Uncategorized

O diretor sumiu

marta e dilma

Se houvesse transparência na condução da economia no governo Dilma, ela não teria aprofundado os erros que nos trouxeram a esta situação.

Marta Suplicy

Tenho pensado muito sobre a delicadeza e a importância da transparência nos dias de hoje. Temos vivido crises de todos os tipos: crise econômica, política, moral, ética, hídrica, energética e institucional. Todas elas foram gestadas pela ausência de transparência, de confiança e de credibilidade.

Se tivesse havido transparência na condução da economia no governo Dilma, dificilmente a presidente teria aprofundado os erros que nos trouxeram a esta situação de descalabro. Não estaríamos agora tendo de viver o aumento desmedido das tarifas, a volta do desemprego, a diminuição de direitos trabalhistas, a inflação, o aumento consecutivo dos juros, a falta de investimentos e o aumento de impostos, fazendo a vaca engasgar de tanto tossir.

Assim que a presidenta foi eleita, seu discurso de posse acompanhou o otimismo e reiterou os compromissos da campanha eleitoral: “Nem que a vaca tussa!”.

Havia uma grande expectativa a respeito do perfil da equipe econômica que a presidenta Dilma Rousseff escolheria. Sem nenhuma explicação, nomeia-se um ministro da Fazenda que agradaria ao mercado e à oposição. O simpatizante do PT não entende o porquê. Se tudo ia bem, era necessário alguém para implementar ajustes e medidas tão duras e negadas na campanha? Nenhuma explicação.

Imagina-se que a presidenta apoie o ministro da Fazenda e os demais integrantes da equipe econômica. É óbvio que ela sabe o tamanho das maldades que estão sendo implementadas para consertar a situação que, na realidade, não é nada rósea como foi apresentada na eleição. Mas não se tem certeza. Ela logo desautoriza a primeira fala de um membro da equipe. Depois silencia. A situação persiste sem clareza sobre o que pensa a presidenta.

Iniciam-se medidas de um processo doloroso de recuperação de um Brasil em crise. Até onde ela se propõe a ir? Até onde vai o apoio à equipe econômica?

Para desestabilizar mais um pouco a situação, a Fundação Perseu Abramo, do PT, critica as medidas anunciadas, o partido não apoia as decisões do governo e alguns deputados petistas vociferam contra elas. Parte da oposição, por receio de se identificar com a dureza das medidas, perde o rumo criticando o que antes preconizou.

O PT vive situação complexa, pois embarcou no circo de malabarismos econômicos, prometeu, durante a campanha, um futuro sem agruras, omitiu-se na apresentação de um projeto de nação para o país, mas agora está atarantado sob sérias denúncias de corrupção.

Nada foi explicado ao povo brasileiro, que já sente e sofre as consequências e acompanha atônito um estado de total ausência de transparência, absoluta incoerência entre a fala e o fazer, o que leva à falta de credibilidade e confiança.

É o que o mercado tem vivido e, por isso, não investe. O empresariado percebe a situação e começa a desempregar. O povo, que não é bobo, desconfia e gasta menos para ver se entende para onde vai o Brasil e seu futuro.

Acrescentem-se a esse quadro a falta de energia e de água, o trânsito congestionado, os ônibus e metrôs entupidos, as ameaças de desemprego na família, a queda do poder aquisitivo, a violência crescente, o acesso à saúde longe de vista e as obrigações financeiras de começo de ano e o palco está pronto.

A peça se desenrola com enredo atrapalhado e incompreensível. O diretor sumiu.

Marta Suplicy é senadora pelo PT-SP. Foi prefeita de São Paulo (2001-2004), ministra do Turismo (2007-2008) e ministra da Cultura (2012-2014)

16 Comentários

  1. Sueli Guimaraes Responder

    Este é o quadro !! Alem das graves dificuldades dos Estados e Municipios. É a ” tempestade perfeita” se formando. Essa historia não terá um bom final !

  2. Sergio Silvestre Responder

    Engraçado,vi dias destes não me lembro se foi o Alvaro dizendo a mesma coisa,mas eles estão a décadas no poder,ganham para legislar,governar e ajudar a cuidar do Pais.
    Depois de 4 décadas vem me apontar o erros?
    Ora isso deveria ser feito lá atrás,mas sabe quando voces se interessaram por isso enquanto estavam no poder?Nunca.

