Uncategorized

É preciso coragem

beto

É preciso coragem, determinação e muita consciência de prioridades na defesa do interesse público para tomar a iniciativa que o governador Beto Richa tomou. Qualquer político de extração comum, desses que governam sob a direção da mídia e preocupados com os votos da próxima eleição, recuaria e não faria as reformas drásticas de ajuste fiscal que Richa defendeu e enviou para a Assembleia Legislativa.

Houve reações pesadas do funcionalismo. Especialmente dos professores, a porção mais organizada do funcionalismo público estadual e dos trabalhadores, que sentiu-se ameaçada em seus privilégios e na sorte de sua aposentadoria. Não há novidade nisso. Em qualquer lugar do planeta onde um governo tenta fazer um ajuste fiscal quando a economia deteriora, sofre as reações. Aqui, na França, na Grécia, nos Estados Unidos. Lembro da Inglaterra da Margareth Tatcher. Entre os atingidos, ninguém quer largar o osso. Ninguém entrega os anéis para salvar os dedos. Todos pedem mais.

É preciso garra e obstinação para ficar na contramão da primeira disposição da maioria, que é a de proteger o que lhe parece mais frágil, os manifestantes, contra o que lhes parece sempre injusta, a força policial. Conflitos na rua entre polícia e manifestantes são assim. Quem vai a uma manifestação para tomar o Poder Legislativo e impedi-lo de atuar, com ânimo de quem vai derrubar a Bastilha, sabe os riscos que correm. Ainda mais quando se associam aos Black blocs, organização especializada em associar violência às manifestações.

Sem contar que em horas como essa afloram, principalmente entre pessoas próximas, sentimentos menores, humanos mas abjetos, à sua volta: inveja, cobiça, ódio, ressentimento e por aí vai. E a considerar que o noticiário induzido procurar transformar tudo em espetáculo de horror, em sensacionalismo barato que explora emoções no lugar da razão.

Richa também sabia que sofreria ataques da mídia que vive de seu público. Isso quando não vive de fontes de renda comandadas pelos inimigos do governador. Essa mídia que lhe faz uma campanha permanente de ataque moral para tentar destruir a sua imagem.

O governador Beto Richa sabe que passou de enorme popularidade e prestígio que lhe deu a vitória no primeiro turno contra um ex-governador e uma senadora que representavam as maiores forças eleitorais de oposição no Estado, para uma onda de antipatia às suas decisões. Some-se a isso a campanha de denúncias vazias contra ele, que procura associá-lo, por parentesco, amizade ou função a pessoas que cometeram mal feitos.

Há tempos não surgia entre nós alguém com esse caráter. Não confundir sua atitude com as bravatas e surtos autoritários de seu antecessor. Richa se expôs ao extremo para salvar as finanças do Estado, abaladas por crise geral no país que é governado por partido e parceiros que ele combate. Não correu da raia. Não fugiu das responsabilidades. Agora é esperar que o tempo prove que suas posições estão certas. Afinal, ele demonstra que não veio ao mundo para ser mais um barato político messiânico, populista, típico dos que conduzem o país à desgraça.

110 Comentários

  1. Se a decisão do Beto Richa é pecado, então ele está pecando corajosamente em nome dos paranaenses de bem. Parabéns, governador do Paraná e possível presidente do Brasil!

  2. Não convence mais, diga o que disser.
    Faltou com a verdade na campanha, sua herança de improbidade e incompetência da gestão anterior não lhe credita mais, pois, está sacrificando o patrimônio do servidor e a sociedade para cobrir as finanças do Estado que não soube ou não se importou de prevenir e gerir como gestor público.
    Coragem tiveram os servidores e a sociedade para colocar a nu esse governo que não governou até agora.

  3. Doutor Prolegômeno Responder

    Menos, menos. Há muitas, muitas pessoas, que não são inimigos, nem desafetos, nem paus mandados à soldo de outros, que condenaram os acontecimentos que, mais um vez, envergonham o Paraná. Mas, a culpa, inegável e indelegável, deve ser compartilhada com os deputados sabujos, que servem a qualquer governo, com a mesma indignidade e obediência bovina.

  4. Parabéns governador! Tem que ter coragem,se alguém foi atingido foi porque enfrentou a policia.que deve ser respeitada principalmente pelos professores.Que exemplo estão dando aos filhos dos paranaenses? Alias quem estava lá não era aqueles que ensinam nossos filhos e olha que tem muitos professores que merecem e tem o meu respeito.

  5. Perfeito! Surpreendendo muitos que já o davam como um “pato manco”, o Governador mostrou que não foi a toa que ganhou por mais de uma vez do atraso. Certamente, tem muita gente que não anda dormindo ante a perspectiva de não voltar mais ao poder estadual. O ponto chave que fica ao PSDB, e acho que o partido no estado não se deu conta disto ainda, é da necessidade de já ir construindo um nome para as eleições daqui a quatro anos! Com certa folga financeira e gana de calar a boca dos críticos, em pouco tempo a popularidade do governador voltará aos patamares devidos.

  6. Luiz Henrique Alves de Souza Responder

    Cadê os liberais de plantão, quando um governo se apropria de dinheiro PRIVADO (fundo de pensão mantido com descontos mensais nos salários) para colocar suas contas em dia? Não é contra esse tipo de intervenção estatal que os liberais erguem suas bandeiras? Ahhh…, mas não é a velha bruxa da Dilma que fez isso, mas ….. um dos nossos. O nome disso não é coragem….

