Uncategorized

Policiais salvam andarilho que caiu no mar em Guaratuba

policiais - litoral

Em um ato heroico e de coragem, dois policiais militares arriscaram suas próprias vidas na escuridão da madrugada e nas águas do mar, nesta segunda-feira (26), para salvar a vida de um andarilho, que caiu no oceano, na Praia de Namorados, em Guaratuba, no litoral do Paraná. Em menos de cinco minutos a dupla tirou o homem do mar, apesar da imensa dificuldade.

“Não somos bombeiros e nem temos treinamento adequado para socorro no mar, pois esta não é a nossa missão, mas quando vimos aquele homem pedindo por socorro, não pensamos em mais nada a não ser salvá-lo”, relata o soldado Marcos Aurélio de Souza, do Bope. Ele e o soldado Marcio Jesus dos Santos, da Polícia Montada, resgataram o homem. Ambos os policiais estão prestando serviços na Operação Verão Paraná 2014/2015.

“Nós policiais militares temos como missão reestabelecer a ordem e proteger a vida, foi neste sentido que, juntamente com meu parceiro, pulei na água na tentativa de salvar a vida daquele homem. Não pensamos no risco às nossas vidas, tivemos dificuldades por conta da escuridão e da profundidade, além disso, como ele estava se debatendo, ia se afastando da margem, mas não hesitei por um minuto, apenas queria tira-lo dali”, descreve Jesus.

O FATO – Por volta das 2h, os soldados Aurélio e Jesus, que patrulhavam pela orla marítima, dentro da Operação Segurança Bancária – uma das atividades da Operação Verão – avistaram um homem se debatendo na água e pedindo socorro, próximo onde havia alguns barcos de pesca atracados. A dupla policial rapidamente retirou os equipamentos (cinto de guarnição) e fez o resgate do andarilho, mesmo sendo num local escuro e de grande profundidade.

“Segundo o relato do próprio andarilho, após o resgate ele andava pelo trapiche quando tropeçou em uma das cordas, que seguram barcos atracados, e caiu na água”, conta o soldado Aurélio. A vítima, que depois confessou estar embriagada, foi encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município para receber o atendimento médico necessário, após o socorro.

“Apesar da extrema dificuldade, os policiais militares conseguiram realizar o resgate com sucesso e salvaram a vida do homem. Assim como a vítima, os policiais engoliram grande quantidade de água, receberam atendimento médico no local e foram encaminhados ao hospital para receberem o tratamento médico adequado à situação”, relata o Comandante da Subárea de Guaratuba na Operação Verão Paraná, capitão Vilson Laurentino da Silva.

Como o trapiche tem cerca de 6 metros de altura, os policiais tiveram dificuldades para colocar a vítima no trapiche e contaram com a ajuda de seguranças de um estabelecimento para coloca-lo no chão. “A união de esforços também foi primordial neste caso que resulta em uma vida salva”, avalia o capitão.

11 Comentários

  1. Joao Pedro Silotti Responder

    Parabéns, precisamos valorizar atos como este. Éssa é a verdadeira PM do Paraná!

  2. Agora não comentamos nada.
    Policiais Militares honrados, conscientes de seus deveres como protetores da sociedade. Arriscaram a vida para salvar um homem cuja condição é de estrema miséria. Um andarilho. Alguém invisível perante a sociedade.
    Mas não, preferimos endeusar traficantes, mesmo os que sofrem pena capital. Preferimos endeusar quem faz da vida uma festa e, quando se da mal, achamos que a culpa simplesmente não é mais dele. Tornou-se bom, amável, um verdadeiro anjo. Pois anjos são estes que juraram dar suas vidas em prol das vidas dos cidadãos de bem. Sejam eles ricos ou miseráveis. São destes homens e mulheres Policiais Militares que vem o exemplo. Preservar vidas e cumprir a lei! Juraram isso perante a Bandeira Nacional e perante suas famílias… e cumpriram com dignidade e competência seu juramento. Parabéns aos heróis de verdade. Que velam pelo nosso sono e por nossa segurança. Aos maus Policiais, que mudem e se inspirem. Aos que preferem comentar a morte de marginais….que continuem a fazê-lo. Afinal, Lampião, o Rei do Cangaço, também era um delinquente.

  3. Se um PM merece a devida punição quando comete desvio de condutas, estes merecem e preenchem todos os requisitos para receber promoção por ato de bravura e, penso, deve ser o estimulo que merecem do seu Comandante Geral. Vejam a lei:
    Lei 5940 – 08 de Maio de 1969:
    Súmula: Estabelece os princípios, requisitos e processamento, para promoções de Praças de
    Pré da Polícia Militar do Estado.
    CAPÍTULO VI
    DA PROMOÇÃO POR BRAVURA
    Art. 48. A bravura, como princípio adotado para promoção na Polícia Militar, caracteriza-se por:
    I -Prática de ato incomum de coragem.
    II -Audácia no cumprimento do dever ou além dêste, exteriorizada em feitos úteis às operações policiais-militares.
    III – Pelos resultados conseguidos e exemplo dado no cumprimento do dever.
    Art. 49. A promoção por bravura independe da existência de vaga e outras exigências, sendo extensiva à praça de pré inativa.
    Art. 50. A promoção por ato de bravura da-se após reconhecimento pela Comissão de Promoções de Praças de Pré, através de sindicância determinada pelo Comandante Geral.
    Parágrafo único. Reconhecida a bravura a praça de pré será promovida, mesmo que da prática do ato tenha resultado sua invalidez ou morte.
    Art. 51. Os Sargentos promovidos por ato de bravura permanecerão no Quadro a que
    pertencem e os policiais e Cabos serão classificados como combatentes.

  4. PARABENS! Ainda temos bons policiais, competentes e sabem de sua missão em proteger a sociedade. Se os políticos tivessem essa consciência o país seria melhor. Parabéns de novo a PM do Paraná.

  5. É ISSO AÍ PM DO PARANÁ, QUE O ATO SIRVA DE EXEMPLO A PM DE SC, A QUAL EM VEZ DE A SERVIR E PROTEGER A POPULAÇÃO ESTA MATANDO SURFISTAS!!!
    PARABÉNS AOS PM’s.

  6. É uma pena que o governo petista está fazendo até reuniões secretas para acabar com as PMs. Também o relatório da Comissão da Verdade pede o seu fim (das PMs), apesar de que no mesmo relatório as PMs tem o menor número de considerados envolvidos do que as demais instituições.

  7. PORÉM,PARA O pt E SUA MÍDIA COMPRADA,AQUELA QUE É A FAVOR DA EXTINÇÃO DA PM,A FAVOR DO DESARMAMENTO,PARA ESSES QUADRÚPEDES,OS MILITARES ESTAVAM AFOGANDO O MENDIGO.

Comente