Uncategorized

‘Não tem ninguém mais ferido do que eu’, afirma Beto Richa

unnamed
Governador do Paraná pede desculpas à sociedade ao falar sobre ação policial que feriu quase 200 pessoas

Estelita Hass Carazzai, Folha de S. Paulo

Pela primeira vez desde a ação policial que deixou quase 200 feridos numa manifestação contra sua gestão, o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), pediu desculpas à sociedade pelo episódio. “Não tem ninguém mais ferido que eu”, disse o tucano.

Pressionado até por aliados, Richa fez três trocas no primeiro escalão em quatro dias. Saíram Fernando Xavier Ferreira (Educação), Cesar Vinicius Kogut (comando-geral da PM) e, nesta sexta (8), o secretário da Segurança Pública, Fernando Francischini. Este após intensa troca de acusações com Kogut sobre a responsabilidade pela ação.

Folha – Nove dias se passaram desde o confronto. O sr. ainda defende a ação da PM?
Beto Richa – O que eu defendi foi o cerco da Assembleia [para votar projeto governista sobre a previdência]. O episódio foi lamentável, ninguém desejava que isso acontecesse. Eu pedi o tempo todo para a polícia que fosse tolerante.

Mas isso não aconteceu. A coisa fugiu do seu controle?
Eu não estava no controle da operação. Há imagens de manifestantes partindo para cima da polícia, de radicais tirando pedras do calçamento para atirar nos policiais. Em determinado momento, eles ficaram acuados e reagiram. Agora, se houve excesso, o inquérito é que vai apurar.

O governo deve desculpas?
Posso te assegurar: não tem ninguém mais ferido do que eu. Eu estou ferido na alma. O mais prejudicado hoje sou eu. Ao meu ver, o governo deve desculpas, sim. E o sindicato dos professores. Devem desculpas à sociedade paranaense e brasileira pelo episódio lamentável.

Mas o sindicato não foi responsável pela ação policial.
Mas divulgou erroneamente, irresponsavelmente, para todos os professores e servidores, que eles iriam perder suas aposentadorias.

Qual a estratégia do sr. para recuperar a popularidade?
Acho que vamos recuperar, com muito trabalho. Não foi fácil fazer o que fiz. Ninguém gosta de aumento de imposto ou taxação de aposentadoria. Na hora que o Paraná estiver fazendo obras –e outros Estados, que não fizeram sua lição de casa e seus ajustes fiscais, estiverem em dificuldades–, a verdade aparecerá.

O secretário da Fazenda diz que o Paraná gastou mais do que devia.
Mas veja, não foi nada ilícito. Foi para fazer o melhor. Talvez eu tenha dado um passo maior que a perna. Houve muitos investimentos, aumentos salariais. Daí a economia parou, a receita caiu, e tivemos dificuldades.

O PSDB está preocupado com a possibilidade de seu governo se tornar um alvo contra o partido no país?
Essa preocupação sempre houve. Desde a outra greve, já tinha recebido recados de Brasília, não só do meu partido, de que eu e o Geraldo Alckmin somos alvos da oposição. Até para embaralhar esse jogo, após fortes ataques que o PT vem sofrendo.

E de fato: se você for ligar a TV hoje, é só greve de professores. E não só no Paraná. Agora está havendo no Pará, também governado pelo PSDB. Queira ou não, conseguiram desviar o foco. Pelo menos momentaneamente.

22 Comentários

  1. TENHO CERTEZA QUE O SENHOR FOI O MAIOR ATINGIDO, GOVERNADOR O SEU PAI TINHA UM FIEL ESCUDEIRO , O QUAL ELE PODIA SEMPRE CONTAR .
    E O SENHOR??? PENSE

  2. Se for levantado o total gasto em educação media e superior no estado e dividir pela quantidade de alunos atendidos, veremos que seria mais barato pagar escolas particulares para os estudantes do Paraná.
    É muita gente encostada no serviço público, em atividades diferentes da sala de aula, e que se intitulam professor. Os legítimos professores são enrolados por uma corja de aproveitadores, liderados por sindicalistas que não trabalham e vivem da arruaça.
    Essa caixa preta deveria ser aberta já.

