Uncategorized

Em 10 anos, Globo perde 4 em cada 10 TVs ligadas

de Ricardo Feltrin, UOL:

A TV Globo aberta continua vendo sangrar sua audiência. Entre 2004 e 2014, a emissora perdeu 40% de share, segundo dados obtidos por esta coluna com exclusividade.

“Share” é a participação de uma emissora no universo somente de TVs ligadas. É calculado em porcentagem, e não em pontos de ibope, e uma forma de ver o comportamento do público diretamente pelo aparelho de televisão.

Ou seja, dez anos atrás aproximadamente 50% das TVs ligadas ficavam sintonizadas na Globo entre 7h e 0h, de segunda a domingo. Em décadas passadas, esse índice chegou a 70%. Em finais de algumas grandes novelas, teria beirado os 90% até.

No ano passado, esse índice de share da Globo baixou para 32%. Em outras palavras, a emissora perdeu importantes 18 pontos percentuais (40%) no universo de TVs ligadas.

Para efeito de comparação, na década passada o share da Record era de 10% e hoje está em 15%. Já o SBT tinha 20% de share e hoje tem apenas 13%.

Mas, para onde foi todo esse público que antes deixava a TV ligada na Globo (e no SBT), uma vez que não houve migração em massa para outras emissoras abertas?

A resposta não foi medida em números mas certamente pode ser explicada: a maior parte desse público “fujão” ocupa seu tempo diante da TV hoje com canais pagos (mais de 260% de crescimento no período), DVDs e videogames.

Um público imenso também está mais ocupado com internet, mas o ibope nunca fez uma estimativa a respeito.

É certo que a Globo é líder de audiência também na TV por assinatura, mas é bom lembrar que nem 30% da população brasileira tem acesso a esse tipo de diversão.

Pelo índice de pontos, em 2004 a média da Globo era de 21,7 pontos das 7h à 0h. No ano passado despencou para 13,5.

8 Comentários

  1. Do Interior.... Responder

    Além de ser parcial na política, sempre a favor do PT, que lhe rende lucros na propaganda, a GLOBO tem inserido programas muito ruins, tipo Zorra Total, p.ex.

    Outro fator são as novelas. Cada vez mais contra a família, os pais tem impedido seus filhos de as verem. Estas, cada vez mais venera e mostra os mais variados temas e estereótipos humanos, como p.ex. exposição demasiada dos temas controversos pela sociedade brasileira, tentando incutir na cabeça da população que tudo é normal e que tudo pode, impondo, qualquer crítica, como “racismo” ou “preconceituoso”, principalmente sobre as idéias da LGBT.

    Todos sabem que mais da metade da GLOBO são homossexuais, principalmente os diretores e produtores de novelas. Isto faz com que haja uma superexposição deste tema nas novelas, havendo, por consequência, o “corte” por parte dos pais (em relação aos filhos) e pela maioria da população, que não aguenta mais ver aqueles personagens bizarros de homens vestidos de mulher.

    Não é preconceito, é questão de gosto!. Como não gosto de filmes de romance, também não gosto deste tipo de programa que tenta inserir este tema meio que “a força”.

  2. Essa é a resposta. Isso ocorre com todas as grandes emissoras do planeta.

    “A resposta não foi medida em números mas certamente pode ser explicada: a maior parte desse público “fujão” ocupa seu tempo diante da TV hoje com canais pagos (mais de 260% de crescimento no período), DVDs e videogames.

    Um público imenso também está mais ocupado com internet, mas o ibope nunca fez uma estimativa a respeito.”

  3. ELEITOR CONSCIENTE Responder

    SE DEPENDER DE MIM ELA FICA NOS 4% DE AUDIENCIA. A GLOBO É TOTALMENTE TENDENCIOSA QUANDO PREGA LIBERDADE DE EXPRESSÃO. OS JORNALISTAS VIVEM NO CABRESTO SÓ FALAM O QUE O DEPARTAMENTO COMERCIAL APROVA E AQUELES QUE OUSAREM EM NÃO SEGUIR RIGOROSAMENTE A CARTILHA . FFFFFFFOOOOOOOORRRRRAAAA

  4. Parreiras Rodrigues Responder

    Mercadorias vencidas, algumas putrefactas até. Nunca mais um Chico Anísio, enquanto faustões, zorras e viados proliferam. Tem razão o amigo Do Interior.

    Mas, os motivos maiores são a concorrência da Internet e o leque de opções.

