Uncategorized

Francischini vira
alvo de grevistas

facebook - reprodução-1

de Estelita Hass Carazzai, na Folha de S. Paulo:

O secretário de Segurança do Paraná, Fernando Francischini, gosta de falar em público e dar entrevistas. Mas desde a operação policial que deixou feridos em um protesto de servidores, na quarta (29), ele anda calado.

Deputado federal licenciado e delegado da PF, Fransischini, 45, usa o mote “tolerância zero”. Assumiu a pasta a convite do governador Beto Richa (PSDB) em dezembro e, como ex-PM, ganhou apoio da corporação.

Após os protestos, porém, virou alvo dos manifestantes. “Quero saber se vai cair o secretário que mandou nos agredir”, gritavam servidores na sexta-feira (1º).

Nas redes sociais, em que costuma se comparar ao Batman e elogiar o trabalho das polícias, sua última aparição foi no dia 28 –véspera da operação em Curitiba.

Em seu perfil no Facebook, a foto de capa o mostra de camisa preta e braços cruzados, com a frase: “Lei & Ordem”, nome de uma série de TV e de uma de suas operações.

Na semana passada, quando três assaltantes morreram baleados pela PM em Curitiba, pediu que os policiais fossem elogiados, “e não criticados por suposta truculência”.

O confronto entre PMs e ativistas ocorreu enquanto deputados aprovavam projeto que transfere 33 mil aposentados de um fundo deficitário para outro superavitário. Alegando perdas futuras na previdência, os servidores eram contrários à migração.

Em cartazes, professores em greve chamavam Francischini de “criminoso”.

A oposição já o apelidou de “xerife”. Ele anda armado e já chegou a se vestir de bombeiro em uma operação.

‘PULSO FIRME’

Francischini tem seu eleitorado cativo. Em 2014, foi reeleito deputado federal pelo Solidariedade com quase 160 mil votos –o sexto mais votado do Paraná.

Muitos dos eleitores e seguidores do Facebook o veem com “pulso firme”.

Na semana passada, para impedir que a Assembleia fosse novamente invadida, a PM convocou oficiais de todo o Estado. O objetivo era garantir a votação do projeto.

No dia do confronto, 1.600 PMs faziam a segurança. Bombas de gás foram lançadas sobre os manifestantes por uma hora. O líder do governo na Casa, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), pediu a Francischini o fim do bombardeio. O secretário negou, alegando que os ativistas avançavam contra a polícia.

Em outras ocasiões, ao também ouvir apelos de deputados, disse que era quem estava no comando.

Em entrevistas, Richa defendeu o secretário.

Francischini não atendeu ao pedido de entrevista da Folha. A pasta da Segurança argumenta que a PM adotou o uso progressivo da força, tentando conter black blocs.

44 Comentários

  1. clarice franze Responder

    Até à bem pouco tempo, ele era para Muitos, o melhor para a segurança, aposto que Não Houve Posicionamento contrário à sua Indicação.

    Para impor a Lei exrapolou nos deveres. Agora está ai , descendo a Ladeia……….

    Devemos esperar para ver como vai proceder o próximo Secretário (Se acontecer) quando vir pela frente uma Turba enfurecida, impulsionada , querendo sangue .por Poderes Infiltrados neste Movimento.
    Enquanto houver, Lemos, Veneri, CUT/MST E BLACS BLOCS, a Coisa vai longe.
    Mas enquanto isto, e os Estudantes como ficam? Os professores na realidade já não sabe mais o que estão reivindicando.

  2. eleitor de boa memoria Responder

    o cara fugiu de cena , depois do papelão da primeira greve nesta ele conseguiu sepultar a carreira politica do Beto e nao deu as caras , ninguém entende como o beto ainda mantem ele na segurança publica

  3. esta demorando para cair só fez porcaria desde que entrou . ainda quer ser o Batman , rsrsrsrs

  4. Tinha ordem judicial, foi usada a técnica, os manifestantes sabiam o que podia acontecer (reação da segurança contra agressões, contra a ordem judicial).
    O filé da manifestação para os organizadores era a reação da Polícia. É óbvio que provocaram a situação para posar de vítima; teve sangue ? sim. Os manifestantes foram vítimas ingênuas ? não. E ninguém pode se beneficiar da sua própria torpeza. Politicamente perderam por 30 a 20, e sabiam que iriam perder, apelaram para a opinião pública, jogaram com o que tinham e continuam jogando.
    Vi numa filmagem (segundo 32) programa apresentado pelo jornalista Parracho, RPC, um homem armando o estilingue certamente para arremessar um pedra. Bate e esconde a mão, não tem santo. Uma pedrada dessa faz um baita estrago. A Polícia foi agredida sim.
    Só quem está no foco do fato sabe o que acontece. Até quem está ao lado pode ficar desapercebido, é um jogo.

