Uncategorized

Beto Richa lamenta incidentes provocados pelos black blocs

Governador Beto Richa.Foto/ ANPr

O governador Beto Richa lamentou profundamente os graves incidentes ocorridos nesta quarta-feira (29), no Centro Cívico, durante manifestação de professores. Os confrontos foram causados por militantes black blocs que, infiltrados no movimento, atacaram os soldados da Polícia Militar que protegiam a Assembleia Legislativa durante a votação do projeto de reestruturação do sistema de previdência dos servidores públicos estaduais.

“A polícia estava lá por determinação do Poder Judiciário para proteger a sede do Poder Legislativo, uma instituição democrática que não pode ser afrontada no seu direito”, disse o governador, lembrando que em fevereiro a Assembleia havia sido invadida por manifestantes.

Atacados pelos black blocs, que o governador classificou de “arruaceiros e baderneiros”, os soldados tiveram de reagir e dispersar a multidão que cercava as imediações do prédio da Assembleia, na praça Nossa Senhora de Salete. Pelo menos sete militantes foram identificados e detidos pela polícia.

Professores e policiais feridos durante a manifestação receberam os primeiros socorros do Siate, que colocou várias ambulâncias na região, e conduzidos a hospitais da cidade para ser atendidos.

PODER LEGÍTIMO E VOTO POPULAR – “A Assembleia tem 54 deputados que, independente de sua posição partidária ou de seu voto neste projeto, são deputados eleitos pelo voto popular. Eles representam todos os paranaenses e têm o direito de exercer as suas funções sem pressões nem coação”, afirmou o governador.

Richa lembrou que o projeto, elaborado por técnicos da ParanaPrevidência, com acompanhamento do Ministério Público, foi ampla e democraticamente debatido com os representantes do funcionalismo público nos últimos dois meses. Alguns itens da proposta original foram suprimidos a pedido dos servidores e propostas do fórum sindical foram contempladas no texto final enviado à Assembleia Legislativa.

“O projeto foi construído em parceria com os servidores, de forma cautelosa e criteriosa, com estudos atuariais de técnicos independentes e da ParanaPrevidência”, afirmou ele.

O governador ressaltou que o novo plano de custeio da ParanaPrevidência garante a sua sustentabilidade atuarial e financeira no longo prazo (35 anos), com futuros aportes do Estado e dos royalties de Itaipu. Além disso, uma comissão paritária, com participação de representantes dos servidores, analisará ao longo do tempo novas fórmulas de atualização atuarial e financeira da ParanaPrevidência.

Ele lamentou que lideranças sindicais disseminem boatos e mentiras a respeito do projeto para tentar manipular a opinião pública e os professores estaduais.

“O fundo de previdência dos servidores públicos paranaenses será referência nacional por sua solidez e sua sustentabilidade”, acrescentou. “E vamos continuar valorizando os servidores públicos e os profissionais de educação”.

34 Comentários

  1. Professor Samuel Responder

    Vira o disco Beto Richa, esse papo de black blocs não cola, talvez eram infiltrados da PM, os tais P2, te mandato já era.

  2. Professor Samuel Responder

    O Cenário do Paraná ontem parecia o NERO colocando fogo em ROMA…Fora Beto Richa

  3. Doutor Prolegômeno Responder

    Com o devido respeito, isso é uma simplificação dos fatos, que nenhum oligofrênico acredita. O governador é, sim, responsável direto pelos acontecimentos, como ônus indelegável. Transformou a PM em guarda pretoriana dos palácios do Centro Cívico. Vai carregar esta canga pelo resto de sua vida.

  4. Governador, existem coisas que não tem explicação. O senhor destruiu a sua imagem e o pior, não foi apenas em Curitiba; foi no país todo. Nunca vi alguém se acabar tão rapidamente quanto o ocorrido com sua pessoa essa semana. Vá pensando em mudar de carreira, porque na política dos próximos anos o senhor será execrado e pouco importa se tinham black blocks no local – eles nao tinham pretensões políticas, o senhor sim!

  5. Maria do Bairro Responder

    Eu vi foi PROFESSORES machucados, agredidos, se o governador acha que eram baderneiros, estes professores deveriam ir na frente do Palácio Iguaçu mostrar para o ditador !

