Uncategorized

Dilma veta item da LDO sobre transparência

dilma - -- ldo

Na contramão dos discursos que marcaram sua campanha à reeleição, a presidente Dilma Rousseff rejeitou uma série de iniciativas aprovadas pelo Congresso que aumentava a transparência e o controle dos gastos públicos. Informações do Estadão.

Entre os 32 vetos à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) deste ano, Dilma desobrigou o BNDES a divulgar na internet todas suas operações, incluindo aquelas com governos estrangeiros, assim como rejeitou a criação de um cadastro único de obras centralizado com os principais empreendimentos públicos em curso.

As mudanças haviam sido incluídas pelo ex-senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) no parecer que apresentou no fim do ano passado como relator da LDO de 2015, e foram aprovadas por deputados e senadores em plenário. A presidente barrou as medidas na sexta-feira, dia em que foram divulgados os vetos dela às iniciativas chanceladas pelos parlamentares. A partir de fevereiro, quando volta do recesso, o Congresso deverá analisar os vetos.

Nos bastidores, a aposta é que alguns partidos da base, como o PMDB, insatisfeitos com a montagem do segundo governo da petista, devem trabalhar para derrubar os vetos da presidente. A oposição criticou a iniciativa de Dilma.

Uma das principais modificações introduzidas por Vital do Rêgo, hoje ministro do Tribunal de Contas da União, garantia acesso irrestrito às informações do BNDES e de órgãos como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. Todos teriam de publicar, bimestralmente, um demonstrativo discriminando financiamentos a partir de R$ 500 mil concedidos a Estados, Distrito Federal, municípios e governos estrangeiros.

5 Comentários

  1. Doutor Prolegômeno Responder

    Porque o medo de revelar as operações do BNDES? Será que poderia existir um BNDESlão? Será que o Porto de Mariel e outras obras em países de amigos de Lula deveriam ser investigadas? Não percam o próximo capítulo…

  2. É que a Dra. Dilma sabe perfeitamente o significado do termo CHAVE DE CADEIA, na gíria policial.

  3. Será que o legislativo se submeterá aos vetos da ditadora dilma e dirão amém após o recesso?
    Se fizerem, é porque são frouxos, fisiologistas e traidores da pátria .

  4. Só idiotas e inocentes acreditaram nas mentiras dela e da PTzada. è muita cara de pau esse governo mentiroso. E, ainda querem reeditar a DRU, ( Desvinculação de Receita da União), quem não souber procure na internet, é um roubo institucionalizado pelo Governo.

  5. PURO MEDO DA POPULAÇÃO SABER O QUE ACONTECE COM OS RECURSOS PUBLICOS. QUEM TEM…….TEM MEDO

Comente