Uncategorized

Lava Jato chega a contratos da Caixa e do Ministério da Saúde

Irregularidades ocorreram em contratos de publicidade, especialmente com a agência de Ricardo Hoffmann, de grupo do PT, segundo a polícia.

A Polícia Federal (PF) afirmou que a 11ª fase da Operação Lava Jato, deflagrada nesta sexta-feira (10), tem ligação com fraudes que vão além da Petrobras. Existem indícios de irregularidades em contratos publicitários da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Ministério da Saúde.

Sete pessoas foram presas, entre elas três ex-deputados Luiz Argôlo (SDD-BA), Pedro Corrêa (PP-PE) e André Vargas (sem partido).

De acordo com a Polícia Federal, uma agência era contratada para execução de contratos de publicidade. Esta agência, que era dirigida por Ricardo Hoffmann – um dos presos desta nova fase –, fazia subcontratações de empresas fornecedoras de materiais publicitários. Essas empresas, porém, eram de fachada e tinham como sócios André e seu irmão, Leon Vargas.

“Recebem um percentual equivalente a 10% do contrato firmado com a empresa principal, então, nos leva a crêr que, provavelmente, seja um percentual a ser desviado para agentes públicos”, explicou o delegado federal Igor Romário de Paula. O esquema, de acordo com a investigação, tinha mais de uma camada de empresas.

Como não havia prestação de serviço, estas contratações eram realizadas apenas, conforme os delegados, para a lavagem de dinheiro. “Ainda é cedo, não dá para estimar [os prejuízos]. Precisamos dos resultados das buscas de hoje”, disse o delegado federal Márcio Ancelmo. As irregularidades teriam começado entre 2010 e 2011 e se estenderam até 2014.

O advogado João Gomes Filho, que representa os irmãos André e Leon Vargas, afirmou que irá para Curitiba, para ter acesso aos autos e conhecer o conteúdo e os motivos das prisões.

Filho adiantou que durante o fim de semana vai preparar o pedido de habeas corpus de André Vargas, que tem prisão preventiva. Já Leon Vargas foi preso temporariamente.

A polícia diz que, a princípio, essas irregularidades não têm ligação com o esquema descoberto na Petrobras. De alguma forma, porém, todos os suspeitos têm ligação com o doleiro Alberto Youssef, apontado como o líder do esquema bilionário de corrupção, desvio e lavagem de dinheiro na estatal.

Em nota, a Caixa Econômica Federal informou que abrirá apuração interna para averiguar os fatos revelados pela Polícia Federal no âmbito da investigação da Operação Lava Jato. “A CAIXA reitera que colaborará integralmente com as investigações e informa que encaminhará imediatamente todos os contratos relacionados às empresas citadas à Controladoria Geral da União, Polícia Federal e Ministério Público”, diz o texto.

6 Comentários

  1. Ilustre Ex-Deputados presos?? Mas não eram eles que se julgavam inocentes a ponto de realizar gestos ironicos a um juiz do STF? Estamos apalpando o iceberg de podridão da corrupção Lulopetista. conseguiremos ver a massa que ainda está sob a água?

  2. Os irmãos metralha (os do gibi) devem estar morrendo de inveja dos dois que agora foram presos. Esta Operação deveria se chamar Leva Gato e não Lava Jato. Parecem que os “linguinha-presas” estão começando a cair. Vocês já notaram que a maioria dos petistas têm a linguinha presa (falam sibilando)? Que nem cascavel esperando para dar o bote! E como sabem dar o bote! Parece que os donos da República (ou da res-publica), como se achavam, estão começando a cair um a um. Agora eu quero ver ele levantar os punhos cerrados para afrontar o Joaquim Barboza e o povo brasileiro. Se levantar, vão aparecer as algemas. Mesmo achando que quando for lá para cima isso não vai virar em nada, uma parte de meu sonho se realiza: ver esses bandidos puxar pelo menos alguns dias de cana.

  3. Esse negócio de Caixa Econômica é um caso a ser melhor estudado, pois todos sabem que o marido da Hofemann sempre foi ligado a Caixa, o André é amigão dele, o ex-prefeito de Londrina (PT)
    esta lá com cargo na caixa e amigão de todos eles, …..hummmmmm

  4. Ex-funcionário Reply

    Eu gostaria de saber como a Caixa patrocinou o time do Flamengo por quase 20 ou 30 anos??? Todo esse dinheiro entrou no clube? Vixe… isso sempre me cheirou maracutaia!!!! Quero meus sais!

Comente