  3. Começou aquela velha história, os ratos pulando do barco…só vai sobrar a Comandante, caso não seja jogada aos tubarões antes, digo aquela que se diz Comandante, porém ,mais do que nunca se apresenta como a maior farça, a mentira, o crime, a vergonha na cara, o desprezo, e tudo mais ao menosprezar nossa inteligência, espero que não conclua seu mandato, que suma lá para os lados da Bolivia, onde já deve ter um pujadinho para a hora que o bicho pegar de verdade, sou brasileiro, mais tenho andado com a cabeça baixa, pensativo, e sem esperanças de viver em um país digno.

  4. Leitura simples: Marta e essa turma toda do PT que está agora batendo no PT, só está tentando se preservar para as eleições futuras, isto é, se garantir, voltando a atuar no que sempre foram bons: ser oposição, isso porque a oposição de verdade não está tendo competência para se estabelecer. Resumo da ópera: o PT é governo e também oposição, portanto não sobra nada para os outros.

  5. Do Interior.... Responder

    Sergio, você está dizendo que o PT sempre roubou e errou, junto com a Marta? ou a Marta é mentirosa só porque vai contra a organização petista?

  6. JOÃOZINHO DO SUDOESTE Responder

    Até parece um discurso da oposição.
    Está magoada, mamou até ontem,virou o cocho por quê ?

  7. Oldair Camiccia Responder

    A Marta Suplicy está a serviço da grande imprensa golpista, também conhecida como PIG, a qual juntamente com a revista Veja e o Jornal Folha de São Paulo estão preparando um grande golpe para tirar do poder a Camarada Dilma. Alias esta Marta sempre foi do PSDB. Entretanto eu e o outro grande camarada Sérgio Silvestre não vamos permitir que isto ocorra. KKKKK.

  8. Sinto dizer, mas a crise que deu origem a todas as demais foi crise de caráter, de vergonha na cara,a crise moral e ética. As demais crises foram acirradas pela irresponsabilidade da realização de uma Copa do Mundo de Futebol, pelo Petrolão e lá atrás pelo Mensalão, que o Lulalá sempre dizia nunca saber de nada. Agora, em meio a toda esta desgraça, enquanto o povo que não é o responsável pelas irresponsabilidades dos governantes, quer federal ou estadual, é quem paga o pato e em paralelo os grandões do executivo, todo o legislativo e todo o judiciário se auto beneficia com aumentos e ignoram a redução de salários do cidadão comum, e fazem isto com a maior cara de pau. Que democracia é esta? Democracia fajuta que beneficia e contempla aqueles que menos precisam de governo. Parte da culpa é do povo que vota sempre nos mesmos, apesar de ser alertado que a situação está ruim e tende a piorar.

  9. Em que país surreal a dona marta suplício esteve nos últimos anos que somente agora entrou em sintonia com a realidade de seu governo ptista, essa hipócrita apenas se magoou por ser escanteada pela sua agora dilmáculada.

  10. Caro FÁBIO, a colocação da MARTA está absolutamente correta em todos os sentidos, pois trata apenas de constatação de fatos, mesmo que não agrade os membros da ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA PETISTA, no poder há mais de 12 anos. Porém ainda está presente um tema que os pais e mães das famílias brasileiras ainda não entenderam com clareza. Foi a manifestação da presidente DILMA VAGALUME em pedir clemência pela vida de um traficante de cocaína que foi preso com a droga, foi condenado após mais de 10 anos, e teve a execução da pena cumprida com a pena de morte pelo crime praticado na Indonésia. Pela súplica emitida pela presidente podemos entender que ela participa de mais uma ORGANIZAÇÃO criminosa, agora de traficantes de cocaína. Por outro lado, no estado do RIO, nessa mesma semana, mais de 12 crianças e jovens tiveram suas vidas retiradas de maneira como de execução sumária, por membros da ORGANIZAÇÃO de traficantes de cocaína, e pasmem nenhuma manifestação da presidente. Ela não sabia dos fatos ocorridos. Nenhuma mensagem de condolência para os familiares que tiveram seus membros abatidos. Eu não acredito nela, e você como pai e mãe acredita em membros da ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA PETISTA? Defendo a liberdade de opinião, liberdade de imprensa e liberdade de investigação. Apoio a proposta de ” o sul é o meu país” e proponho o IMPEACHMENT JÁ da DILMA, agora no poder, para evitar maiores desentendimentos e VERGONHAS a sociedade brasileira. Atenciosamente

  11. O que me assombra é que a Dona Martha só admite isso agora! Porque ela não falava tudo isso quando mamava nas benesses desse governo?

Comente