  5. Sergio Silvestre Responder

    A coisa não é bem assim,estão fritando o homem e ele pode sair atirando ai o soneto fica parecendo marcha fúnebre.
    O governador já provou que só tem asno o assessorando,precisa de alguém que lhe abra os olhos e hoje se tiver alguém na prancha do pirata esse é o governador.
    Besteiras e mais besteiras e o Francisquine tem mandato,não tem nada a perder,chame o cara do lado e propõem uma renuncia amigável e não ficar com recadinhos parecendo mexeriqueiras de área de serviço.

  6. senhores vale a pena entrar no endereço indicado pelo Asdrubal Mahffuz abri e li é do Estadão.
    uma pergunta todos falam que o francischini é o “Batman do Paraná” será que o Beto é o “Robin”??? ihihihihihihi

  7. -Lendo as matérias do dia de hoje é quase certa sua exoneração e a do Fernando Xavier Ferreira. Suas cabeças estão sendo pedidas por membros da base do próprio partido do governador…então é questão de tempo!!!
    -Outro que deveria pedir para sair é o secretário de finanças…mas quando mexem no caixa do estado é outra questão!!!

  8. a assessoria do francischini esta de plantão na pagina do fabio , alguem tem duvidas??

  9. O PRIMEIRO MÉTODO PARA ESTIMAR A INTELIGENCIA DE UM GOVERNANTE É OLHAR PARA OS HOMENS QUE ESTÃO A SUA VOLTA.
    “NICOLAU MAQUIAVEL”

  10. Um amigo telefonou dando a ideia de indicar o Sergio Silvestre para Secretário da Segurança e o ” leaõzinho” presidente da APP para Governador do Paraná. Será que os anarquistas vermelhos aceitariam? Afinal, ficam só botando defeito nos outros, será que eles aceitariam?. A Maria do Bairro poderia ser a Assessora de Imprensa.

  11. Todos nós sabemos que estamos no início de um governo.
    Todos nós sabemos que tudo vai ser esquecido.
    Todos nós sabemos que Richa será eleito Senador da República.
    Todos nós sabemos que PT, CUT e outros tantos comunistas estão inseridos nessa horda de desordeiros que dizem dar aulas aos nossos filhos.
    As melhores escolas públicas do Paraná são as dirigidas por militares das Forças Armadas e da PM. Não estou dizendo nada além do que o ENEM comprova a alguns anos. E seus alunos e professores estavam, no momento dos protestos, em sala de aula.

    Esqueceremos de tudo como esquecemos de 1988. Alguém disse que “Alvaro tem sangue nas mãos desde 1988”. Até eu queria ter sangue nas mãos e ser reeleito sucessivas vezes ao Senado, ser escolhido o melhor parlamentar do país e ter mais votos do que o atual governador.
    Esqueceremos de tudo. Votaremos nos mesmos. Basta aumentarem o salário dos servidores e tudo estará resolvido.
    E viva a república dos esquecidos!!!!

  12. Parece que o secretário não mandou bater nos baderneiros tanto quanto eles mereciam. Qual é a deles, afinal? Vêm cometer crimes e não querem repressão? Se o secretário não mandasse proteger a Assembleia, teríamos o prédio destruído (a exemplo do que já aconteceu), deputados agredidos, quem sabe com ferimentos graves ou mortos, com a exceção dos Veneris (venérea?) da vida, estes, sim, protegidos pela turba.

  13. Secretario, para os ptralhas, quem fiscaliza, investiga e denuncia o erro, torna inimigo do sistema corrupto implantado pelo PT, taca-lhe nesses vermelhos.

  14. LENDO TODOS OS COMENTÁRIOS ACIMA ME PERGUNTO PORQUE DIZEM QUE O PT ADMINISTRA MAL O GOVERNO???

  15. O povo do Paraná, e principalmente os servidores públicos deste Estado, já mais o dia 29 de abril de 2015 será esquecido…
    B R U T A L I D A D E

  16. Mírian Waleska Responder

    Franceschini está certo, acho que está na hora desta PTzada ir trabalhar e deixar de confusão. Se n]ão sabem respeitar espaço público que fiquem em casa.

  17. Prezado Secretário,

    Onde está a Polícia investigativa? Se realmente tinham lá os ditos “Black Block”, porque não identificaram e não tiraram da manifestação?
    Nada irá justificar bombas de efeito moral, helicóptero, bala de borracha! Vejam só cachorros e até a cavalaria de prontidão. Caminhões com cavalos aguardavam entrar para o combate de dentro os caminhões da PM.

    Secretário deveria ser demitido, pois esqueceu de colocar tanques de guerra e atiradores de elite nos prédios com armas de efeito letal!

