Uncategorized

Ney Leprevost quer lei que limite tempo de espera no SUS

unnamed

O deputado Ney Leprevost, líder da Frente Estadual da Saúde e Cidadania, apresentou na Assembleia Legislativa projeto de Lei para determinar o tempo máximo para agendamentos e realizações de procedimentos cirúrgicos e exames laboratoriais e diagnósticos em usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná.

De acordo com o texto, o agendamento de cirurgias, exames de diagnósticos e laboratoriais deverão ser efetuados em até cinco (05) dias da solicitação encaminhada pela Unidade de Saúde. Na ocasião do agendamento será verificada a urgência e a complexidade do procedimento; ainda será realizada a consulta de disponibilidade de vagas no Sistema de Regulação para Leitos, Exames e Consultas. Em casos de urgência e emergência o agendamento deverá ser realizado de imediato.

Ainda segundo o texto do projeto, os exames de diagnósticos e laboratoriais deverão obedecer aos seguintes prazos, ressalvados casos de urgência e emergências; os serviços de diagnósticos e laboratoriais de análises clínicas em regime ambulatorial em até cinco (05) dias úteis contando a partir da data da solicitação do agendamento; os demais serviços de diagnósticos e terapia em regime ambulatorial deverão ser realizados em até dez (10) dias úteis contados a partir da data da solicitação do agendamento e os procedimentos cirúrgicos deverão ser realizados num prazo de, no máximo, sessenta (60) dias contados a partir da solicitação do agendamento, levando em consideração a complexidade do procedimento.

De acordo com o deputado Ney Leprevost “a demora excessiva no agendamento de procedimentos cirúrgicos representa um desrespeito aos paranaenses e a Constituição Federal no que diz respeito à eficiência, universalização e integralidade de serviços de saúde. Esse projeto de Lei representa um avanço na atenção à saúde, uma questão não apenas de cidadania, mas sim de dignidade, representa a preocupação e a sensibilidade com o bem mais precioso que pode ter um ser humano, a vida” disse.

13 Comentários

  1. eleitor de boa memoria Responder

    muito bem deputado sempre lutando em prol do bem estar da população. continue assim pois desta forma teremos a certeza de que nosso voto não foi em vão

  2. Ney, essa é boa!!

    Já que o Lula disse que a saúde no Brasil está bem, então Ney, dê um cala boca neles!!

  3. Sidney Bellini Responder

    Caro Deputado,sou de Cambira,Ex. Prefeito por dois mandatos,li sua materia c respeito ao SUS e gostaria de parabenizalo pela iniciativa,desejo sussesso,e tenha a certeza de que uma vez aprovado e colocado em pratica,so esse projeto valera por seu mandato ,vai firme abs….

  4. Apoio total, deputado Ney!
    Como não pensaram nisso antes? Não interessava.
    O cidadão/ã precisa de representante desse quilate.

  5. ex-funcionário Responder

    Deputado porque não limitar também o tempo de espera para atendimento numa consulta igual ao tempo de espera de atendimento nos bancos????

  6. NOME CERTO PARA VICE PREFEITO DO GUSTAVO..DOIS POLITICOS SEM MANCHAS NA POLÍTICA …..OS DOIS….

  7. Boa iniciativa Deputado, mas tem que fazer funcionar. Hoje já existe uma lei que delimita um prazo.

    O problema além da falta de médicos para atender a demanda também há falta de prestadores Suficientes para atender as filas de procedimentos e consultas já existentes.

    O governo do estado tem se esforçado para melhorar a tabela do sus porém ainda não é o suficiente para aderir mais prestadores.

  8. KKKK vice do Gustavo kkkkk. Soh na sexta-feira 13 pra ler esta piada kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Comente