Uncategorized

Venina diz que discutiu denúncias com Graça

graça foster -

A ex-gerente-executiva da Diretoria de Abastecimento da Petrobras Venina Velosa da Fonseca afirmou na noite deste domingo que informou sobre irregularidades verificadas por ela “a todas as pessoas que podiam fazer algo” e que, além de ter registrado suspeitas por e-mail, chegou a discutir o assunto pessoalmente com a atual presidente da estatal, Graça Foster, quando a executiva máxima da companhia era diretora de Gás e Energia. “Naquele momento, discutimos o assunto. Foi passada uma documentação para ela, sobre as denúncias na área de comunicação (da Diretoria de Abastecimento, em 2008). Depois disso, ela teve acesso a essas irregularidades nas reuniões da Diretoria Executiva”, disse Venina. As informações são do Estadão.

Em entrevista exclusiva ao programa “Fantástico”, da TV Globo, Venina afirmou que irá até o fim nas denúncias e conclamou outros funcionários da Petrobras a fazerem o mesmo. A ex-funcionária da estatal, afastada, mês passado, de seu cargo de diretora-geral da operação da Petrobras em Cingapura, também confirmou as denúncias veiculadas em reportagem do jornal “Valor Econômico”.

O jornal revelou os alertas feitos por Venina, citando “centenas de documentos” internos da Petrobras. Segundo o “Valor Econômico”, as denúncias de Venina às instâncias superiores da estatal envolviam irregularidades nos gastos de comunicação na Diretoria de Abastecimento; nas obras da Refinaria de Abreu e Lima (Rnest), em construção em Pernambuco e cujo orçamento explodiu de US$ 2 bilhões para US$ 18,8 bilhões, após inúmeros atrasos; e nas negociações de óleo combustível na Ásia.

Entre as pessoas informadas das irregularidades citadas por Venina na entrevista ao “Fantástico”, além de Graça Foster, estão o ex-diretor de Abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa, que assinou termo de delação premiada no âmbito da operação Lava-a-Jato; o atual diretor de Abastecimento, José Carlos Cosenza; o ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli e gerentes-executivos que trabalhavam com ela à época.

Venina rebateu a alegação de Graça de que fora vaga nos alertas feitos antes deste ano. “Se falar em irregularidades na área de comunicação e problemas nas licitações não está suficientemente claro, eu, como gestora, buscaria uma explicação. Principalmente com uma pessoa com a qual eu tinha muito acesso, porque nós sempre tivemos acesso. Conheci a Graça numa época em que ela era gerente de Tecnologia na área de Gás (e Energia)”, afirmou.

A funcionária afastada também negou que tenha sido cúmplice de qualquer irregularidade. “Eu trabalhei com o Paulo Roberto, isso não posso negar”, disse Venina, referindo-se ao ex-diretor e hoje delator. “Se eu tivesse participado de algum esquema, não estaria aqui hoje, não teria feito a denúncia que fiz, não teria ido ao Ministério Público entregar o meu computador com todos os documentos que eu tenho, desde 2002”, completou a executiva.

No fim da entrevista, em tom emocionado em falar sobre a família e a mudança para Cingapura, Venina afirmou que irá até o fim nas denúncias e conclamou outros funcionários da Petrobras a também denunciarem.

“Espero que os empregados da Petrobras, porque tenho certeza que não fui só eu que presenciei, criem coragem e comecem a reagir. Temos que fazer isso para poder realmente fazer a nossa empresa ser o que era. A gente tem que sentir orgulho, os brasileiro têm que sentir orgulho dessa empresa. Eu vou até o fim e estou convidando vocês para virem também”, afirmou.

Em nota lida no “Fantástico”, a Petrobras voltou a negar que Graça e Cosenza tivessem sido alertados de irregularidades antes de novembro passado, reafirmou que as denúncias feitas por Venina foram apuradas por comissões internas e alegou que “possivelmente, a funcionária trouxe a público as denúncias porque foi responsabilizada por uma comissão interna”.

21 Comentários

  1. Quem prestou atenção no que ela falou no fantástico, o Cachaceiro Mor e a Dilma Youssef foram beneficiados com a sangria operada na Petrobrás.

  2. É…. esta mania do não sei de nada do Lula pegou mesmo. Não existe
    nenhum inocente neste Petrolão e tambem do mensalão. Todos os grau-
    dos sabiam de tudo e participaram ativamente das falcatruas. Burro so-
    mos todos nós brasileiros que não votamos na Dilma que inocentemente
    imaginávamos que o Brasil navegava em mar calmo. Infelizmente chega-
    mos no fundo do poço. Do inferno !!!

  3. justino bonifacio martins Responder

    Senhor FUI!!! felizmente não estamos no fundo do poço,isso acontecerá se a Petrobrás for privatizada; COISA QUE NÃO ACONTECERÁ PORQUE NÓS ENFORTCAREMOS, EM PRAÇA PÚBLICA, OS ENTREGUISTAS. FUI!! que tal uma OPERAÇÃO LAVA JATO NAS FRAUDES E SONEGAÇÕES, que montam a 1 TRILHÃO DE REAIS, ISTO É, 450 BILHÕES DE DÓLARES, OU SEJA 45 VEZES O QUE DIZEM SER O FURO DA CORRUPÇÃO NA PETROBRÁS? TOPAS A PARADA FUI!!!

