Uncategorized

‘Brasil não vive crise de corrupção’, diz Dilma a jornais estrangeiros

Foto: Alexandre Durão, G1
foto_1_1

de Filipe Matoso, G1:

A presidente Dilma Rousseff afirmou em entrevista ao Grupo de Diários América (GDA), publicada neste domingo (22) pelo jornal “El Mercurio”, do Chile, que o Brasil não vive “crise de corrupção”, ao comentar as denúncias de irregularidades na Petrobras investigadas pela Polícia Federal na Operação Lava Jato.

Segundo o jornal, a presidente concedeu a entrevista por ter recebido o prêmio “Personagem Latino-americana de 2014” pelo GDA. Na edição deste domingo, o jornal diz que a escolha ocorreu antes do anúncio de Estados Unidos e Cuba da retomada das relações diplomáticas entre os dois países – a publicação não explicita, porém, se o título seria dado a outra pessoa.

As suspeitas de irregularidades na Petrobras foram apontadas pela PF na Lava Jato, deflagrada em março deste ano para apurar esquema de lavagem de dinheiro que teria movimentado R$ 10 bilhões. As investigações resultaram na descoberta de um esquema de desvio de dinheiro e superfaturamento em obras da estatal.

“O Brasil não vive uma crise de corrupção, como dizem alguns. Nos últimos anos, começamos a pôr fim a um largo período de impunidade. Isso é um grande avanço para a democracia brasileira”, disse a presidente, após ser questionada sobre se o escândalo na Petrobras pode afetar a estabilidade política necessária para o segundo mandato.

Indagada sobre como é possível liderar uma campanha anticorrupção “séria” se o PT é o “protagonista” do escândalo da petrobras, Dilma ressaltou que as suspeitas da Polícia Federal são de que o esquema na estatal começaram antes do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Como já disse, é a Polícia Federal do meu governo que conduz as investigações sobre a corrupção na Petrobras. Foram essas investigações que levaram ao desmantelamento de um esquema do qual se suspeita que tem décadas de existência, com anterioridade aos governos do PT”, afirmou.

Dilma disse estar “indignada” com as denúncias que envolvem a estatal e ressaltou que os brasileiros também sentem-se desta forma. A presidente afirmou querer que os responsáveis pelos desvios de recursos na empresa sejam “castigados”.

A presidente disse também que no Brasil não há “intocáveis” e, como fez em diversas vezes nos últimos meses, defendeu as ações de combate à corrupção adotadas pelo governo e ressaltou ser um compromisso da atual gestão o combate à impunidade.

“Quero ressaltar que somos nós, do meu governo, que temos liderado o processo contra a impunidade no Brasil, pondo fim a uma era de ilícitos que se ocultavam debaixo do tapete. Eu mesma despedi, três anos antes das investigações, o diretor [Paulo Roberto Costa] que confessou diante da Justiça a confirmação do esquema de desvio de dinheiro na Petrobras”, disse.

EUA e Cuba
Na entrevista, Dilma também foi questionada sobre o anúncio feito por EUA e Cuba pela retomada das relações diplomáticas entre os dois países depois de 53 anos. A presidente afirmou que a aproximação terá impacto “forte e positivo” em toda a América Latina.

“É uma expressão de que isso já poderá se constatar na Cúpula das Américas, em abril, no Panamá. O encontro e o aperto de mãos de [Raúl] Castro e [Barack] Obama será o símbolo de que algo novo está ocorrendo no nosso continente”, disse.

31 Comentários

  1. Continua tentando esconder o óbvio, mas os jornalistas, principalmente estrangeiros, não são bobos.

  2. Meus Deus, o Senhor deverá para qualquer tema consultar a Presidenta, afinal ela é a nossa maior clarividência dos nossos tempos, no céu e na terra, e ao final dos tempos vai achar culpados pelos desmandos de seu partido – PT, nas prisões do império (1º e 2º), nos porões da ditadura de Vargas, do regime militar de 1964, e por fim no governo FHC, ficando apenas o PT livre de indagações, afinal eles estão acima da lei…

  3. Ah é? O Brasil não vive uma crise de corrupção? Talvez seja porque estamos indo muito bem nesse item, aumentando sempre e cada vez melhor.
    Em 2002, éramos o 45º país no ranking mundial, ou seja, havia somente 44 países menos corruptos que nós. Em 2010, passamos para o 69º posto e em 2013 perdemos mais 3 posições e fomos parar no 72º lugar. Imaginem como será o ranking dentro de um ou dois anos!!! Dilma, você não demitiu nenhum corrupto. Quem saiu, foi porque pediu demissão e ainda foi elogiado pelo Conselho de Administração da Petrobras. Pior ainda, o pseudo “demitido” estava cotado para ser o Presidente da Petrobras.

