Uncategorized

Governo Dilma-2 caminha para a autodestruição

lula dilma

O que já está ruim sempre pode piorar. A Petrobras e o país amanheceram de pernas para o ar nesta quinta-feira.

Do Ricardo Kotscho, no Balaio do Kotscho

Ao mesmo tempo em que a Petrobras ficava sem diretoria, após a renúncia coletiva da véspera, e sem ninguém saber o que será feito dela amanhã, a Polícia Federal está fazendo neste momento, nove da manhã, uma nova operação em quatro Estados, com mandados contra mais de 60 investigados na Lava-Jato, entre eles o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto.

Pelo ranger da carruagem desgovernada, a oposição nem precisa perder muito tempo com CPIs e pareceres para detonar o impeachment da presidente da República, que continua recolhida e calada em seus palácios, sem mostrar qualquer reação.

O governo Dilma-2 está se acabando sozinho num inimaginável processo de autodestruição.

A presidente teve todo o tempo do mundo para pensar em soluções para a Petrobras, desde que esta grande crise estourou no ano passado, mas só se dedicou à campanha pela reeleição e à montagem do seu novo ministério. Agora, tem apenas 24 horas para encontrar uma saída, antes da reunião do Conselho de Administração, que precisa nomear a nova diretoria amanhã para não deixar a empresa acéfala.

Pois não é que, em meio aos enormes desafios que seu governo enfrenta em todas as áreas da vida nacional, apenas 36 dias após o início no segundo mandato, Dilma encontrou tempo para promover a primeira mudança em seu ministério trazendo de volta o inacreditável Mangabeira Unger, folclórico ideólogo que queria construir aquedutos para transportar água da Amazônia para o sertão do nordeste, como lembrou Bernardo Mello Franco?

Isolada, atônita, encurralada, sem rumo e sem base parlamentar sólida nem apoio social, contestada até dentro do seu próprio partido, como estará se sentindo neste momento a cidadã Dilma Rousseff, que faz apenas três meses foi reeleita presidente por mais quatro anos?

Ou, o que seria ainda mais grave, será que ela ainda não se deu conta do tamanho da encrenca em que se meteu?

É duro e triste ter que escrever isso sobre um governo que ajudei a eleger com meu voto, mas é a realidade. É preciso que Dilma caia nesta realidade e mude radicalmente sua forma de governar, buscando e não arrostando apoios, ouvindo pessoas fora do seu núcleo palaciano, como prometeu no discurso da vitória, antes que seja tarde demais.

Por um desses achaques do destino, foi marcada para amanhã, em Belo Horizonte, a abertura das comemorações dos 35 anos da fundação do PT, um partido que vi nascer e que vive hoje a pior crise da sua história, 12 anos depois de ter chegado ao poder central.

Está previsto um encontro reservado do ex-presidente Lula com a presidente Dilma. Cada vez mais distantes nos últimos meses, o que um terá para falar ao outro? Pode ser que a conversa comece com esta pergunta, que todos os petistas estão se fazendo: “Pois é, chegamos até aqui. E agora, camarada?”

Vida que segue.

11 Comentários

  1. Eremildo deixou de ser idiota Responder

    Ja começou pelas redes sociais a GRANDE CONVOCAÇÃO PARA O POVO IR A PRAÇA NO DIA NO DIA 15 DE MARÇO PRÓXIMO, PEDIR O IMPEACHMENT da presidANTA……..

