Uncategorized

O maior compromisso é com os paranaenses, diz Beto Richa

O governador Beto Richa publicou longa mensagem em seu facebook para dizer de sua posição em relação aos acontecimentos que marcaram o confronto entre professores e a polícia no dia 29 de abril. Segue um trecho de seu depoimento.

“O silêncio que guardei nos últimos dias serviu para uma reflexão profunda sobre os acontecimentos do dia 29 de abril, na Praça Nossa Senhora de Salete, em Curitiba. Desde então, adotamos uma série de medidas, que incluiu a troca de secretários e mudanças na legislação.

Entretanto, tenho consciência que nada apagará da minha alma a tristeza que sinto com este episódio, lamentável sob todos os lados. Não pouparei esforços para restabelecer o diálogo com os servidores e com a sociedade paranaense, porque é nisso que eu acredito, no entendimento, na busca do bem comum.

No Leia Mais, o texto completo da mensagem do governador.

“O silêncio que guardei nos últimos dias serviu para uma reflexão profunda sobre os acontecimentos do dia 29 de abril, na Praça Nossa Senhora de Salete, em Curitiba. Desde então, adotamos uma série de medidas, que incluiu a troca de secretários e mudanças na legislação.

Entretanto, tenho consciência que nada apagará da minha alma a tristeza que sinto com este episódio, lamentável sob todos os lados. Não pouparei esforços para restabelecer o diálogo com os servidores e com a sociedade paranaense, porque é nisso que eu acredito, no entendimento, na busca do bem comum.

Toda e qualquer forma de violência deve ser repudiada. Sofro com isso mais do que você possa imaginar. Quem me conhece sabe que sempre fui uma pessoa acessível, aberta, uma pessoa do diálogo.

A verdade é que o confronto nunca é desejável. Principalmente para quem, como eu, cultiva valores éticos e cristãos. Sempre acreditei que o respeito às ideias divergentes é um dos pilares da democracia e não posso concordar jamais com atitudes que coloquem em risco a vida de alguém. Venha de onde vier, a violência e a intolerância são sempre condenáveis.

Ao contrário do que alguns tentaram dizer à população, as mudanças na ParanaPrevidência não retiram nenhum direito dos servidores públicos. O Estado também não vai sacar os recursos lá depositados, que só podem ser usados para o pagamento de aposentados e pensionistas.

O que houve foi apenas uma alteração no plano de custeio de aposentados e pensionistas. E o Estado do Paraná continua sendo o responsável maior pelo pagamento desses benefícios.

Para que você tenha uma ideia, mesmo com a mudança, o Estado vai continuar gastando R$ 380 milhões por mês com o pagamento de 106 mil aposentados e pensionistas. Já a contribuição dos servidores continuará sendo de R$ 75 milhões por mês.

O nosso maior compromisso é com todos os paranaenses, que esperam mais investimentos em serviços essenciais, como saúde, educação e segurança, em obras de infraestrutura vitais para o crescimento econômico e a geração de novos empregos.

Por tudo isso, peço humildemente a sua compreensão. O Paraná precisa do esforço e do compromisso de cada um de nós para seguir adiante. Vamos virar a página do “quanto pior, melhor”. Vamos acreditar que as crises podem e devem ser superadas. Com trabalho, determinação e verdade. Toda a estrutura do Governo está mobilizada para alcançar os resultados que o Estado precisa e merece.”

14 Comentários

  1. luiz saragiotto Responder

    O BETO ESTA CERTO

    É hora de virar a página, esperar a poeira abaixar, dias melhores virão.

    Governar para todos às vezes desagrada alguns; Porém um governante deve tomar decisões mesmo que desagradem alguns em nome da maioria.

    O futuro mostrara que ele agiu corretamente.

  2. Sergio Silvestre Responder

    Reflexão teve seu Pai em 2002 naquela entrevista onde disse que era uma temeridade seu filho um dia ser governador.
    Olha ai no que deu,deu zebra e o velho estava certo.

  3. Por que não teve esta consciência antes de mandar surrar todo mundo? Expôs o estado e se expôs ao ridículo por falta de negociação. Se achou o todo poderoso e resolveu passar por cima dos professores e funcionários públicos. E o povo só pedia a sua compreensão e reflexão sobre o pacotaço. Por enquanto, seu compromisso só pode ser com os paranaenses. Ou pensa estar governando Cuba, Venezuela, ou seja lá onde for. É este povo que o elegeu e espera justiça, bondade e urbanidade. Espera respeito pelos direitos humanos, constitucionais e trabalhistas. Nada mais. Precisou de uma queda de braço perdida que manchará sua carreira política, e pessoal, pelo resto da vida. Jogou na lama o nome de seu pai, que sempre foi querido e respeitado por todos os funcionários públicos e pelo povo do Paraná. Para que tudo isto? Podia ter dado uma aula de democracia, civilidade e de bom administrador, negociando a bom termo a situação. No entanto deu uma aula de incompetência, soberba, arrogância e truculência. Fortaleceu ainda mais a oposição estadual, na maioria petistas,que sai muito mais revigorada depois do embate. Os prejuízos foram muitos. E de todos os lados. Mas, principalmente, da família, estudantes, jovens, adultos e idosos que, jamais esquecerão as barbáries praticadas pelo governador, deputados e Polícia Militar, manipulados pelo seu destempero. Maculou a história do Paraná com o bom sangue daqueles que educam, preparam e formam cidadãos para serem pessoas de bem. Mas, justiça será feita. E, graças a Deus, começou.