  7. Gente quanta babuzeira, nada justifica essa violência. Eu no lugar do Beto teria aguardado o parecer do Ministerio da Previdencia, coisa que não aconteceu, depois sim, não adianta reunir deputados e dizer que foi dialogado, deputado de base governista é como soldado, faz o que o comandante manda, não tem voz e não representas ninguem. acho que se tivesse conduzido desde a primeira vez, chamando os interessados que são professores e servidores a coisa teria tomado outro rumo, quero ver voces pegarem um microfone em qualquer lugar por aí e falarem o que estão escrevendo neste blog, com certeza vão ser escalpelado pela população e não é gente de partido não, tem muita gente apartidario indignado.l

  8. VERGONHA ABSOLUTA Responder

    NOS FATOS OCORRIDOS ONTEM NÃO É FATO DE CORAGEM E IMPERICIA DA SUA ASSESSORIA NA AREA DA SEGURANÇA PUBLICA. SABENDO QUE IRIA ACONTECER UM “STRESS” COLOCAM CACHORROS QUE SÃO ANIMAIS IRRACIONAIS COMO A SECRETARIA DA SEGURANÇA AGIU NO EVENTO. GOVERNADOR O SENHOR DEVE REVER SEUS CONCEITOS.SE FIZERMOS UM PARALELO O SENHOR MATOU FORMIGA COM ESCOPETA.
    A CONTINUAR ASSIM SEU GOVERNO ESTA FADADO AO TOTAL FRACASSO SEUS AUXILIARES ESTÃO PREOCUPADOS EM SE AJEITAR E MONTAR EQUIPE PARA AS SUAS ELEIÇÕES NÃO ESTÃO PREOCUPADOS COM A SUA IMAGEM .ONDE ESTA O SEU SECRETARIO DA SEGURANÇA ??? VOLTOU PARA A DISNEY , OU ESTA ENSAIANDO E TENTANDO SE CONVENCER QUE É CORAJOSO,KKKK

  9. DOUTOR TAVARES
    O SENHOR E O DOUTOR FAVETTI FORAM OS DOIS MELHORES SECRETÁRIOS DA SEGURANÇA PUBLICA DO ESTADO DO PARANA. SAUDADES DA ADMINISTRAÇÃO DOS SENHORES. HOJE NÃO SABEMOS PARA QUE LADO CORRER, OS FUNCIONÁRIOS ESTÃO PERDIDOS SEM SABER PARA QUAL SANTO REZAR.
    A RESSOCIALIZAÇÃO DE PRESOS TAL PERSEGUIDA PELOS SENHORES HOJE É SÓ PARA FOTO , COMO DIZEM É PARA INGLES VER.
    VOLTA DOUTOR….

  10. Pessoal já votei em muitas eleições nestes anos vividos,já vi muitas manifestações políticas e sindicais ou sociais,mas o que presenciei nestas duas últimas manifestações realizadas pela APP-sindical,pareceu-me que tinham poucos professores que realmente podemos chama-los assim,pois o que se viu foi um aglomerados de pessoas destruindo e tentando invadir a casa do povo “A Assembléia Legislativa”,forçando a derrubada de grades,com máscara no rosto etc.Professores não precisam se esconder usando máscara,quem faz uso destes instrumentos são bandidos,marginais,blak blocs etc.A Democracia e a sociedade agradece aos Professores com P maiúsculo.

  11. Joaquim Souza Franco Responder

    Concordo com o comentário em gênero grau e número. Só não concordo com o embuste eleitoral que o governador fez para reeleger-se. Não precisava ter mentido sobre a situação caótica do estado. Teria sido reeleito da mesma forma, mas pelo menos honestamente.

  12. Salvar finanças do Estado? E quem as deixou em frangalhos deste jeito? É preciso ter coragem realmente pra defender uma pessoa como nosso governador. Lamentável.

  13. Meu Deus, quanta babozeira, esse governador já era, não se elege nem para sindico de seu edificio.

  14. Governar é ter coragem de tomar decisões, seja elas populares ou impopulares. Beto mostrou que tem coragem de tomar decisões,
    Certo ou errado, não pode ficar na dependencia desses movimentos que só querem tumultuar e que tem como finalidade provocar o caos.
    No meio dos professores de bem, entraram os baderneiros.

    A confusão era questão de tempo e os cutistas e demais movimentos ditos sociais não queriam mais nada, a não ser a confusão como ela ocorreu, ou seja com imagens para chocar e se fazerem de coitadinhos.
    Policia pode ter exagerado, mais queriam o que, tapinha nas costas!

  15. Fábio, não é isso que a maioria esmagadora do Estado está pensando do Governador. Sempre o apoie mas penso que depois dos fatos de ontem foi o fim do patrimônio político do Beto, infelizmente, mas infelizmente mesmo.

  16. Parabéns pela sua analise Fabio!
    È impressionante como as pessoas se deixam ser manipuladas!
    Por outro lado, nao tenho duvida que em pouco tempo o governador terá novamente o respeito da maioria dos paranaenses.

  17. Realmente, é preciso ter MUITA CORAGEM para escrever uma opinião assim, defendendo o ROUBO institucionalizado de um dinheiro que é PESSOAL e INTRANSFERÍVEL (veja a lei que instituiu o sistema de previdência, a antiga, ok?). Ajuste fiscal com dinheiro alheio? Coisa de voto de cocheira, como dito pelo grande Dante…

  18. Caro Fabio, não sou professor, mas apoio incondicionalmente a luta por seus direitos que não são privilégios como cita na matéria, esse governo que já praticamente massacrou o povo do paraná, com aumento de impostos, taxas do Detran, IPVA, ICMS,energia elétrica. Privilégios são o auxilio moradia para juízes e promotores, que os asseclas do beto aprovaram rapidamente, aposentadoria para ex-governadores, isso sim é uma vergonha para o paraná e agora ainda quer se apossar da previdência dos funcionários que descontaram de seus salários para poder ter uma aposentadoria descente.