  6. O povo não merece um governo desse!

    MAIS QUE ISSO SIRVA DE EXEMPLO PRA POPULAÇÃO NUNCA MAIS SE ENGANAR…VOTAR NO CANDIDATO DA MELHOR ”E MAIS CARA” CAMPANHA…NA CAMPANHA TUDO E BONITO TUDO SÃO FLORES ISSO DE CERTA MANEIRA E ATÉ BOM PRA POPULAÇÃO VER QUE EM 99% DOS CASOS A MELHOR CAMPANHA MAIS BONITA MAIS COLORIDA DO CANDIDATO MAIS ENGOMADINHO É SEMPRE UM GOVERNO PIOR MAIS AMARRADO COM OS FINANCIADORES..ISSO INCLUINDO DEPUTADOS, SENADORES E TODOS OS DEMAIS CARGOS

  7. Além de incompetente o Governador Beto Richa é inconsequente, e ha quem diga que ele faz parte daquela quadrilha de londrina, onde seu primo e o colega de corridas limparam o cofre do Paraná”.

  8. Lamentável a violência contra as pessoas.Mas não é certo o bloqueio ao Centro Cívico praticado pelos manifestantes impedindo a livre circulação de pessoas que não tem nada com o assunto e querem apenas trabalhar. No centro cívico não apenas existe a Assembleia e o Palácio do Governo,mas milhares de profissionais liberais (médicos, advogados, engenheiros, dentistas etc.) que trabalham dia a dia para seu sustento e de suas famílias e não é justo que os manifestantes bloqueiem a passagem e revistem os carros e portamalas para ver se há algum deputado escondido. Além do mais, se não tivesse havido o confronto, hoje o prédio da Assembleia Legislativa estaria em ruínas.A justiça garantiu a presença de líderes sindicais e representantes de classe na sessão da Assembleia Legislativa durante a discussão e votação do projeto de lei.Mas de modo ordeiro e sem violência. Os manifestantes não aceitaram e não compareceram à sessão. Agora vão ficar aí chiando e lamuriando. Esta claro desde o princípio que se trata de movimento político alimentado pela esquerda radical. Agora procurem o STF para declarar inconstitucional a lei aprovada e parem de fazer baderna, provocar a polícia e de responsabilizar o atual governo estadual por tudo isso, lembrando que o governador Carlos Alberto Richa não é nenhum santo, mas há meios para responsábiliza-lo. Professores e demais membros da massa der manobra do PT, retornem às suas ocupações ordeiramente dando então um tapa de luva no governo e no legislativo estadual, certos de que eventual injustiça será corrigida no STF. Gleisi e Requião vieram fazer média aqui no Paraná tentando tirar proveito político.Mas tiveram muito tempo antes para tomar providências junto ao Ministério da Previdência Social, mas fizeram a dita reunião somente nas vésperas da votação. Requião tem de explicar porque deixou de recolher as contribuições mensais patronais e ambos o dinheiro do financiamento de suas campanhas.

  9. Esse pessoal é engraçado, quando o bebum de Rosemeri fez a mesma coisa com a previdência dos servidores federais em 2005 e que até hoje os aposentados continuam pagando 11% de previdência, aonde estava esse pessoal que hoje protesta com tanta violência?

  10. Tanto o Beto quanto a PM sabiam que os black blocs estavam se preparando para o confronto, porque não agiram diferente? Agora tanto o Beto quanto a PM vão pagar o preço da burrice. Bomba em carrinho de nenê? Só pode ser coisa de terrorista, de gente que veio para aterrorizar e não para protestar. Ninguém ganhou com esta tragédia, todos perdemos. Até a APT/Sindicato.

  11. Kátia Flávia Responder

    Colocar Cachorro PITBULL nesta manifestação dos Professores é MALDADE !!
    Poderia usa eles para procurar e vigiar os quadrilheiros Fiscais da Receita de Londrina !!

  12. E qual o motivo de seguidos ataques de bombas a partir do helicóptero da PM sobre a área onde havia exclusivamente professoras e professores, no gramado próximo ao Palácio das Araucárias, onde não se identificava nenhuma pessoa estranha ao movimento? Será que falta serviço de inteligência da Secretaria de Segurança do Paraná para agir preventivamente e somente contra as pessoas consideradas como alheias ao movimento? não monitoram redes sociais? não identificam por imagens e os que estão no meio da multidão? E as emissões de ondas sonoras que atingem a todos? E as 2 horas de bombardeio indiscriminado? Será que havia tantos blacks blocs assim Beto?