  4. Serah que foi uma bala de borracha que quebrou o silêncio desse competente Governador? Kkkk eh muito cara de pau!

  5. O Beto Richa foi eleito no primeiro turno graças a massa dos funcionários públicos que votaram em peso nele, agora não vai mais acontecer isso, Fora Beto Richa.

  6. ?Que compromisso? Endividar o Parana e avancar no caixa da Parana Previdencia .Vcs estao de brincadeira,,,,

  7. Carmem Fulgencio Responder

    Parabéns governador…………….esse é o Homem que votei e depositei toda minha confiança e esperança, num futuro melhor para os Paranaenses, sempre tive certeza que o Sr. não nos decepcionaria…………Eu sou Beto Richa

  8. Ao menos o Beto Richa dialoga com a população, mostra a cara a tapa quando erra. Diferentemente de outros governantes..

  9. Tamo junto!

    “Um dos mais respeitados juristas do Brasil, o professor Celso Antônio Bandeira de Mello defendeu na noite desta sexta-feira, dia 8, em Curitiba, o impeachment do governador do Paraná, Beto Richa.
    Na avaliação do jurista, o governador do Estado é o principal responsável pelo massacre aos professores, servidores estaduais e estudantes ocorrido em 29 de abril último, no Centro Cívico da capital paranaense.
    Bandeira de Mello classificou como “fundamental” o impeachment do governador, para que haja de fato uma punição pelas atrocidades cometidas pelas forças policiais do Estado contra os professores e demais manifestantes”.

    Blog do Cecero Cattani

    Opinião particular:
    Nao podemos mais tolerar uma ditador vigarista, mentiroso, cinico, bipolar que brinca de ser governador dos paranaenses

    Fora Beto, fora traiano, fora Fernanda Richa, fora Cida, fora Luis Abi (primo distante, mas não tão distante assim), fora Eloisa Fernandes, fora Flávia Francisquini.
    VOLTA REQUIÃO!

  10. Realmente. Ouvir o som de bombas causa desconforto e e alguns casos dor intensa. Ver todo dia na rpc cenas de sua responsabilidade intensifica a depressão. Assistir um bando de idiotas colaboradores jogarem as responsabilidades uns nos outros, leva a loucura!

  11. Compromisso é com os paranaenses? acho que faltou inserir…paranaenses ricos e que o sustentam nas campanhas eleitorais. CAra…vai dizer que o compromisso dele é com os cidadão de Araucaria, por exemplo, onde ele integrou o transporte público? A dois meses ele destruir a integração entre todas as cidades de regiões metropolitanas do paraná, inclusive a de Araucária. Agora é o bom moço que vai recria-las?
    Ah, só pra confirmar…professor não é cidadão paranaense?

    Outras idas e vindas do PSDB do Richa:
    1- Eu tiro a previdência dos professores, agora vou devolve-la.
    2 – Eu vou dar falta aos professores que estiverem em greve, agora vou anula-las. porque? porque sou um bom moço.
    Beto Richa, o povo não é bobo!!!

  12. BETO,ACREDITAMOS EM SEU CARÁTER, COM CERTEZA,O NOSSO ESTADO FOI INVADIDO POR PESSOAS QUE USARAM O NOSSO POVO PARA,COMO UMA ERVA DANINHA DISSEMINAR, A DISCÓRDIA,O PIOR MELHOR,PESSOAS QUE NÃO TRABALHAM ,NÃO RESPEITAM NEM OS PAIS,E A SOCIEDADE. QUE DEUS LHE ILUMINE SEMPRE.

  13. Beto não sou ninguém em um mar de pessoas e te digo mais a todo meu Paraná não sou filiado a nenhum partido político, mas digo uma coisa: ” Acredito em sua pessoa não como político, mas como homem e pai de família, acredito no seu sofrimento e tenho certeza que tua fará um grande governo em nosso e Estado e o tempo dirá.”

  14. -O Governador teve quatro anos de seu mandato anterior para organizar as finanças do estado, assunto que não fez. No atual mandato, está tentando de todas as formas encobrir o erro, custe o que custar. Agora pouco adianta fazer, pois permanecerá no governo até o final de seu mandato. Entregará o governo, novamente quebrado, pois não importa o futuro do estado e sim o seu futuro político e de seu grupo.
    -Aprovou as medidas na previdência do estado que no futuro serão comprovadas erradas. Enquanto isso, a tão famosa austeridade que promove nunca se cumpriu, pois não corta a “própria carne”!
    -Como confiar em alguém que não faz a sua parte para sanear as dívidas!!!

Comente