  19. Realmente o agente esta certo , jose tavares e moacir favetti fizeram historia nas secretaria da justiça e na da segurança publica, uma época em que dava orgulho de ser funcionário, época em que víamos que a administração estava preocupada e recuperar os presos dar uma profissão. hoje doutor está triste a ex secretaria da justiça estava preocupada nas coisas dela lá em Brasilia deixou aqui uma equipe que não tenho nem qualificativos , destruíram o sistema penitenciário acabou indo novamente para a segurança publica, disseram que iriam mudar tudo e fazer funcionar, doce ilusão . quem tá diz que vai sair não faz nada , quem diz que vai entrar não faz porque não entrou, temos dois coordenadores nomeados mas apenas uma cadeira e ao redor um monte de funcionários sem saber para que lado correr.

  20. Primeiro quebrou o Paraná por incompetencia, depois passou a conta para os servidores publicos, no caso da Paranaprevidencia e para o povo, com aumento de IPVA, ICMS. Reduzir os cargos de confiança, nem pensar.
    Servidores e povo paguem pela minha incompetencia.

  21. VLemainski - Cascavel Responder

    Vai firme Beto… Desconta dos dias não trabalhados e começa a estudar o caso dos marajás do serviço público… Muitos deles financiam as atividades dos sindicatos… Rever os “direitos adquiridos” em leis que somente beneficiaram alguns… Administrar não é passar a mão, mas fazer o que é certo e necessário.

  22. os foncionarios do Estado tão com vencimentos garantidos acima da media nacional…a conta tem que fechar… insolvência não é brincadeira não, melhor um na mão que dois no sutiã

  23. Bem disse o nobre colunista, tirar o Paraná de uma crise que ele mesmo criou com seu xoque de jestão, incompetência em administrar, faliu o Estado do Parana e agora que que nós paguemos a conta.

  24. Coragem em propor mudanças na previdência e Covarde e imprudente na condução do problema. Sinto e dizer o Governador Beto Richa ontem ganhou o seu dia no magistério 29/04, sempre será lembrado ele e sua insegurança publica , assim como o Alvaro dias tem a muitos anos o dia dele 30/08, junto com o seu secretario da época Maranhão

  25. ANTONIO ALMEIDA Responder

    SAUDOSO SR. JOSE RICHA DEVE ESTAR SE REVIRANDO NO SEU TUMULO, COM VERGONHA DESSE PIA DE PRÉDIO, QUE FALIU NOSSO ESTADO. MAS DE UMA COISA ESTOU CERTO, O POVO É CULPADO, OS FUNCIONÁRIOS TAMBÉM, A MAIORIA VOTOU NESSE PILANTRA.

  26. Professor indignado Responder

    Coragem mesmo pra fazer o que ele fez com os educadores do nosso
    estado…

  27. A culpa é do PT!!! A culpa é da CUT!!! A culpa é da crise econômica!!! A culpa é dos servidores e professores que não querem perder as regalias (aposentadoria agora é regalia…)!!! A culpa é dos black blocs!!! cuidado puxa-sacos de plantão, o próximo culpado pode ser alguem de vocês!!!

  28. Fabio, você tem um defeito, é atleticano! Mas (…) tudo bem. Reitero o elogio ao ótimo artigo! No mais o momento é de fazer coro sim em favor do Governador e do estado de direito! Apesar que hoje o bando de debiloides marxistas do Mc Donald´s que estão nas ruas hoje que invadam a Assembléia como estão planejando e quebrem tudo! Vai ser bonito E as Maria Loucas de plantão que nos aguentem, aqui no Paraná quem manda é o PSDB!!! Petralhada pode mandar no país já, mas aqui no PR a maioria do povo ainda tem vergonha na cara!!!

  29. Acompanho o caso aqui de Natal RN e digo que a atitude é mais de covardia que de coragem. Façam-me o favor: violência só gera violência! Se o governador não fosse do PSDB estaria sendo massacrado pela mídia.

  30. Inicialmente cumprimento vc Fábio por colocar um relato que bem retrata a situação política em que vivemos. Enquanto em Brasília o Governo no seu todo permaneceu por 12 anos cometido num mar de lama da corrupção. Em nosso estado o Governador Beto Richa, mostra que não veio para ser manipulado pela mídia, e sim acredita que é possível resgatar a finanças que seus antecessor Requião deixou de prejuizo aos cofres do Estado. medida duras sim! más necessária sobrepondo sua popularidade em benefício do povo do Paraná. Hoje esses mesmos que critica, irão elogiar porque verá que o Governador Beto estava correto em suas ações.

  31. MANOEL BOCUDO. Responder

    DEFENDO OS PROFESSORES, MAS NÃO CONCORDO COM PESSOAS ALHEIAS AO MOVIMENTO COMO VIMOS NA MANIFESTAÇÃO, POUCOS
    PROFESSORES E MUITOS BADERNEIROS. OS GOVERNADORES ANTERIORES TODOS TEM SUA PARCELA DE CULPA , OLHEM O ROMBO QUE
    O REQUIÃO DEIXOU NA PR-PREVIDENCIA, AGORA VAMOS TODOS, SINDICALISTAS, GOVERNANTES E E FUNCIONÁRIOS PUBLICOS
    ENVOLVIDOS NA QUESTÃO DOS FUNDOS E DISCUTIR E NÃO GUERREAR.
    VAMOS RESOLVER COM DIÁLOGO E IDEIAS QUE SANEM O PROBLEMA.
    POR FAVOR SEM LADOS POLÍTICOS, PARA NÃO MISTURAR E ABAFAR OUTRAS QUESTÕES, ENTENDERAM QUERIDOS MESTRES.

  32. marilda scremim Responder

    NEM UMA PALAVRA SOBRE QUEM DEIXOU O ESTADO NESSA SITUAÇÃO – 12 ANOS DE OMISSÃO DA ‘MARIA LOUCA’!!!!!!!!!!!!!!!!!