  13. Não vou entrar no mérito da questão pois os dois lados estão errados. Para mim lugar de professor é em sala de aula, para isto existe um Sindicato para fazer valer as pretensões da categoria.

    Dizer que tudo aquilo que aconteceu ontem no Centro Cívico não tem conotação política, me desculpem mas estão tentando tapar o sol com a peneira.

    Só deixo uma pergunta aqui: Porque nas manifestações de 15 de março e 12 de abril nada disso aconteceu? Poderiam ter invadido o Palácio do Planalto e não o fizeram. Porque aquilo sim era uma manifestação de descontentamento com uma situação existente. Os caminhos que seguiram são os da democracia e não pancadaria em praça pública com o único objetivo de desgraçar um Governador ou uma gestão.

    O que estes pseudos professores insuflados por políticos contrários a atual gestão fizeram ontem, foi enfrentar a polícia de graça. Enquanto estes mesmos políticos hoje estão em seus gabinetes sentadinhos em suas cadeiras estofadas, rindo de toda esta situação, pois seus polpudos salários estão garantidos.

    Sinto pena desta classe tão manipulada, sofredora, que luta incansavelmente pela educação de nossos filhos, e agora se vê metida em política. Querem defender suas pretensões, para isso existe Tribunais, STJ e STF. Este sim o caminho certo para decidir as desavenças entre poder publico e servidores. Apanhar de polícia nunca foi bom para ninguém.

    E.T.: não sou eleitor de Beto Richa, muito pelo contrário, sou apenas um brasileiro que se entristece vendo muitos brasileiros, trabalhadores, apanhando de polícia, como vi em 1968/1970. Meus pêsames a este sindicato de merda chamado APP.

  14. VERGONHA ABSOLUTA Responder

    UÉ MUDARAM O NOME DA POLICIA MILITAR??? AGORA É BLACK BLOCKER???E A SECRETARIA DE ESTADO DOS BLACK BLOCKERS , É ISTO

  15. Toda a admiração que eu tinha por Beto Richa caiu por terra. Nem Adolf Hitler faria o que ele fez. Afanou o dinheiro do funcionalismo e ainda meteu o porrete. Essa de black blocs é uma piada. Os mascarados eram funcionários com a cara coberta para se protegerem do gás. Centenas de feridos, crianças da creche chorando por terem os olhos atingidos por gás, mordidas de cachorros, desgaste para a polícia e para o Estado do Paraná e enormes gastos para o bolso do contribuinte. O que a falta de assessoria não faz? Ou uma má assessoria de propósito. Caiu como patinho! Caiu na “cama de gato” que o PT, a CUT , a APP e o Requião queriam e estavam de braços e boca abertos esperando. Além disso, sua palhaçada serviu para tirar o foco da libertação dos empreiteiros do petrólão, que foram soltos pelo STF porque já estavam prestes a entregar o chefão-mor do esquema. O Paraná está de luto!

  16. VILMAR KURZLOP Responder

    O que hoje acontece é reflexo de atitudes do passado.
    Quando o Estado – nos seus três níveis – Federal, Estadual e Municipal – abre mão de receitas – com isenção tarifária, sem muito “pensar” nas consequências, para “chamar” novos empreendimentos -, transfere para o futuro os dissabores desta atitude.
    Quando abriu mão de receitas, não houve quaisquer manifestações de sindicatos ou representantes de servidores públicos – diretamente afetados, já que metade da receita é para pagamento desses colaboradores.
    Colhe-se o que se planta.
    Precisamos ser proativos e não reativos.

  17. Mentiras e mais mentiras de um governo incopetente a um governo de ditadura e mentiroso em poucos segundos.

  18. bem…quem fez a bagunça foram os professores mesmo…num adianta inventar nada……e levaram o que se espera de um estado de direito…..a lei existe pra todos, não seguiu tem seu preço….eles pagaram pra ver…

  19. Proteja a assembleia que merece, tá serto…

    Dessa o pau nos professores que merecem, tá serto…

    Ta tudo errado na cabeça dele gente, deve ser a velocidade que anda nas pistas… automobilísticas.

