Uncategorized

Lula, de esperança a forte ameaça à democracia

Foto: Marcos de Paula/ Estadão lula_abi

do Noblat:

O que leva Dilma, aos 67 anos de idade, a ser tão rude com seus subordinados? A pedido de quem me contou, não revelarei a fonte da história que segue.

No ano passado, ao ouvir do presidente de uma entidade financeira estatal algo que a contrariou, Dilma elevou o tom da voz e disse:

– Cale a boca. Cale a boca agora. Você tem 50 milhões de votos? Eu tenho. Quando você tiver poderá ocupar o meu lugar.

Dilma goza da fama de mal educada. Lula, da fama de amoroso. Não é bem assim. Lula é tão grosseiro quanto ela. Tão arrogante quanto.

Eleito presidente pela primeira vez, reunido em um hotel de São Paulo com os futuros ministros José Dirceu, Gilberto Carvalho e Luís Gushiken, entre outros, Lula os advertiu:

– Só quem teve voto aqui fui eu e José Alencar, meu vice. Não se esqueçam disso.

Em meados de junho de 2011, quando Dilma sequer completara seis meses como presidente da República, ouvi de Eduardo Campos, então governador de Pernambuco, um diagnóstico que se revelou certeiro.

“Dilma tem ideias, cultura política. Mas seu temperamento é seu principal problema”, disse ele. “Outro problema: a falta de experiência. E mais um: tem horror à pequena política. Horror”.

Na época, Eduardo era aliado de Dilma. Nem por isso deixava de enxergar seus defeitos.

“Dilma montou um governo onde a maioria dos ministros é fraca”, observou. “Todos morrem de medo dela. No governo de Lula, não. Ministro era ministro. Agora, é serviçal obediente e temeroso. Lula não pode fingir que nada tem a ver com isso. Afinal, foi ele que inventou Dilma”.

Lula não perdoa Dilma por ela não ter cedido a vez a ele como candidato no ano passado. Mas não é por isso que opera para enfraquecê-la sempre que pode.

Procede assim por defeito de caráter. Com Dilma e com qualquer um que possa causar-lhe embaraço.

Se precisar, Lula deixa os amigos pelo meio do caminho. Como deixou José Dirceu, por exemplo. E Antonio Palocci.

Pobre de Dilma quando Lula se oferece para ajudá-la.

Na última quarta-feira, ele jantou com senadores do PT. Ouviu críticas a Dilma e a criticou. No dia seguinte, tomou café da manhã com senadores do PMDB. O pau cantou na cabeça de Dilma.

Tudo o que se disse nos dois encontros acabou se tornando público. Em momento de raro isolamento, Dilma precisa de muitas coisas, menos de briga.

Pois foi com o discurso belicoso de sempre, do nós contra eles, do PT e dos pobres contra as elites, que Lula participou de um ato no Rio em favor da Petrobras.

Sim, da Petrobras degradada nos últimos 12 anos pelo PT e seus aliados.

Pediu que seus colegas de partido defendessem a empresa e se defendessem da acusação de que a saquearam.

E por fim acenou com a possibilidade de chamar “o exército” de João Pedro Stédile, líder do Movimento dos Sem Terra, para sair às ruas e enfrentar os desafetos do PT e do governo.

Washington Quaquá, presidente do PT do Rio de Janeiro e prefeito de Maricá, atendeu de imediato ao apelo de Lula. Escreveu em sua página no Facebook:

– Contra o fascismo, a porrada. Não podemos engolir esses fascistas burguesinhos de merda. Está na hora de responder a esses filhos da puta que roubam e querem achincalhar o partido que melhorou a vida de milhões de brasileiros. Agrediu, damos porrada.

É o exemplo que vem de cima!

Para o bem ou para o mal, este país carregará na sua história a marca indelével de um ex-retirante nordestino miserável, agora um milionário lobista de empreiteiras, que disputou cinco eleições presidenciais, ganhou duas vezes e duas vezes elegeu uma sem voto, sem carisma e sem preparo para governar.

Lula já foi uma estrela que brilhava sem medo de ser feliz.

Foi também a esperança que venceu o medo.

Está se tornando uma forte ameaça à democracia.

18 Comentários

  1. ISSO É UM JOGO DELES LULA E DILMA, LULA FICA O BOM ELA É A RUIM, ELE QUER SER CANDIDATO A PRESIDENTE DA REPUBLICA. SÓ SE OS BRASILEIROS PERDERAM A VERGONHA….

  2. NÃO SOU POLITICO MAS ESTIVE COM O LULA EM ALGUMAS OCASIÕES E POSSO AFIRMAR COM TODAS AS LETRAS EM PUBLICO ELE É UM AMOR JÁ NO PARTICULAR COMO ESTIVE COM ELE NÃO TEM NADA DE “LULINHA PAZ E AMOR” É ARROGANTE , PREPOTENTE. GRAÇAS AO BOM PAI NUNCA PRECISEI ESTAR COM A DILMA PORQUE JA ME DISSERAM QUE É PIOR QUE O LULA.
    A INCOERENCIA DE TUDO: LULA É O COMUNISTA MAS CAPITALISTA QUE A HISTORIA JÁ PRESENCIOU
    E A DILMA BRISLOISTA PURA QUER CONVENCER QUE É DEMOCRATA

  3. Isso é tudo combinado, são farinha podre do mesmo saco, farinha que está apodrecendo o país, onde essa caterva está entrando sai a decência e entra a corrupção.

    Ou acabamos agora com eles ou eles acabam com o país.

    Não podemos recuar ou poremos tudo a perder nas mãos deles.

