOI COMPROVADO NA GESTÃO DELES, SERGIO VOCE É UM DESSES QUE FAZ NOSSO BRASIL VIRAR UMA …….

  5. Perseu Guido 21 Responder

    Eu espero que sempre se faça o melhor. Não me importa quem senta nas cadeiras, importa é que trabalhem e o façam bem feito. Quanto aos agitadores sem patriotismo, espero que procurem uma boa biblioteca, bons sites, e se informem melhor sobre os assuntos da pátria. Boa parte da classe média já não se leva mais no bico… por jornalecos e redes de TV com opiniões capciosas.

  6. MENSALEIRO JÚNIOR Responder

    EU TAMBÉM ACREDITO EM PAPAI NOEL,FADA SININHO,SACI PERERÊ ETC…,O IBOPE NÃO TEM CREDIBILIDADE,HAJA VISTA OS RESULTADOS DAS ÚLTIMAS PESQUISAS ELEITORAIS.

  7. Caro FÁBIO, essas pesquisas da empresa IBOPE, é questionável pela própria origem, porém na DEMOCRACIA, antes ler essas informações duvidosas que podemos não concordar, do que não tê-las, pois é o caso da sequência dos dados. Chegará o momento em que não terá como sustentar o dedo na ponta da mangueira, a pressão será tão forte, que o resultado será a aceitação natural de que o grupo da ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA PETISTA, sob o comando da presidente DILMA VAGALUME e seu escudeiro DUENDE LULLA, não terão mais oportunidade e serão expelidos do governo, como foi a ARENA na década de 70, e ainda continuarão ter o apoio dos iludidos, dos ébrios e dos partícipes das roubalheiras da quadrilha. Os números não mentem, é apenas um momento de como observá-los. Os números dos eleitores que se abstiveram de votar e dos eleitores que votaram no AÉCIO, dizem tudo. O período de tempo passado entre as pesquisas foi de apenas 60 dias. Defendo a liberdade de opinião, liberdade de imprensa e liberdade de investigação. Apoio a proposta de ” o sul é o meu país”, e proponho o IMPEACHMENT JÁ da DILMA, antes da posse, para evitar maiores dissabores e vergonhas a sociedade brasileira. Atenciosamente.

  8. O IBOPE não se emenda mesmo. Sempre nos propiciando dados incorretos senão vejamos os estabelecido acima: 52% aprovam seu governo, 41% desaprovam e 8¢ não responderam. Soma total 101%. Para agradar o governo o IBOPE faz de tudo manipulando sempre resultados, não é mais um Instituto confiável, pois vive sob as benesses do Governo. Só um povo idiota, ignorante e aqueles que concordam com a roubalheira instalada neste País poderão se manifestar favoravelmente a um Governo que dilapida o nosso erário. São 53.000.000 de trouxas que se deixaram levar pelo canto da sereia e do BARBA, codinome de LULA na época ditatorial, segundo Tma Jr em seu livro Assassinato de Reputações. QQue mais queremos a não ser abrir a CAIXA PRETA DO BNDES, daí sim teremos um verdadeiro balanço das maracutaias governamentais.

  9. Essa estatística foi feita na empresa do Montenegro. Caso contrário, esse povo merece ser espoliado até as tripas. Só pode ser piada. repetiram a falcatrua das maquininhas eletrônicas. A mídia sempre comprada…

  10. Realmente não dá pra acreditar mais em IBOPES da vida….. Qual o fato gerador para uma mudança (aumento) de aprovação? Só escândalos, corruPTos por todo lado, desgraceiras de todo tipo diariamente, aumentos criminais, abandono na saúde, congestionamento de transportes e portos, na Deseducação formando de analfabetos funcionais e apologia criminosa ao comunismo, ladroagem por todo lado e há aumento de “aprovação”????
    vão mentir assim em outro lugar. Quem acreditar nisso deve mesmo receber presente do Papai Noel……

  11. Como ainda tem ignorantes nesse país.

    E a tendência é piorar o nível porque se melhorar, e a pessoa se informar, elles perderão o poder , então quanto mais fome, mais ignorância, é melhor.

  12. Pesquisa tabajara.

    A não ser que haja uma calamidade pública, as pessoas respondem que tá tudo bem pra se livrar da chateação do entrevistador.
    Se falar que “não aprova”, há o receio do chato engatar uma outra pergunta: “por que não”?

    Por isso mesmo, quando a gente encontra alguém na rua que pergunta “tudo bem?”, a gente responde: “tudo e você?”, mesmo que esteja inadimplente, doente e deprimido. Apenas pra se livrar da chateação de emendar o papo.

    Não por outro motivo esses presidentes semi-analfabetos e coniventes com o crime tem altas taxas de aprovação, da mesma forma que governadores e prefeitos lenientes e incompetentes.

  13. Mordedor De Jaula Responder

    IBOPE não erra nunca e como eu só tenho um único neurônio e sou retardado, sempre confio no IBOPE.
    Ah! Quero também acrescentar que acredito em duendes, mula sem cabeça, boi da cara preta e, como estamos em época natalina, também acredito em papai noel.
    Ah! Como é bom ter só um neurônio.

  14. Serginho, não deixe de ler o meu comentário,em um post anterior, logo após você de chamar de traveca.

  15. Sergio Silvestre Responder

    A reciproca é verdadeira Solange?Deu a entender que vc é destra,ou destro.
    Mas vou ler Solange,tá lá em baixo ne´.

Comente