  33. augusto palhares Responder

    Coragem ?…me poupe carissimo Fabio…amigo de muitos e muitos anos…………se isto é ato de coragem imagina o que seria o ato de covardia então !!!…………inadmissivel em todos os sentidos……um governo não se demonstra pela força policia e sim pelas atitudes e esse ai não tem e nunca teve nenhuma !!!

  34. Alguém vê este tipo de atitude na Greve dos Bancários, na Greve dos Servidores Federais, na Greve dos Servidores do Judiciário, da Saúde, dos Metalúrgicos?

    Sempre o quebra-quebra vem da Greve dos “Professores”? Me desculpem mas não aceito o argumento de que vão mexer na aposentadoria dos servidores. São os únicos que recebem aposentadoria integral. O trabalhador comum só consegue o limite do INSS. Vamos parar de demagogia, o que aconteceu ontem simplesmente é “professor” que em vez de estar dentro de sala de aula, está na praça pública defendendo o que deveria estar defendendo no poder judiciário, que é o local adequado para reclamações.

    Apanharam porque provocaram, e se a ordem social tem que ser mantida desta forma para evitar a bandalheira que assim seja.

    Gostaria de ver estes mesmos “professores” fazendo passeata para reclamar do Conselho de Ética da Assembléia que arquivou o processo do Nelson Justus, contra o Fator Previdenciário que só pune o trabalhador comum, enfim muitas outras coisas erradas que existem por ai, principalmente a nível Federal e Municipal.

  35. O Senador Álvaro Dias e conhecido ate hoje por ter jogado os Cavalos em cima dos professores, mas mesmo assim ele e o mais votado no PARANA para Senado, não perdeu nenhuma eleição.

  36. O evento que se viu ontem teve contorno e publicidade de guerra campal. Ora pois, numa guerra não há inocentes, e todos podem posar de vítimas. Vamos aos fatos:
    • Existia uma decisão judicial para a volta às aulas, jocosamente ignorada pela APP/Sindicato, e amplamente divulgada pela imprensa. Não voltaram às aulas.
    • Existia um aparato policial a pedido do Legislativo impedindo a circulação de carros no Centro Cívico. Colocaram o carro de som dentro do Centro Cívico.
    • Havia grades para determinar o perímetro de proximidade da Assembléia Legislativa. Ultrapassaram o limite.
    • Enfrentaram policiais. Apanharam.
    • Queriam impedir a votação. Os deputados votaram.
    Por tudo isso gostaria de terminar com uma pergunta: Se o Fundo Previdenciário não é para pagar aposentadoria dos funcionários públicos aposentados, para que ele serve, então?

  37. Vejam só se não é coisa de gente sem juízo:
    1) O governador pediu um parecer ao Ministério da Previdência, solicitando um parecer sobre as medidas por ele proposta;
    2) Antes mesmo de receber a resposta o Governador arma uma praça de guerra, donde saem mais de 200 feridos entre policiais e funcionários civis;
    3) Aprova um projeto que passou pela CCJ comandada pelo querido do povo, Nelson Justus.
    Só falta agora o Ministério da Previdência dizer que o Governo pode por quanto dinheiro ele quiser no fundo previdenciário, mas não pode tirar nada, que resulte em redução da vida útil do fundo.
    Então imaginem o tamanho do MICO…

  38. Mírian Waleska Responder

    … e a PTzada hoje conta.”foi assim que eu fui dormir com o lombo quente…”

  39. Mírian Waleska Responder

    Parabéns governador, votamos num pessoa de atitude, coisa que falta nos políticos de hoje!

  40. Porque não mexeu no Fundo de Previdência Militar? Só no funcionalismo….Deveria ser responsabilizado criminalmente. Gasto excessivo com bombas, etc. A policia no interior não tem armamento. munição, etc Vergonha Nacional

  41. Ainda bem que o direito à expressão é livre e cada um pode falar as bobagens que quiser. Agora, APP de santinha, não, simplesmente pelo fato de ser a primeira e maior responsável pelos acontecimentos de ontem. Vale anotar ainda que invadir a Assembleia (e destruí-la, como já ocorreu), não é nada democrático, portanto a polícia agiu bem e o governador merece apoio..
    Se a APP acha que tem razão, que conteste na Justiça, como deve ser.
    Todos aqueles que apelam para a violência perdem a razão e se sujeitam à repressão, na exata medida.
    Embora a gravidade dos fatos de ontem, a responsabilidade por eles não é do governador, que simplesmente defendeu as instituições democráticas. Bonitinho, dizer que foram atacados pela Polícia, quando tudo o que se viu é o contrário disso.

  42. Senhor governador ainda dá tempo, anula este processo tem outros meios para levantar o Estado novamente sem prejudicar os servidores públicos…

  43. Parabéns pelo texto, perfeita avaliação.

    Coragem governador a maioria esta ao seu lado. Desconte os salários ESSA greve é ilegal e imoral. Comandada pelo indigno PT. , este sim não tem MORAL nenhuma para dar exemplo.

    Voltem as aulas!!!

    Observação – Caso algum professor queira mudar de atividade, o mercado de TRABALHO NACIONAL, não esta nada bom para contratações e o salário DOS SENHORES É DE DAR INVEJA A MILHOES DE TRABALHADORES.

  44. Parabéns Beto e a nossa polícia, direito ao protesto e cacete em quem quer fazer baderna!!!

  45. Alvaro Lunardi Responder

    Vergonha!
    Eu espero que Richa e os deputados que o apoiam neste triste momento paguem na urna e, se este país fosse sério, na justiça, as mentiras e erros que estão cometendo.

