Uncategorized

Aumento real
para professores universitários
chega a 75,30%

unnamed

O aumento real nos salários dos professores das universidades estaduais do Paraná chegou a 55,79% em quatro anos e chegará a 75,30% até o final de 2015. Esse aumento se deve à soma de dois fatores: a equiparação salarial com o quadro técnico das universidades e os reajustes de data base, incluindo os 5% anunciados pelo governo estadual nesta quinta-feira (14).

A equiparação salarial para os professores universitários está prevista na lei estadual nº 17.280, sancionada pelo governador Beto Richa em agosto de 2012. A lei determinou que a equiparação, de 31,73%, fosse feita em quatro parcelas, de 7,14% cada, pagas a partir de outubro de 2012. Até agora foram pagas três parcelas. A última será paga em outubro de 2015.

“A equiparação salarial para os professores das universidades estaduais é uma realidade no Estado. Este reajuste foi um compromisso de governo assumido com as universidades estaduais e com os professores e está sendo cumprido”, disse o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes.

MAIS CONQUISTAS – Além do aumento real, entre outras conquistas para a área do ensino superior estadual no atual governo está a contratação de 1044 docentes para as sete universidades. Ainda estão previstas as nomeações de mais 252 professores para as Instituições de Ensino Superior (IES).

Os agentes universitários também tiveram um avanço no plano de carreira, que inclui nova tabela que garante reajustes médios de 35% para os agentes de nível fundamental (pessoal de apoio), de 20% para o pessoal com ensino médio e de 6% para os cargos de nível superior, além dos reajustes previstos na data base.

Além disso, foram contratados mais de 700 agentes entre 2011 e 2014, e outros 426 devem ser nomeados nos próximos meses.

Com um sistema de ensino superior consolidado composto por sete universidades com cerca de 8 mil professores, pesquisadores altamente qualificados, 9 mil agentes universitários e mais de 100 mil alunos a Seti congrega uma rede integrada de ensino superior classificada entre as melhores do Brasil.

O reconhecimento internacional das pesquisas desenvolvidas nas universidades estaduais do Paraná contribui para o avanço do processo de internacionalização das IES. Representa hoje um orçamento de cerca de R$ 2,3 bilhões por ano, inteiramente custeado pelo Governo do Estado.

1 Comentário

  1. Nossa!? Por mais que eu faça contas, não consigo encontrar este índice maravilhoso em meu salário. Acho que devo voltar a estudar matemática. Na verdade, caro Fábio, esta notícia é falaciosa e tem como objetivo desviar a atenção da real reivindicação que é a reposição da inflação apenas. Os 31%, na verdade, referem-se à perdas passadas, acumuladas no governo Requião, que estão sendo repostas; no caso da database, o que tem ocorrido é a reposição da inflação – o mesmo que se pede também agora -; ou seja, não houve aumento real, apenas reposição de perdas. Entendo que você tenha posição e respeito ela, mas não é sério reproduzir esse tipo de mentira com objetivo político apenas. Gostaria de desafiar o secretário ou alguém do governo para que provasse a concessão desse “aumento real”. Se o governo não pode conceder a reposição da inflação, aí é outro papo. O melhor é ser sincero e falar a verdade, não apresentar números vazios com objetivo de jogar a população contra os professores universitários.

Comente