  5. Meu Deus do céu, aguentar 50 anos sempre vendo a mesma coisa, nem dos mais idiotas se poderia esperar isto. Mas se perguntarmos a maioria da mulherada quantas não veem a sacrossanta novela, o resultado seria diferente. Como vejo pouquíssimos minutos por dia a TV aberta, não perco tempo vendo o mais do mesmo. Perco o meu tempo vendo a TV do padre Reginaldo.

  6. fiscal de realeza Responder

    É QUANDO ELES TINHAM O PSDB NO COMANDO ELES DEITAVAM E ROLAVAM POIS AGORA TIVERO QUE TIRAR DA GRADE DE PROGRA ATÉ A ESCOLA DIARIA DAS 6 DA MANHAM QUE ERA PATROCINADO PELO BANCO DO BRASIL E POR ELES SEREM CONTRA E TAXATIVOS AO GOVERNO FEDERAL PERDERO O PATROCINIO E POR MIM ELE PODERIAM FICAR COM A MESMA AUDIENÇIA PIFIA DA TV É PARANA QUE O BETO FAIS QUESTAO DA FALENÇIA DELA

  7. ELEITOR INCONFORMADO Responder

    SENHOR FISCAL DE REALEZA A PROGRAMAÇÃO CULTURAL E EDUCATIVA É ESSENCIAL PRINCIPALMENTE PARA O POVO DE BAIXA RENDA QUE INFELIZMENTE FICA RESTRITO A RECEBER BOLSA FAMILIA E FICAR QUIETO. A FALTA DE EDUCAÇÃO E CULTURA FAZ COM QUE AS PESSOAS FIQUEM SUBMISSAS . NÃO QUESTIONAM AS BARBARIDADES FEITAS AFINAL NEM SABEM DO QUE É FALADO NOS JORNAIS(NÃO ENTENDEM) O PROPRIO EX PRESIDENTE LULA DISSE VARIAS VEZES PODEM FALAR EM DOSSIÊ QUANTAS VEZES QUISEREM PORQUE OS MEUS ELEITORES ACHAM QUE DOSSIÊ NADA MAIS É QUE UM DOCE FRANCES. ISTO SENHOR FISCAL É A REALIDADE DA NOSSA POPULAÇÃO. AS MUDANÇAS NO SISTEMA EDUCACIONAL PUBLICO FAZ COM QUE TENHAMOS HOJE CRIANÇAS NA 5 SÉRIE CONSIDERADAS ALFABETIZADAS FUNCIONAIS , QUE O SENHOR DEVE SABER O QUE É, PARA AQUELES QUE NÃO SABEM . A PESSOA NESTA CONDIÇÃO SABE “JUNTAR LETRINHAS” . NÃO POSSUI CONDIÇÕES DE ESCREVER UM TEXTO SIMPLES OU DE INTERPRETAR OUTRO JÁ ESCRITO. PARA COBRIR ESTE CRIME NA EDUCAÇÃO FORAM CRIADAS AS COTAS NAS UNIVERSIDADES PUBLICAS ONDE EMPURRAMOS ESTES ALUNOS PARA O ENSINO UNIVERSITÁRIO. ESTAS COTAS SEMPRE FORAM QUESTIONADAS POR ALGUNS GRUPOS E DEFENDIDAS POR OUTROS. POREM DE QUE ADIANTA COLOCARMOS PESSOAS SEM CONDIÇÕES DE ACOMPANHAR UM ENSINO UNIVERSITÁRIO . MUITOS ALUNOS COTISTAS MAIS DEDICADOS GRAÇAS A DEUS CONSEGUEM CONCLUIR O CURSO SUPERIOR , MAS A GRANDE MAIORIA DESISTE TIRANDO A VAGA DE ALGUÉM QUE PODERIA ACOMPANHAR . OS NÚMEROS A ESTE RESPEITO COMO OUTROS DADOS ESTATÍSTICOS NESTE PAÍS SÃO MAQUIADOS E NÃO TRADUZEM A REALIDADE QUE VEMOS NO DIA A DIA.
    ASSIM CARO SENHOR A TV EDUCATIVA É UMA NECESSIDADE PORQUE SENÃO TEREMOS APENAS PROGRAMAS RELIGIOSOS(DE VÁRIOS CRENÇAS PRINCIPALMENTE AS EVANGÉLICAS) OU PROGRAMAS BAIXARIA COMO NOVELAS , BBB , ETC… QUE SÓ ATRASAM O CRESCIMENTO INTELECTUAL DO POVO.
    PARA CONCLUIR GOSTARIA DE DIZER QUE LOGICAMANTE O CRESCIMENTO INTELECTUAL DO POVO NÃO ESTA NAS METAS DE MUITOS GOVERNANTES AFINAL A IGNORÂNCIA DO POVO OS BENEFICIA.

Comente