  46. Jairo Antonio Broch Responder

    O verdadeiro LÍDER que governa, em qualquer instância, precisa tomar decisões que supram as NECESSIDADES dos cidadãos e não os seus DESEJOS! E o que viu-se nestes “movimentos” era apenas a satisfação de seu desejos de continuar como está.

  47. Eduardo Patricio Responder

    Beto Richa é extremamente INCOMPETENTE e COVARDE.

    Uma vergonha para o país. Nada mais.

  48. PARABÉNS GOVERNADOR!
    PROTESTO É UMA COISA, BADERNA, BAGUNÇA E AGRESSÃO AOS PODERES CONSTITUÍDOS É OUTRA!
    PARA ESTA TURMA: “LINHA, PAU E BOMBA”!

  49. clarice franze Responder

    SOU SUSPEITA……POIS SOU BETO RICHA E NÃO LARGO..

    SE OS POLICIAIS EXTRAPOLARAM É PORQUE NÃO TEM CARA PARA QUALQUER UM SAIR BATENDO, OS PROFESSORES EXTRAPOLARAM LEVADOS POR UMA TURBA DE DEPREDADORES INFILTRADOS ..
    UM LADO ALEGA RAZÃO PORQUE ESTÃO COM OS DIREITOS DADOS PELA DEMOCRACIA, MAS NÃO SOUBERAM USAR.
    O OUTRO LADO ESTÁ COM A RAZÃO PORQUE NÃO ESTÃO SENDO PAGOS PARA APANHAR..
    …..E OS QUE ESTÃO NA FRENTE DA TV, ASSISTE ESTA BANDALHEIRA TODA.

    SE AI ESTIVESSE A GLEISE OU O REQUI]AO , A SITUAÇÃO SERIA A MESMA OU PIOR.

    O REQUIÃO MAIS UMA VEZ EMPURRARIA COM AQUELA BAITA BARRIGA, A GLEISE USARIA AQUELA CARA DE ANJO MAU E LEVARIA TUDO NO PAPO, FARIA IGUALZINHO D. DILMA. DÁ O TAPA E ESCONDE A MÃO.

  50. Haroldo e Mad Max, seus comentários são a pura expressão da verdade, o resto é baboseira e vendeta de gente que quer ver o circo pegar fogo, principalmente de dois senadores cujo rabo está mais sujo do que pau de galinheiro e não tem moral para abrir a boca e falar de alguma coisa.

    Parabéns Sr. Fabio Campana pelo artigo. Muito bem escrito.

  51. Quem parte para cima de um polícia quer o quê?
    Professor deixa de ser professor quando se transforma em baderneiro ?
    Quer protestar ? Ótimo. Faça através do voto não da quebradeira.
    Isso é ensinamento , Sr. Professor ?

  52. O tempo é o senhor da razão certo ? Votei duas vezes no Beto e digo mais continuarei votando, pois acredito que ele jamais iria jogar o seu prestígio político em coisas duvidosas. Em relação a nossa gloriosa Polícia Militar pois se assim não agissem eles (grevistas) quebrariam tudo que encontrassem pela frente. Uma turba enfurecida é algo muito perigoso.

  53. Comentário perfeito. Mas a coragem não é só do governador. Precisamos parabenizar a mesa diretora da Assembleia que pediu garantias para trabalhar e ao Poder Judiciário que acatou o pedido e a Secretaria de Segurança, especialmente a Policia Militar que cumpriu seu papel. Caso contrário teríamos novamente o plenário da Assembleia destruído com aconteceu em fevereiro com os baderneiros lá dentro instigados por um Deputado?. Parabéns.

  54. ISSO AI BETO RICHA, SÓ NÃO ESQUEÇA DE DESCONTAR OS DIAS PARADOS DESSA TURMA QUE NÃO ESTÁ PREOCUPADA COM OS ALUNOS.

  55. Se alguém tem que largar o osso, esse alguém é o Traiano, que está lá desde o governo Collor.

  56. O Brasil é o lanterninha em um ranking internacional que compara a eficiência dos sistemas educacionais de vários países, levando em conta parâmetros como os salários dos professores, as condições de trabalho na escola e o desempenho escolar dos alunos.

    E ainda defendem “Beto Richa” e “Deputados” é o fim…

  57. Lendo esse texto e os comentários só tive uma vontade: ir embora p Lua..
    Quem aqui está falando de manipulados, todos somos, todos são.. na questão do Lava Jato, na questão dos professores e por ai vai. A diferença é o lado que está a manipular de cada vez.

    O governador está errado sim, pq mesmo que estivessem la na frente uma bando de ladrões, não era assim que a polícia deveria agir. E tem outra, burrros, burro, burros, era lógico que a mídia ia cair em cima e a oposição tmbém. Eles estavam esperando por essa oportunidade. Como foi que nenhum estrategista do governo pensou nisso? Achei bem feito, agora colham o que plantaram. É muita prepotência em um governo só.

    Não venham em falar de Brasílio e do PT, sim está tudo uma merda, independente de quem está no poder… Fico feliz que a população paranaense use esse ato de repressão estúpida para enfraquecer nossos políticos tão corruptos..

    O povo tem ir p rua sim, tem que cobrar, tem q ocupar, tem que tirar esses políticos hereditários dos troninhos que suas famílias deixaram para eles e jogar eles no meio da multidão.

  58. Estive ontem no centro cívico e testemunhei a presença, no denominado manifesto “pacífico” e “cidadão” dos professores, de inúmeros black blocks, cuteros (CUT), sem-terras e muita gente que nada tinha a ver com supostas reivindicações legítimas.

    Foi baderna pura patrocinada pelos sindicatos petistas. Só não enxerga quem prefere o comodismo de se convencer pela imprensa vendida ao PT da Dilma, da Gleise 1 milhão Hofman, André Vargas & Ltda.