    KKKKKKKKK, que estupidez….

  18. Mírian Waleska Responder

    Brutalidade nenhuma COMANDO, queriam o que, que entregassem a chave da ALEP para os bandidos?

  19. Prezado Secretário,

    Onde está a Polícia investigativa? Se realmente tinham lá os ditos “Black Blocks”, porque não identificaram e não tiraram da manifestação?
    Nada irá justificar bombas de efeito moral, helicóptero, bala de borracha! Vejam só cachorros e até a cavalaria de prontidão. Caminhões com cavalos aguardavam entrar para o combate.

    Secretário deveria ser demitido, pois esqueceu de colocar tanques de guerra e atiradores de elite nos prédios com armas de efeito letal!

    KKKKKKKKK, que estupidez….

  20. O Governador, num ato impensado, assumiu pata si a responsabilidade pela selvageria ocorrida na Praça do Centro Cívico. Não deveria. Quem conhece o Governador sabe que ele é um homem de paz. Essa violência estava anunciada pela postura adotada pelo Secretário Francisquini, sabidamente de truculência. A tropa segue a postura do Chefe. Se todos os problemas fossem resolvidos com truculência não haveria necessidade das instituições. Tenebrosa a administração da Segurança no Estado do Paraná. Ainda há tempo para reverte-la.

  21. Não tem porque tirar……os números da criminalidade estão diminuindo…e a PM fez o que se espera, essa conversinha que bateu e tal é pra boi dormir…..tivessem trabalhando e nada disso teria acontecido….

  22. MDBVELHODEGUERRA Responder

    Este episodio vai confirmar se o BETO TEM CULHÃO, ou vai amarelar e se deixar dominar pela BASE ALUGADA, tirando o DELEGADO DA POLICIA FEDERAL que tem um curriculum notavel.

    Tivessem comandado a SEGURANÇA como Franchesquini esta conduzindo, a bandidagem do Paraná teria se arrancado porque senão iria para a cadeia ou cemitério.

    Ingenuidade pensar que esta guerra da semana passada, foi excesso da PM. A tal APP É UM NINHO PETISTA e estes como a presidANTA que foi guerrilheira, sabem tudo de tática e estratégia de combate. Nada melhor que uma vítima para incrementar uma causa.

    Portanto, se o Francheschini for afastado, dai sim que o BETINHO, VAI PRA VALA COMUM DOS FROUXOS.

    Quando a cavalaria da PM, no governo Alvaro, escorraçou os baderneiros à pata de cavalo (o Grega estava lá agitando, como agora este deputadinho mordido pelo cão – que a PM vacinou logo em seguida de medo do animal ter se envenenado e ficar louco como o Nereu Mora que queria ver sangue correr) se na época o Secretário de Segurança foi afastado.

    Fala Beto. Entregue o Francischini pros arruaceiros e a bandidagem irá comemorar.

  23. ELEITOR ATENTO E BOA MEMORIA Responder

    a mirian waleska deve ser comissionada do francischini do pai ou do filho , mas que é certamente é

  24. Concordo com o MDBVELHODEGUERRA, mas tenho uma ressalva quanto ao aludido secretário da segurança. Ao contrário do que o comentarista afirma, não tem curriculum notável e não mudou nada a situação da segurança no Paraná. Piorou muito, isso sim. Esse cara é de fritar bolinho na geladeira e se comparar perde para o delegado Bradock.

  25. Parabéns ao secretário, existiam barreiras, que tentou passar mereceu o cacete sim. Parabésn também à todos os políciais!!!

  26. Professor aposentado Responder

    O MDBVELHODEGUERRA, MAIS CONHECIDA COMO ASSESSORIA DE IMPRENSA DO DELEGADO DE GRANDE CURRICULUM INCLUSIVE BEM DESCRITO NA MATERIA DO ESTADAO. PARA QUEM NÃO VIU VALE A PENA LER
    Só para reforçar o Beto só vai sair desta se der o caminho da roça para o delegado (que pode ser bom na area dele mais foi extremamente imperito ao administrar o conflito, falou, falou e não disse nada)

  27. Tem que descer o cacete sr. Secretário. Não estamos lidando com professores, e lógico que o sr.sabe disso..
    Estamos lidando com bandidos, arruaceiros, baderneiros, orquestrados por Brasília, pra desviar o foco da Operação Lava Jato.
    Desce o pau, queo povo de bem desse estado, vai lhe agradecer de joelhos.
    TOLERÂNCIA ZERO, MESMO!

  28. Francischini ele tem que proteger o Richa pois com fica A Flavia Francischini que ganha da sanepar com consultora
    é uma troca de favores ele bate os professores e beto garanta
    o salario alto na sanepar e o flho na assembleia.VERGONHOSO

Comente