  4. justino bonifacio martins Responder

    Só para lembrar o FUI, a Operação Lava Jato Fraudes e Sonegações não vai pegar os petralhas, sim OS EMPRESÁRIOS QUE FINANCIAM OS TUCANOS.

  5. ESSA SIM MERECIA SER PRESIDENTE DA PETROBRAS,MULHER HONESTA,SINCERA E HONRADA.MAIS INFELIZMENTE GENTE HONESTA E HONRADA NAO TEM SEU VALOR RECONHECIDO NESSE PAÍS.QUANTO MAIS SEM VERGONHA MELHOR.INFELIZMENTE.

  6. -Engraçado esta senhora denunciar somente agora os escândalos…na época em que descobriu nada fez, significa que é tão conivente quanto às pessoas que cometeram as falcatruas. Mesmo agora prestando depoimento ou dando entrevista não significa nada neste momento.
    -Perdeu uma grande oportunidade de prestar um serviço ao País e ter denunciado no momento exato do escândalo e não agora com o “leite derramado”!!!
    -Vai dormir Sra.Venina Velosa da Fonseca, o que a senhora queria já conseguiu, que foram os 15 minutos de fama patrocinados por alguém ainda desconhecido!!!

  7. Doutor Prolegômeno Responder

    Dilma é Simão Bacamarte e Graça é Crispim Soares. O hospício a pleno vapor .

  8. Venina pisou no pescoço do Lula sem medo.
    Essa moça vinha alertando e pedindo providências desde 2007, foi ameaçada e assim que surgiu a oportunidade colocou a boca no trombone e falou com segurança as verdades do PT

  9. QUESTIONADOR, vc. é burro mesmo ou se faz?, ela denunciou na época para os dirigentes da Petrobras, e eles não fizeram nada, ou vc. queria que ela fosse falar lá no programa do Faustão, tem cada figura que só por Deus mesmo!

  10. E por que não explicou nada sobre o futuro marido que prestou serviços na Petrobras sem licitações faturando mais de 7 milhões, só falou que o futuro marido rompeu o contrato quando casaram mais dai já estava com o bocó cheio, dai é fácil fazer falcatrua faturar dinheiro público com alguém que divide o mesmo teto e só depois casarem.

  11. Justino: O Partido dos “TRABALHADORES” já privatizou a Petrobrás. E faz tempo!

    “Enforcar os entreguistas”, virou justiceiro, linchador, agora é?

    Em que década seu pensamento parou, 60,70?

    Quem parece que está preocupado com financiamento secando a partir da Operação Lava Jato não são os “Tucanos” e sim os PETRALHAS! Liga para o Rui Falcão, liga para ele! rsrsrsrsrs

  12. Essa Venina vai passar de estilingue para vidraça rapidinho. Vai ter que explicar os rolos do ex-marido na petrobras.
    O feitiço ta virando contra o feitiçeiro.

  13. ESTA SENHORA QUE É PARECIDA DE FISIONOMIA COM O PREDADOR NÃO É NENHUMA SANTA, A SENHORA DILMA ESTÁ DEIXANDO ELA NO COMANDO DA PETROBRAS PARA ELA NÃO ABRIR A BOCA E CONTAR TUDO O QUE SABE DA NOSSA PRESIDENTE, PAÍS E GOVERNO DESACREDITADO, VERGONHA.

  14. justino bonifacio martins Responder

    Strapasson não sofismes; a Petrobras, FELIZMENTE, não está privatizada; por isso vocês entreguistas estão brabos, uivando, babando de raiva! Quanto a forca; é uma prática centenária aplicada aos traidores da pátria. Estás preocupado com a forca por que? Tens rabo preso por acaso?

  15. A DILMANTA DISSE QUE NÃO VAI DEMITIR A DESGRAÇA FOSTER,E CLARO QUE NÃO VAI,AÍ COMO FICA A DISTRIBUIÇÃO DAS PROPINAS DELA E DO CANCEROSO,ELA É A RESPONSÁVEL POR REPASSAR ESSES VALORES NAS CONTAS DOS LARANJAS.

  16. fiscal de realeza Responder

    QUERO VER SE A GLOBO VAI FICAR AO LADO DELA QUANDO O FUMO ENTRAR MESMO SÓ SE TIVER PROVA DE VERDADE AI EU TAMBEM ESTOU COM ELA MAS ME PAREÇE QUE ISSO ELA NAO TEM E AI CADEIA SERVE TAMBEM PARA INJURIA DEFAMAÇAO E ACUSAÇAO SEM CRITERIO E SEM PROVA VAI FICAR VENENOSO ACHO QUE FOI POR ISSO QUE ELA CHOROU AO DAR ENTREVISTA POIS DEVE TER NOTADO NO TAMANHO DO BURACO QUE ENTROU QUANDO ATENDEU OS LAMPEJOS DA GLOBO E DO PSDB VAI FICAR AMIGUINHO RAPIDINHO DENOVO DE PAULO ROBERTO COSTA

  17. Observador Atento Responder

    O PT é contra as privatizações porque quanto mais Empresas Públicas, maior a possibilidade de empregar incompetentes e fazer do desvio do dinheiro público uma fonte de riqueza para seus correligionários. Acorda Justino!

Comente