  4. Doutor Prolegômeno Responder

    De fato, rigorosamente, não há crise de corrupção. A corrupção tornou-se um método, um sistema, incorporou-se à cultura política nacional.

  5. -Pior do que ter o nome apontado pelas investigações nos escândalos do Petrolão é negar que exista a corrupção!!!!
    -O Partido reinante conseguiu de forma exemplar e também através do Foro de São Paulo, acabar com a sociedade e com os valores tradicionais defendidos por ela….resultado a população tolera a corrupção enquanto deveria combatê-la com todas as forças. A sociedade tolera a impunidade enquanto é vítima de todo e qualquer tipo de violência, não tendo forças para combatê-la e os exemplos continuam….
    -Não é somente o governo que está desmoralizado e sim toda uma Nação que perdeu o senso comum!!!

  6. Deve ser jornal “alinhado” para divulgar uma pataquada dessa.

    Cabe muito bem a essa “organização criminosa” que se instalou em nosso país produzir matéria, quiçá paga, para enaltecer a mentira deslavada como verdade pretensa.

    A presidenta chafurda na lama e quer vender aos incautos que é perfume chanel.

    É uma vergonha que só uma personalidade desse naipe poderia se dispor a patrocinar.

  7. renato glotter Responder

    Foi ela que mandou investigar? kkkkkkkk rererer rsrsrsrsrsrssr hehehehehe rárárá hahahahahaha
    Mas numa coisa ela está certa, o setor de corrupção não está em crise no Brasil, está de vento em popa.

  8. Ah, não! Só faltava mais essa mentira, desta vez para imprensa internacional! Será que eles são tão idiotas quantos os que a elegeram???

  9. O Brasil não vive uma crise de “corrupção” porque já passamos deste ponto a muito tempo !! Isso é típico de fase “pré-socialismo”!!

  10. Meu Deus do céus uma balde de óleo de peroba eu diria que é pouco para do Presidenta(e) Dilma retocar sua beleza.

  11. Caro FÁBIO, a nobre presidente DILMA VAGALUME está delirando, está ébria, pois não é possível entender que o que está ocorrendo em prol do Brasil, seja uma ação patrocinada pelo seu governo. A corrupção engendrada pela ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA PETISTA instalada no governo federal há 12 anos, sob o comando do DUENDE LULLA e da presidente DILMA VAGALUME está tendo seus intestinos rasgados pelas informações delatadas pelos parceiros cooptados, que de tão enojados, resolveram contar o que tem de conhecimento. Logo em seguida virão os políticos cooptados dos outros partidos da base a dar inicio aos processos de delação. A presidente DILMA VAGALUME deseja ver os participantes dos ROUBOS, MALFEITOS e DESVIOS que sejam castigados. Castigados como foram seus “cumpanheros” no processo do mensalão. A presidente DILMA VAGALUME MENTE. Deveria apoiar as ações da magistratura e do STF e exigir a devolução dos recursos desviados, condenação exemplar, suspensão dos direitos políticos por 20 anos e PENITENCIÁRIA para os membros da ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA PETISTA. Defendo a liberdade de opinião, liberdade de imprensa e liberdade de investigação. Apoio a proposta de ” o sul é o meu país”, e proponho o IMPEACHMENT JÁ da DILMA, antes da posse, para evitar maiores dissabores e vergonhas a sociedade brasileira .Atenciosamente.

  12. A dona doida, parece viver em outro país. E se a corrupção, como disse, vem de governos anteriores ao seu, porque o PT, em doze anos de poder, nunca denunciou, faltou o que hein?

  13. justino bonifacio martins Responder

    Esse Johan é um xarope! Vive repetindo as mesmas baboseiras do impeachment. Babaca!

