Uncategorized

Vândalos picham fachada e roubam duas obras do museu Guido Viaro

Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo
guido2

de Helena Carnieri, Gazeta do Povo:

A fachada do Museu Guido Viaro, na Rua XV de Novembro, amanheceu bastante pichada nesta quinta-feira (15). Vândalos também entraram no imóvel e derrubaram uma tela do pintor ítalo-brasileiro. “A Deposição da Cruz”, pertencente à fase religiosa de Guido Viaro, datada dos anos 1940, foi encontrada no chão, com o vidro quebrado. Duas outras obras, ainda não identificadas, foram roubadas.

Ainda não foi avaliada a condição da tela, que pode ter sofrido rasgos. “É mais a sensação de insegurança que fica”, lamenta o escritor e cineasta Guido Viaro, neto do pintor e um dos administradores do museu, que é particular e reúne o acervo de Viaro (1897-1971).

Conforme o proprietário, as obras não são seguradas porque isso representaria um custo enorme. Segundo ele, nem mesmo o Museu de Arte de São Paulo tem seguro das obras.

Insegurança
Pichações na lateral do prédio histórico (diante da Rua General Carneiro, que é mais escura) são registradas com frequência. No começo deste mês as paredes foram depredadas. Esta é a primeira vez que a fachada principal é agredida. “O revestimento do imóvel não existe mais, é preciso encomendar”, explica Viaro.

1 Comentário

  1. Não existe monitorização de um Museu importante como este !?
    Precisa prender estes malfeitores e fazerem limpar as pichações
    com língua e escova de dente !!!

Comente