Uncategorized

Alvaro Dias propõe isenção de IPI para caminhões de carga

caminhao_01-600x300

O líder da oposição, senador Alvaro Dias (PSDB/PR), apresentou, nesta quarta-feira (22/4), Projeto de Lei para isentar de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) os caminhões de fabricação nacional que transportam cargas.

Pela proposta, os veículos devem ter sido adquiridos por motoristas profissionais que exerçam, comprovadamente, atividade de transportador. A isenção do IPI somente poderá ser utilizada uma vez, salvo se o veículo tiver sido adquirido há mais de cinco anos.

O imposto continuará incidindo normalmente sobre quaisquer acessórios opcionais que não sejam equipamentos originais do veículo adquirido. “A ideia é promover isonomia entre caminhoneiros e taxistas, categoria há anos beneficiada pela isenção IPI na compra de veículos empregados na sua atividade profissional. Se o veículo de transporte de carga é o instrumento de trabalho do caminhoneiro, por que a discriminação do transporte de cargas em relação ao transporte de passageiros?”, disse o senador na justificativa.

2 Comentários

  1. MILTON JOSÉ ORO Responder

    Seria muito mais fácil para um governo que quer melhorar a classe dos caminhoneiros, que subsidiassem os pedágios e mantivessem o IPI.
    Resolveria um problema dele governo e resolveria o problema dos caminhoneiros. Pelo menos por enquanto.

  2. Os caminhoneiros, tal qual o elefante que fica atado a uma cordinha numa estaca, não sabem a força que têm.
    A hora que eles resolverem realmente parar, esse país simplesmente para. Aí, sim, esses governantes e esses políticos de m… vão sentir o peso da mão de uma classe.
    Esse pessoal foi maltratado, foi desprezado por Dilma e sua nova tropa de choque, a Polícia Rodoviária Federal.
    É hora deles devolverem o mimo em dobro, a essa petezada ordinária, que só pensa em reeleição.
    Nunca em resolver os problemas desse país, que eles próprios estão desmontando. Malditos sejam.

Comente