  14. Estive há um mês na Europa,lá comentam ,quando Voce diz que e do Brasil, perguntam,aí e que cinqüenta por cento da receita e roubada, Na Alemanha,onde o vosso futebol. Eles estao certos PT,acabou com o que tínhamos de bom e de puro,, Levaremos cem anos para reconstruir!!!!

  15. Está imbecil e corrupta e falsa. Disse que não trocará a diretoria da Petrobras, pois tem síndrome de ditadora, coisa que como terrorista afirmou que combatia. Sairá pela porta dos fundos. E questão de tempo.

  16. Isto da Corrupção é passageiro. O povo está acostumado a pagar a conta sem reclamar e logo esquece.
    Me preocupo muito é o que contém o “FORO DE SÃO PAULO”!
    Creio que poucas pessoas procuraram buscar informações.

  17. Realmente, a crise só começou quando o PT assumiu o governo há doze
    anos.. Hoje a crise de corrupção não existe porque na maioria das vezes
    uma crise é passageira e hoje a corrupção se materializou e institucionali-
    zou dentro do governo federal. O PT conseguiu acabar com o único bem
    que o brasileiro tinha que é a esperança de dias melhores. Era um povo
    feliz mesmo com tantas mazelas. Hoje até o catador de lixo (com todo o
    respeito) sabe que o governo é corrupto e portanto acabaram com a feli-
    cidade aparente de todos…

  18. A DIFERENÇA É QUE A MÍDIA LÁ DE FORA,NÃO SE VENDE COMO A DAQUI,ESSA,ESSES CORRU=PT=OS NÃO ENGANAM,SE SOMAR TODOS OS GOVERNANTES,DESDE 1500 ATÉ 2002,JUNTOS,NÃO ROUBARAM UM TERÇO DO QUE ESSA ESCÓRIA DO LULEPROSO,ROUBOU EM APENAS DOZE ANOS.

  19. A quadrilha ptralha, responsável por corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e tantos outros crimes, agora tenta posar de cordeirinho.

  20. O PT é adepto a palavra NÃO.
    O ex só sabia dizer: NÃO sei de nada… NÃO vi nada…
    A atual: NÃO tem… NÃO existe…
    Mas na hora que o povo tem o poder de mudar isso, o que faz?!
    Repete a borrada por mais 4 anos. E com isso vamos para os 16 anos nas mãos deles.

  21. ESSE PAÍS EU NÃO CONHEÇO, DILMA NO PAÍS DAS MARAVILHAS, OLHA VELHOS E BONS PETISTAS DE OUTRORA, VCS DEVEM ESTAR
    COM VERGONHA. O PT ERA UM PARTIDO SERIO DE TRABALHADORES, HOJE O PRÓPRIO TRABALHADOR NÃO QUER LIGAÇÃO COM ESTE PARTIDO( DIGO RACHADO).QUEM TRABALHA TEM VERGONHA DESTA ROUBALHEIRA.

  22. Observador Atento Responder

    A presidenta, a exemplo de seu criador, esta cega à realidade do país. Praticou estelionato eleitoral, mentiu e acha que tudo vai bem.

  23. A falta de conhecimento histórico destes comentaristas se mostra pelas palavras “educadas” que escolhem para se expressar. Fico pensando como tratam um garçom ou qualquer prestador de serviços que os atenda.
    Faço críticas a corrupção e as pessoas desonestas que estão em todos os partidos e nas empresas de todos os tamanhos. Não sou ingênuo de considerar que apenas os políticos de um só partido são corruptos. O que acham se a filha do Serra fosse do pt? http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/lemann-compra-cerca-de-20-da-sorveteria-diletto

  24. nao adianta reclamar, mesmo voce que nao votou nela. garanto que todos aqui incluindo eu nao somos capazes de unidos e organizados, sairmos a rua e mudar esta politica nogenta que ai está. Os politicos cagam para o povo porque sabe que cada um ta preocupado com seu proprio umbigo e nao luta por todos. O BRASIL e do povo e nao dos político… Vamos parar de reclamar do lixo e virarmos lixeiro…

  25. Do Interior.... Responder

    É que ela está olhando só para a sua gangue pessoal!. Para bandido, roubar não é crime, entenderam?

Comente