Uncategorized

Ney apresenta projeto para prevenir síndorme do X-Frágil

O deputado Ney Leprevost apresentou na Assembléia Legislativa projeto de lei para garantir a realização de exame do “Teste Molecular de DNA” em recém-nascidos e crianças de até um ano e meio de idade para detectar a existência da Síndrome do X-Frágil, uma condição hereditária que determina alterações no desenvolvimento intelectual e no comportamento.

Pelo projeto, a coleta do material será realizado em recém-nascidos, já na sala de parto ou no berçário, pelo médico ou por qualquer membro da equipe devidamente treinada. “Na maioria das vezes, o recém-nascido nasce sem apresentar qualquer tipo de problema e, por esta razão, o Teste Molecular de DNA é essencial para identificação da doença”, afirmou Ney.

Os responsáveis pelos Centros de Saúde orientarão os pais sobre a importância da realização do exame do Teste Molecular de DNA. Caso não tenha sido feita a coleta no ato do nascimento, o exame deverá ser feito em crianças até dezoito meses, durante a aplicação das vacinas obrigatórias. O exame será certificado com anotação na carteira de vacinação ou em anexo.

“Caso seja apontada alteração que indique a presença da Síndrome do X-Frágil, os pais devem ser avisados e a criança, encaminhada para o devido tratamento com terapeutas ocupacionais, neurologistas e fonoaudiólogos”, informou Ney.

Causas e sintomas

A principal manifestação da síndrome do X-Frágil é o comprometimento intelectual, que varia desde dificuldades de aprendizagem e problemas de atenção até diferentes graus de retardo mental. A doença não se manifesta com traços físicos tão marcantes, como ocorre em outras síndromes genéticas, a exemplo da própria Down. No entanto, existem algumas características mais típicas, como face alongada, orelhas grandes, músculos flácidos, mandíbula projetada para frente, alterações oculares (estrabismo e miopia) e, no sexo masculino, aumento do volume dos testículos após a puberdade. Entre 15 e 20% das crianças com X-Frágil apresentam convulsões. As meninas tendem a sofrer mais alterações emocionais, como ansiedade, depressão e isolamento social, entre outros sintomas afins.

7 Comentários

  1. RAUL QUADROS DA SILVA Responder

    Ney está tentando desviar a atenção depois desta trepada¨ no caminhão da CUT. Só resta ao Ney pedir para que o Governador Beto Richa ou o Secretário Eduardo Sciarra exonere seus indicados em cargos de comissão no Governo, aproveita Governador.

  2. O Ademar,bem se ve que vc nao conhece o Ney “MANDOU EXONERAR” ,kkkkkkkkkkkkkkk me faz rir o maior sangue seuga do Parana.Vc so pode estar de brincadeira…
    Ele so saiu da base em favor dos professores quando baixaram o SALARIO do PAI dele na COPEL DE R$ 47.000,00 para o salario de apenas R$ 29.000,00,este e o mair cara de pau que existe no Parana.

  3. Sendo que o Pai e o maior INCOMPETENTE da face da terra,serve para mamar na teta dos filhos…

  4. Operário do povo Responder

    Bater de frente com Ney é mau negócio. Além do poder da oratória, carisma e boa aceitação popular ele tem ideologia política voltada ao povo, para o povo e pelo povo. Fica a dica!

Comente