    A polícia agiu como se esperava, considerando que na vez anterior, na invasão e quebra-quebra da assembléia promovido pela mesma turba insana, já se tinha visto do que esses arruaceiros seriam capazes em nova empreitada.

  59. Caro Fábio Campana.
    Atleticano, ligado à cinofilia, jornalista, escritor, blogueiro, corajoso e ainda capaz de rever seus próprios conceitos. – Parabéns.
    Curioso que esse povo que está, ou estava acampado nas ruas, é bom pra fazer arruaça. Bom pra enforcar trabalho, melhor ainda pra reinvindicar, mais e mais mamatas, às custas das secas tetas governamentais, tornando a vida de Richa um inferno, desde o primeiro dia do seu segundo mandato.
    Conforme a Secretaria de Educação, um professor ganha em média R$ 4.700,00.
    Trabalham algumas horas por dia; cinco dias por semana. Morre o sub-chefe do vice-treco da educação do Icó, lá no Ceará, já aproveitam e fazem feriado por aqui também.
    Invariavelmente a formação é deplorável; pois é só observar os textos com seus erros primários, embora cavalares para um(a) “mestre”.
    Passam boa parte do ano em greve, ou preparando a próxima greve. Têm férias que poucos trabalhadores com essa formação têm, no mundo inteiro.
    Quer saber? – O governador tá é muito calmo pro meu gosto.
    Aperte esse vil garrote, Governador Richa, mostrando-lhes o que a lei lhe faculta ainda, que eles começam a trabalhar rapidinho.
    E nos finais de semana voltarão à Pça N.Sra de Salete sim, mas para limpar aquilo tudo que emporcalharam, e concertar o patrimônio público que eles depredaram.
    Ah, e não esqueçam, por favor, de devolver lá na ALEP, tudo que vocês roubaram lá de dentro na última invasão. Aquilol que vocês levaram é patrimõnio público, portanto eu tenho parte naquilo, tratem de devolver. Que feio, não caros “mestres”.
    Fora petismo maldito. Fora forças das profundezas dos infernos..

  60. SE OS “PROFESSORES-BLACK BLOCS” ESTIVESSEM TAO PREOCUPADOS COM A EDUCACAO…….
    PQ NAO FIZERAM PROTESTO CONTRA O gov federal SOBRE O CORTE DE 7 , REPITO SETE, BILHOES DE REAIS DA EDUCACAO NO AJUSTE FISCAL?????

    sabe de nada, inocente

  61. Beto Richa corajoso? Coragem é o servidor público e nesse caso, o governador, resolver os problemas de governo na base do diálogo e da negociação. O que se viu foi desespero, pressa e o uso da violência para conseguir aliviar o caixa e protelar o problema. Qualquer categoria trabalhista têm direito a discordar dos governos de plantão. Mas os governos de plantão não devem usar o poder policial para massacrar pessoas indefesas. Esse blogueiro está defendendo o indefensável. Nesse episódio, Richa não tem volta, pois votei nele, acreditei e agora farei campanha contra. Entendi que, se ele fosse um governado de pulso, teria tomado medidas amargar desde o seu primeiro mandato, não o fêz e agora vemos esse descalabro no Paraná. Richa, nunca mais.

  62. quanta baboseira q vc escreveu e q alguns comentarios tbem defendendo
    o indefensavel beto richa …q falou na rpc que a máquina tava azeitada ou seja que as finanças estavam em ordem e o melhor estava por vir… não foi gleise requiao dilma lula ou pt ou denuncias vazias……então paremos de hipocrisia e mentiras e assumamos nossos erros e responsabilidade com q fazemos e falamos….

  63. Respeito opiniões diversas as minhas e entendo que cada um defende seu ponto de vista, porém, não é é questão de largar o osso e de privilégios. Se quiser mencionar privilégios no serviço público cite as ajudas de custo recebidas pelos nobres deputados, cite os valores pagos aos cargos comissionados, lembre dos reajustes salarias feito ao judiciário nessa mesma época de crise… Isso talvez seja privilégio.
    Não vejo privilégio algum em trabalhar 20h em sala de aula e ganhar aproximadamente R$1.800,00, pelo contrário, isso é uma vergonha.
    Você que aprova o uso da força por parte da polícia, espere, um dia essa força poderá ser usada contra você de forma tão arbitrária quanto essa. Então você passará a criticar o uso da força, porque simplesmente foi contra você.

  64. A mesma argumentação poderia ser feita a favor de Adolf Hitler, quando ele mobilizou toda a população alemã para entrar em uma guerra que salvaria o seu país de uma crise econômica e política que devastou a nação uma década antes.
    Ele precisou de muita coragem também.

  65. Deveria começar o “ajuste fiscal” pelo executivo… mas como sempre a covardia faz com que pague o pato seja os servidores públicos…

  66. Guindonlhem de Daudilha Responder

    Eu vi nas fotos, está cheio de black blocks na manifestação, dá pra ver até os coquetéis molotov, e polícia foi feita pra isso mesmo, para bater Parabéns governo é isso que se espera, que tenha autoridade, a autoridade é tudo.

  67. Engracado que ninguem ve o cunho politico na manifestação.
    Em nenhuma foto vi os diretores da APP Sindicato.

  68. Reinaldo Soares de Souza Responder

    Excelente texto.Agora depois de aprovado o Projeto e trabalhar e colocar o Paraná em ordem.O Governador mostrou coragem e disse para que veio.A pergunta que faço é onde esta a presidente da APPPT.Esse pessoal busca uma “vitima” a tempo para ser transformado em herói da causa.Esperem nessa manifestação quase conseguiram logo um ingenuo sera a vitima.