  3. Quero ver tirar o Deo, o da sogra, e +10 (Sanepar,Compagás,ParanáFomento,Dinorá,etc) que não tem votos só enrolam. O da Sanepar era homen do Luis Abib, e fica como ?

  4. O povo sabe da tua idoneidade. O que os vermelhos estão fazendo é expelir a raiva que sentiram ao levar uma acachapante derrota nas urnas, onde as pessoas de bem do Paraná mostraram que os vermes do mal, aliados da presidAnta, não tem vez aqui em nosso estado. Fica firme Beto, logo as pessoas começar a avaliar a situação com mais racionalidade e a máscara desse povo da APP-PT/PR vai começar a cair!
    #ToComBetoeNaoAbro

  5. Eu votei e fiz campanha para o Beto Richa. Hoje, sinto imensa vergonha do que fiz. Entretanto, não creio que ele seja tão ruim de coração. Das duas, uma: ou ele é muito cínico e um tremendo pilantra, ou está muito, mas muito mesmo mal assessorado.

  6. BETO,ACREDITAMOS EM SEU CARÁTER, COM CERTEZA,O NOSSO ESTADO FOI INVADIDO POR PESSOAS QUE USARAM O NOSSO POVO PARA,COMO UMA ERVA DANINHA DISSEMINAR, A DISCÓRDIA,O PIOR MELHOR,PESSOAS QUE NÃO TRABALHAM ,NÃO RESPEITAM NEM OS PAIS,E A SOCIEDADE. QUE DEUS LHE ILUMINE SEMPRE.

  7. emilson ferreira pupo Responder

    Esse Jordan deve ser cego e surdo, porque falar que o Beto Richa é idôneo deve estar brincando com a nossa sabedoria e conhecimento um Governo de falácia e desrespeito com o funcionalismo público deve ter um cargo em comissão esse puxa saco.

  8. -Quanta hipocrisia senhor governador Beto Richa!!!!
    -Se a situação chegou a esse ponto, foi por culpa sua. Não administrou como deveria as finanças estaduais…
    -Conseguiu a todo custo aprovar as mudanças na previdência do estado que se tornarão insolúveis no decorrer do tempo, mas quando isto acontecer, Vossa Senhoria não será mais o governador…
    -A pergunta que fica é esta: sua administração fiscal ficou à dever, o senhor cortou os gastos à custa do funcionalismo e a sua parte??? Cortará secretarias??? Extinguirá cargos apontados como irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado???

  9. inacreditavel & cia Responder

    Claro que é o maior ferido. Ferido de morte, morte política.
    Ele que de graças a Deus em poder terminar seu mandato.
    Daí ele vai poder fazer o que mais sabe: NADA.
    Aliás ele sabe muito bem é enfrentar uma mesa de carteado.
    Quem sabe até vai morar para sempre em Foz do Iguaçu

  10. LUIZ SARAGIOTTO Responder

    O TEMPO É O SENHOR DA RAZÃO.

    O Beto fez aquilo para o qual foi eleito por nós; Tomou decisões que desagradaram alguns em defesa dos interesses da maioria.

    E o tempo dirá que agiu certo.

  11. eleitor arrependido Responder

    É UM POLITICO COMO TODOS OS OUTROS,PARA GANHA UMA ELEIÇÃO VALE TUDO,ATE MENTIR

  12. homero da silva pereira Responder

    Curitiba: 12/05/2015

    Tudo normal…já era o esperado.
    Não tem noção do cargo que ocupa…nunca será um estadista como o Sr José Richa.
    Ainda bem que está acabado para a política…pois não será eleito nem para síndico do prédio..

  13. Feridos e furiosos vão ficar os servidores públicos deste estado quando da qui a mais ou menos 30 à 35 anos não tiver dinheiro em caixa para pagar os aposentados…

  14. Esse tal de “O Curitibano” deve ter cheirado cuéca do Beto para escrever tanta asneira. Bem “curitibano” já diz tudo.

Comente