Uncategorized

Cida é reeleita e aumenta representatividade no Comitê de italianos

cida - comites

Cida Borghetti foi reeleita conselheira do Comitê dos Italianos no Exterior (Com.it.es) para Paraná e Santa Catarina. O anúncio oficial foi feito nessa segunda-feira (20) pelo cônsul Enrico Moro. O grupo de candidatos liderado pela vice-governadora, e apoiado pela deputada italiana Renata Bueno, aumentou a representatividade no órgão, saltando de uma cadeira para quatro. O Com.it.es representa italianos que vivem no Brasil e descendentes com cidadania junto ao Consulado e ao Governo Italiano.

Junto com Cida Borghetti foram eleitos o empresário Roberto Castagnaro, o médico Vicente Augusto Caropreso e a arquiteta e urbanista Luciana Casagrande Pereira. “Aumentamos a nossa representatividade. Agora vamos trabalhar juntos pelo compromisso de fortalecer a interlocução com o Consulado e com o Governo Italiano. É um trabalho voluntário e movido por amor às nossas pátrias Brasil e Itália”, afirma Cida que é conselheira há 12 anos.

Entre as propostas apresentadas pela chapa Passione Italia estão auxiliar na obtenção da cidadania, dar suporte aos novos imigrantes e estimular bolsas de estudos, intercâmbios e estágios em Universidades e empresas italianas.

Ao todo mais de 5 mil italianos e descendentes participaram do processo eleitoral, um dos maiores índices entre os Com.it.es em todo o mundo. O Com.it.es para o Paraná e Santa Catarina é formado por 12 conselheiros, o trabalho é voluntário e o mandato é de cinco anos. “Isso demonstra a maturidade dos cidadãos italianos e seus descendentes aqui no Paraná e em Santa Catarina. Pessoas interessadas no estreitamento das relações com a Itália e na construção de políticas sociais que ajudem os dois países”, salienta Cida.

4 Comentários

  1. DIÁRIOS SECRETOS Responder

    ESSAS PESSOAS TEM QUE ACORDAR DO SONHO DE SEREM ITALIANOS, E VIVER A REALIDADE DO BRASIL, ONDE A GRANDE MAIORIA QUE NÂO É VICE, FEDERAL, ESTADUAL E SECRETÁRIO ESTÂO “COMENDO O PÂO QUE O DIABO AMASSOU”!

  2. Esta notícia não reflete a verdade dos fatos. Pelo que sei Cida Borgheti já pertencia ao Comitês e o fato de ter mais três não representa aumento algum na representatividade, a não ser que Cida Borgheti se considere a única verdadeira representante dos ítalo-brasileiros e agora com mais três membros de sua lista eleitos considere que avançou. Parabenizo os 4 eleitos da lista encabeçada por Cida Borgheti e também os 8 eleitos da outra lista. Desejo que todos agora irmanados defendam verdadeiramente os interesses da comunidade que os elegeu, os grandes vitoriosos no pleito.

  3. Marcos Battistini Responder

    Sua noticia não é verdadeira, pois a lista Passione Itália nunca teve representante no Comites e foi a primeira vez que participou e, portanto, não pode aumentar a participação. A Vice Governadorqa foi reeleita mas já pertencia a outro grupo comandada pelo Petruziello, que pelo que sei foi quem a introduziu no Comites. A votação de Passione Itália foi uma derrota para a Deputada Renata Bueno que com todas estrutura utilizada vez somente 1.303 votos, conforme se verifica no site do Consulado.

  4. Ivanor Minatti Responder

    Parabéns a Cida Borghetti, você sempre esteve lutando ao nosso lado nas questões Italianas, para melhorar o relacionamento entre as duas nações, quando Deputada Estadual e Federal sempre esteve a frente liderando missões empresariais e politicas. Melhorando muito o relacionamento estremecido por politicas desastrosas de nosso deficiente corpo diplomático Brasileiro.

    Pode parecer um sonho ser Italiano, mas quem tem direitos deve fase-lo valer, infelizmente pessoas com pouco conhecimento, não entendem o quanto é importante para o Brasil a troca de tecnologia e knohow que nos traz o fato de termos uma nação multi étnica, Alemães, Espanhóis, Portugueses, Japoneses, Coreanos, e tantos outros com dupla cidadania, pavimentando caminhos entre os povos, e não isolando-se em seus casulos como hoje acontece. Juntando-se com países como Venezuela, Cuba, Bolívia etc… o que nos traz de benefícios?

Comente