    Mas o melhor ta por vir, aguardemos

  20. Li todos os comentários postados aí em cima e o mais imparcial de todos e com uma coerência impar foi o do Sr (a) TRISTEZA, se vocês lêem com atenção ele disse aquilo que as pessoas de bem e bem instruídas e sem ideologias políticas gostariam de dizer ou comentar. Sr(a) TRISTEZA,meu sinceros parabéns pelo lúcido comentário.

  21. MANOEL BOCUDO. Responder

    É TRISTE VER PROFESSORES SEREM USADOS POR UM SINDICATO QUE SÓ SABE FAZER POLITICAGEM, ESSA APP TEM SÓ VERMELHOS INFILTRADOS NA DIREÇÃO, OS PROFESSORES TEM EM SEUS SALÁRIOS A TAXA DA APP
    JÁ DESCONTADA PARA OS DIRIGENTES DA ENTIDADE TEREM SEDE NOVAS, CARROS DO ANO, E VIAJAR PARA DEFENDER A VELHA DILMA EM SEUS ROUBOS MILIONÁRIOS, LUZ, IMPOSTOS, SEGURO DESEMPREGO NINGUEM FOI LÁ DEFENDER, MAS AQUI QUE A GLEISI TOMOU UM PAU NAS ELEIÇÕES, ELES ESTÃO MAGOADOS COM A DERROTA DA BARBY DAS ARAUCARIAS.

  22. Estou farto de ouvir que os professores são massa de manobra, ora que absurda essa afirmação, só pode sair da cabeça de que não sabe juntar lê com crê.
    Tive uma rápida oportunidade de conversar com professores recentemente concursados, das áreas de filosofia, sociologia, história, etc.
    Gente pós-graduada, com mestrado, vindos das melhores universidades do Brasil.
    Podem atribuir-lhes muitos predicados, mas o de massa de manobra isso eles não são mesmo!
    Ainda faço um alerta aos políticos de plantão, esses professores que ora são chicoteados, educarão as crianças paranaenses que irão fulminar as carreiras dos profissionais da política.

  23. -O fato ocorrido poderia ser totalmente evitado, tanto por parte do governo como por parte do sindicato.
    -Para o governo faltou transparência na elaboração do novo plano, que deveria chamar o representante da APP juntamente com auditores independentes. Para a APP faltou ponderação, pois utilizou os professores como massa de manobra em favor da politização do sindicato.
    -De qualquer forma, mancharam a imagem do Paraná. O governador não sairá ileso e muito menos o sindicato.
    -Na verdade, o governador talvez tenha gasto o fundo em outras coisas e agora tenta recompensar forçando a aprovação do novo plano.

  24. juvenil correia Responder

    DEPUTADOS FORAM ELEITOS PELO POVO, TEM O DIREITO DE LEGISLAR, SE CADA CATEGORIA QUERER RESOLVER A FORÇA VAI DAR NO QUE DEU.

    APP, CUT, MST, INDIOS, CAMINHONEIROS, UTILIZANDO A FORÇA COMO VAI SER NOSSO PAIS…

  25. Não foram black bocs. Foram os marcianos que estão invadindo a Terra. Foi a espaçonave russa que está caindo. É cada uma….

  26. Vigilante do Portão Responder

    Notaram que as mídias não mostraram UM PM ferido?

    Só mostram imagens dos manifestantes.

  27. Vigilante do Portão. O que você espera desta mídia Televisionada,se a verba da Comunicação Federal para divulgação dos atos do governo é uma aberração de tão elevada que é.Você só vê propaganda da Caixa Econômica,Banco do Brasil,Pátria Educadora,Fies,Pais Rico é pais sem fome,que milhões saíram da pobreza,ganhando um salário mínimo mensal,Cotas para isto e aquilo,que os preços dos alimentos estão tudo sobre controle. Logo os meios de comunicações não vão querer perder a grana destas propagandas .Então mostram aquilo que interessa ao poder central.

  28. Vai invertar outra…, Fica com conversa fiada e faz um massacre desse com os coitados dos professores. Tá na hora das autoridades criar vergonha na cara e dar valor para os mestres que tanto estudaram e hoje trabalham para ensinar nossos filhos a ser um cidadão de valor na sociedade.
    Esse é o presente os professores ganham como recompensa, ataque com elicóptero, cães, centenas de policiais….

    Que vergonha é nosso estado chegar a esse ponto!!!!.

Comente