  69. Olha, independentemente das reformas serem boas ou não, a ação de quarta do governo foi péssima.

  70. Anderson Corrêa da Silva Responder

    Era preciso ter coragem pra fazer isso 1 ano atrás, demonstrando despreocupação “…com os votos da próxima eleição…” (que já passou) e, AÍ SIM, não poder ser tachado como “político de extração comum”.

    O playboy sabia disso há tempos e segurou a medida APÓS sua reeleição.

    Eu gostaria tanto que o eleitorado tivesse o mínimo de inteligência pra entender isso.

  71. Carmem Fulgencio Responder

    Parabéns Governador, com coragem, determinação e pensar mais no Estado do que em si mesmo, é que se Governa,e isso o Senhor o faz muito bem, eu respeito o Direito de Greve, acho justo lutar pelo que se quer, mas Greve é uma coisa, Vandalismo é outra, se deixar levar, ser manobrado por pessoas que pretendem desviar o foco, do que realmente esta afetando o País, tirar da mídia que o Governo Dilma e PT, quebraram o Brasil, que a Operação Lava-Jato, dia a dia denuncia mais um membro do PT envolvido, não vai resolver os problemas que atemorizam os Professores, quebrando o patrimônio Público muito menos, manchando a Bandeira do Paraná, não chegaram a nada, esse é o exemplo que os professores passam aos alunos, que não devem, não podem, pagar com seu Direito de Cidadão de ter aula, de aprender, com o Direito que os Professores acham que tem de abandonar as salas de aula, o respeito é uma via de mão dupla, e .os alunos querem ser respeitados

  72. joaquin lopez de alda Responder

    Votei no Beto Richa e se esta materia diz a verdade vou acreditar que ainda existem politicos que se preocupam pelo povo brasileiro e não por encher seus bolsos e mais nada.O tempo dará a razão.

  73. TODOS TEM UM POUCO DE RAZÃO, MAS O PONTO CENTRAL DE TUDO É A SITUAÇÃO DO SISTEMA PREVIDENCIÁRIO BRASILEIRO. NÃO É UM PROBLEMA SÓ DO PARANÁ, É DO BRASIL. INFELIZMENTE ISTO VAI ACONTECER EM OUTROS ESTADOS E QUANDO CHEGAR A VEZ DA UNIÃO SERÁ AINDA MUITO PIOR. O GOVERNADOR DO PARANÁ TEVE A CORAGEM DE ENFRENTAR O PROBLEMA E CORRER OS RISCOS POLÍTICOS. RESTA-ME LAMENTAR AS OCORRÊNCIAS, QUE PODERIAM SER EVITADOS. CRITICO VEEMENTEMENTE OS OPORTUNISTAS QUE SE APROVEITARAM PARA CONSEGUIR SEUS INTENTOS !!!

  74. João Alves Maciel Responder

    O direito de manifestação é legitimo e faz parte do regime democrático, mas é importante que as coisas sempre tenham o bom senso. O que vimos no dia 29 foi um grande número de professores servindo de Boi de Piranha, para o PT comandado pelos loucos do sindicato dos professores. Pois era visível que eles não passariam pela tropa de choque que estava alí exatamente para proteger o prédio da Assembleia para que não acontecesse como aconteceu faz pouco tempo.Mas não era isso o que eles queria, eles queria ver sangue para manchar a biografia do Beto Richa, mas tenho certeza que ele vai superar isso o mostrar para os paranaenses que existem outros interesses maiores e mais importantes para nosso estado.

  75. Excelente, Fabio! Muito bom saber que existem pessoas lúcidas e que enxergam mais longe. O desfecho de quinta-feira foi lamentável, mas como bem colocado por você, um movimento que tinha Black Blos e afins infiltrados só poderia acabar dessa maneira. Renovo meu voto de confiança no Beto Richa e acredito que ele conseguirá devolver ao nosso Estado o seu crescimento. Esse momento de dificuldade atual, diga-se de passagem, impulsionado pela crise nacional, em breve será apenas uma recordação dentro dos bons frutos que virão.

  76. É preciso coragem pra cortar os salários dos nobre deputados e do queridos que estão indicados em cargo de confiança.
    Faltou com a verdade na campanha, não teve a capacidade de controlar os gastos, inclusive o aumentou e como não conseguiu pagar teve que recorrer a sua maquina de aprovação.
    Não existe essa que “a tal partido é ruim outro é bom” é incopetência e mau caratismo mesmo!

  77. É preciso coragem pra cortar os salários dos nobre deputados e do queridos que estão indicados em cargo de confiança.
    Faltou com a verdade na campanha, não teve a capacidade de controlar os gastos, inclusive o aumentou e como não conseguiu pagar teve que recorrer a sua maquina de aprovação.
    Não existe essa que “a tal partido é ruim outro é bom” é incompetência e mau caratismo mesmo!

  78. Sergio Silvestre Responder

    Jornalista de coragem mostra as duas opiniões,da clac e dos contrários,nada de clube da LULUZINHA,ai o bicho pega.

  79. OLHOS DE LINCE Responder

    A maioria dos comentários, são plantados e coordenados, para elogiar o ANTI-GOVERNADOR, Beto Richa, que nunca mais ganha eleição, nem para porteiro de ZONA.

  80. Concordo plenamente, e digo mais, é só uma minoria organizada a soldo que está realizando esta baderna. o PT luta pra sair do foco e a mídia paranaense está ajudando muito….