    Sempre disse que seria depois do carnaval que o POVÃO iria berrar, mas pelo andar da carruagem é capaz de acontecer antes de 15 de março…..degringolou de vez…e agora que ficou comprovado que só o Vacari recebeu U$200 milhoes de verdinhas da proprina coorruptiva do petrolão…a VACA RI, mas vai pro brejo

  2. A autodestruição do governo do PT começou a ser desenhado bem
    no início do mensalão e o Lula e sua tropa afirmando que tudo se pas-
    sava de uma grande invenção da direita oportunista e vingativa. Mes-
    mo assim o STF mandou para o xadrez os principais envolvidos. Os
    caras imaginaram que tudo estava certo depois que os “culpados” fo-
    ram em cana e que o povão iria esquecer os escandalos. Deus sabe
    muito bem o que faz. De um pequeno episódio do Andre Vargas com
    o jatinho do Youssef acabou chegando ao escandalo da Petrobras.
    Alguem imaginava !? Para complicar ainda mais a situação neste epi-
    sódio não existem apenas acusação e defesa. Está em jogo a delação
    premiada que mata e enterra qualquer mentira do PT chefiados por
    Lula e a Dilma. Continuo acrediando na justiça divina !!!

  3. Onde estão os comentaristas aliados do PT que não mostram a cara?
    Até poucos dias era Deus no Céu e Lula e Dilma na Terra. Estariam encurralados no meio de tantos mal feitos, ou estão com pés atolados na lama que eles mesmo fizeram?
    É como diz aquele velho ditado popular:” não há mal que sempre dure”.

  4. Sergio Silvestre Responder

    Dilma tem que retroceder,não dar mole para palpites e governar.
    É sabido que iam tentar sangrar o PT,o capital não aguenta mais pobre e parte para a coisa fácil que é não investir no risco e cobrar juros estratosféricos.
    Agora,aqueles que tem pensamentos ferteis sobre depor um presidente eleito por uma maioria que tomam cuidado.Muitos deles estão ai mamando em belos cargos isso pode cair nas mãos de um aventureiro que pode tomar o poder desse Pais e ferrar esses sanguessugas que nada fazem e ganham muito.
    Isso eu torço para acontecer,quem sabe um novo PINOCHET,para quebrar a bunda dessa turma.

  5. Eremildo deixou de ser idiota Responder

    Ja começou pelas redes sociais a GRANDE CONVOCAÇÃO PARA O POVO IR A PRAÇA NO DIA 15 DE MARÇO PRÓXIMO, PEDIR O IMPEACHMENT da presidANTA……..

    Sempre disse que seria depois do carnaval que o POVÃO iria berrar e pedir o impedimento dos petralhas, mas pelo andar da carruagem é capaz de acontecer antes de 15 de março…..degringolou de vez…e agora que ficou comprovado que só o Vacari recebeu U$200 milhoes de verdinhas da proprina coorruptiva do petrolão…a VACA RI, mas vai pro brejo

  6. O mais fácil,prático, seguro e sem chance de erro, é enfiar tudo numa cadeia de segurança máxima, numa ilha no meio do Atlântico e lá deixá-los pelos séculos dos séculos, como faziam com os pobres portadores de doenças contagiosas ao longo da história, confinando-os em vales, cavernas, ilhas, buracos e outros locais incomunicáveis com o mundo exterior.
    Peço perdão aos portadores desse tipo de doença pela comparação, e pela lembrança de tanto sofrimento e injustiça.
    Mas essa raça maldita, merece coisa muito pior que isso. Fora petismo bandido.

  7. Dilma está pouco se lixando com tudo isso, pois sabe que o Judiciário passou à sociedade a impressão de que o PT FOI VÍTIMA dos MALVADOS EMPRESÁRIOS, pois só estes foram e continuam presos, enquanto os larápios estão fazendo festa e rindo da nossa cara e da cara da Justiça brasileira, que não tem coragem de prender sequer o tesoureiro do partido, que dirá os chefes da SOC!!!!
    E ainda tem ingênuo achando que CPI controlada pelo PT e PMDB vá apontar crimes de integrantes desses mesmos partidos!!!

  8. jaime rodrigues Responder

    PT AO COMEMORAR 35 ANOS, TEM QUE SE PREOCUPAR COM A POLICIA FEDERAL QUE PODE IR BUSCAR VARIOS DE SEUS MEMBROS E ENGROSSAR A PAPUDA.

Comente