  4. Eu gostaria muito de ver políticos como Cristovam Buarque, Eduardo Suplicy e Fernando Gabeira ocupando o cargo mais alto do poder…Mas como o povo gosta de promessas mirabolantes e pouca sinceridade, isso não será possível pelas próximas décadas…

  5. Como bem disse o General : Lula é um agitador de rua.
    É o que a maioria dos brasileiros acham também General ,que não me lembro o nome agora mas está na maioria dos jornais

  6. Lula nunca foi um democrata e usou de um discurso falso em favor da pobreza contra a riqueza. Na oportunidade que teve revelou seu caráter e entrou para o rol dos ricos. É um falsário, enganador, falastrão, mentiroso, ladrão, cachaceiro, irresponsável. Comandou quando Presidente uma quadrilha que assaltou os cofres públicos e inaugurou em nosso Pais uma obra que se tornaria a desmoralização de nosso povo junto a comunidade internacional, quando disse que ‘Corrupção é uma coisa natural no Brasil”. Pode ser natural na casa dele, não na minha. Inventou uma Presidenta que se tornaria também uma mentirosa e irresponsável. Truculenta, malcriada, desrespeitosa com as pessoas que a servem. Estamos indo para o fundo do poço e corremos o risco iminente de um retrocesso nessa tênue democracia

  7. Fazer com que os pelegos da CUT, do PT e do MST sejam transformados em EXÉRCITO é um verdadeiro disparate.
    Essa fala do LULA e sua caterva é uma verdadeira agressão à DEMOCRACIA e a SEGURANÇA NACIONAL. O que esse traste quer? Instituir a baderna, que já está em vigência em nosso País nesses doze (12) anos de petismo? Esse DEDO DURO de codinome BARBA está vendo que seu partido está desmoralizado de NORTE a SUL, quer reverter o quadro de ódio que foi criado contra o PT e Cia., falando como sempre só mentiras e críticas a Dilma, “A CRIATURA” QUE NÃO SE CURVA AOS SEUS BRADOS.

  8. Antonio Carlos Responder

    A grande ameaça que paira na cabeça do Noblat é a certeza que DEMOCRATICAMENTE,se houver nova eleição, o Lula a vencerá.
    Tenho vergonha da grande imprensa.
    Tenho vergonha da nossa elite que pensa que pensa, mas de fato é tão desinformada e manobrada quanto os pobres aculturados.

  9. Lula, Dilma e toda curriola do PT e seus partidos afilhados são fari-
    nhas do mesmo saco. Saco sem fundo !!! Bando de bandidos.

  10. Elegeu e pelos próximos 30 anos o PT vai continuar a governar o Brasil a oposição e muito mais corrupta que o PT e não tem programa de governo então por mais que a imprensa golpista tenta não vai consegui tira o PT do poder

  11. Antonio Carlos, desinformada aonde ? Vai dizer que o Lula não incitou o uso da força pelo “exército do Stedile” no ato “a favor da Petrobrás”? Vai dizer que isso é mais uma armação da imprensa golpista manipulada pela direita reacionária conservadora burguesa dona do capital para oprimir os mais desvalidos? Quanto a sua afirmação de uma nova eleição, você tem razão pois tanto Lula ou a Dilma venceriam, não porque são bons, mas porque a maioria dos que votam neles são sem vergonhas e inocentes úteis, que vivem de bolsa vagabundagem e não sei mais o quê, laia da qual você deve pertencer e não tem vergonha de vir aqui falar bobagem !! Vai trabalhar infeliz !

  12. Aroldo Felberg Responder

    Fazer uma nova eleição para presidente seria dar sorte ao azar; seria embarcar na trama que o PT está armando pra cima dos brasileiros. É ratoeira, minha gente!

  13. Na cabeça de qual subordinado que Dilma jogou um grampeador? – Essa história é real. Só esqueço o nome do cabeça quebrada.

  14. Não vejo razão para tanta histeria dos petistas. Fizeram o mesmo e por muito menos Collor foi retirado da presidência. Também havia ladroagem do seu captador de recursos que morreu e não se soube se foi ou não queima de arquivo. E daí? O Itamar era vice,assumiu e foi muito bom presidente. Outra eleição, não. Mas, a se configurar com provas que estão por vir, o que em tese, já é óbvio, o dinheiro desviado da Petrobrás para sustentar a incapacidade política da presidente comprando o congresso e apoios diversos, até chegar ao exagero, que revoltou seu próprio aliado e denunciante (delator,que disse isto em entrevista), ponto final. O vice assume. Prevalece a democracia. E, tenho esperança que aquele feioso do Temer vai saber conduzir e saíra melhor do que esta encomenda chamada Dilma.Eu vou me empenhar nisto. Comecemos a divulgar o melhor para todos.

  15. Não vejo razão para tanta histeria dos petistas. Fizeram o mesmo e por muito menos Collor foi retirado da presidência. Também havia ladroagem do seu captador de recursos que morreu e não se soube se foi ou não queima de arquivo. E daí? O Itamar era vice,assumiu e foi muito bom presidente. Outra eleição, não. Mas, a se configurar com provas que estão por vir, o que em tese, já é óbvio, o dinheiro desviado da Petrobrás para sustentar a incapacidade política da presidente comprando o congresso e apoios diversos, até chegar ao exagero, que revoltou seu próprio aliado e denunciante (delator,que disse isto em entrevista), ponto final. O vice assume. Prevalece a democracia. E, tenho esperança que aquele feioso do Temer vai saber conduzir e saíra melhor do que esta encomenda chamada Dilma.

Comente