  81. Professora Rose Responder

    Não me sai da cabeça que o esse nosso governador é tão louco quanto o tal derrotado inconformado… Foi vingança desmedida na quarta, reflexo da cena da nossa ocupação a ALEP, da corja no camburão, da imagem da nossa união…. Ele não suportou saber que naquele momento havíamos vencido… Seu “brio” de “homem forte” ficou abalado… Inconformado valeu-se de seu “poder” e sobre nós lançou seu ódio… Ele se julga, assim como o outro tal, superior. Não aprendeu que ninguém é superior a ninguém, nem ele a nós, nem nós a ele. Porém, certamente somos melhores, pois trazemos a dignidade como vestimenta e a honra como a virtude… O infeliz sempre será ele, por todo e qualquer lugar, por todo o sempre…

  82. Entre discurso e pratica tem muita diferença….

    A oposição do Paraná , quando no poder, não recolhia o dinheiro da previdência e nem investia a verba mínima em saúde.

    Mas esse era o mundo maravilhoso e inconsequente que ninguém reclamava e parecem estar com saudade.

    Os professores (Do sindicato) infelizmente sofrem de falta de conhecimento e de memória, o que lamentavelmente não era de se esperar deles.

    Requiao chegou a entrar na Justiça para não pagar o piso federal aos professores e hj parece ser a “salvação da classe”. Cada povo tem o que merece mesmo… Sorte que hj são minoria, ao menos nas urnas.

  83. Bem feito pra esse professores! Se fossem funcionários “fantasma” não precisariam protestar e levar bala dr borracha nas fuças, não é mesmo?

  84. MARIA ROSA SANCHES DOS SANTOS Responder

    Interessante que nos é sabido que não apenas professores estavam presentes na manifestação em Curitiba, no entanto, só se fala em professores. Não entendo o por que também não se usa essa truculência toda na caça aos bandidos e aos políticos corruptos foragidos. interessante…

  85. Garra? Determinacao? A atitude do governador apenas revela a incompetencia e o desespero de um politico na beira do caos!

  86. Companheiro Fabio. Sempre respeitei e respeito qualquer posicionamento, venha de onde vier, inclusive esse. Mas não posso me calar, diante das colocações, que usa.
    Sou suspeito em debater esse assunto, pois sou professor e tenho interesses diretos. Mas tenha certeza, estou usando de sinceridade e despido de interesses individuais.
    Me desculpe, mas “CORAGEM”, tem você, em publicar, uma manifestação nesse tom.
    Neste momento, as medidas propostas pelo governo, nem vêm mais ao caso, se estão certas ou não, a justiça ou o tempo dirão. O que está em debate no momento, é a forma como estão sendo impostas, à aqueles que serão atingidos pelos resultados dessas medidas, goela à baixo, doa à quem doer.
    Com relação aos termos utilizados, é uma afronta à qualquer classe, mas principalmente nesse caso. “ameaçada em seus privilégios e na sorte de sua aposentadoria”. Para seu governo, o que você chama de privilégio, é algo que foi conquistado ao longo de uma carreira, anos de faculdade e cursos, anos de trabalho, mas principalmente, através de contribuições, descontadas de nossos salários e aportes feitos pelo tesouro estadual, tudo dentro da lei. Privilégio sim, é a gorda pensão, percebida pela mãe do excelentíssimo governador, que nunca desenvolveu função alguma no funcionalismo. “ninguém larga o osso”. Esse osso, embora já bem descarnado pelos desmandos governamentais, é nosso, conquistado com nosso trabalho, não usurpado de ninguém. Portanto, temos o direito defendê-lo. “ataques da mídia que vive do seu público”. Essa mídia, é a mesma, que levou e manteve o excelentíssimo governador no poder. É mantida sim, pelo público, mas principalmente, pelo investimento dos cofres públicos, prática comum desse governo, basta verificar os gastos efetuados com propaganda nos últimos anos. O problema, é não poder explicar o inexplicável.
    Caro colega, defender posicionamentos sim, mas a forma como está sendo conduzida essa situação, está sendo condenada pelos principais segmentos da sociedade, exemplo, a OAB.

  87. Quanta hipocrisia tenho lido nesta matéria. Dizer que Beto Richa quer salvar as contas do Estado? Estado este que ele mesmo está falindo pagando auxílio moradia para os juízes e outros auxílios milionários os deputados, enquanto o executivo fica sem nada para investir em educação, saúde e outras necessidades da população. Como defender um governo de extrema direita que tira dos mais pobres para manter ou fortalecer o patrimônio dos mais ricos? Como defender um governo que ataca covardemente professores indefesos em luta para manutenção de seus direitos? É ridículo ler nesta matéria que professores estavam em defesa de seus “privilégios”. Não são privilégios, são direitos adquiridos ao longo de anos de estudos e dedicação ao trabalho. A estas palavras insensatas contidas nesta matéria, meu repúdio.

  88. Henri Kipgem Neto Responder

    É tanto nego burro desacordado que nem vontade de comentar me dá!!

    Parabéns Fábio pelo excelente comentário e por tentar acordar esse zumbis sangue-sugas mortos-vivos que influenciados pelos barões da mídia do nosso país não possuem um PINGO de CONSCIÊNCIA SEQUER, pois a corrupção e a violência só ocorrem por causa da ignorância de um POVO sem CONSCIÊNCIA, que é o sofrido povo brasileiro. #Acordacambada!!!

  89. Azevedo Pardinho Responder

    Ainda é tempo de refletir melhor sobre o caos do governo Beto Richa e , na melhor das hipóteses, ficar calado, do que apoiar a asneira do pseudo-governo Beto Richa.

  90. Parabéns bater em professor isso é ter coragem. Nojo.Nojo.Que me dá em ver isso . cadê os Black Blocks quw vcs tanto falam.Nunca vai aparecer.

  91. Parabéns Governador Beto Richa, Mostrou a esse vagabundos baderneiros como deve agir um governante. Essa corja sem vergonha que perdeu as últimas eleições Requião, Gleisi, não vai levar vantagem nem uma. Todo paranaense honesto sabe muito bem que são eles. Tanto que mostrou pra essa escória. E viva o Paraná descente. Viva Richa.

Comente