Uncategorized

Nos 10 anos do mensalão do PT, o “nós contra eles” passa ao “só fizemos o que os outros fazem”

unnamed
Ricardo Noblat

Nada mais apropriado para marcar o aniversário de 10 anos do escândalo do mensalão do que considerações feitas sobre o assunto por um ex-mensaleiro.

Uma dos 24 condenados pelo Supremo Tribunal Federal, no momento cumprindo pena em regime aberto, João Paulo Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados, reuniu-se, ontem, com 80 correligionários na sede do PT em Osasco, na grande São Paulo.

João Paulo falou durante quase uma hora. Analisou a conjuntura amarga enfrentada por seu partido. E naturalmente disparou algumas preciosidades. Uma delas:

– O PT errou? Claro que errou. Errou demais. Errou no mensalão. Errou agora de novo [no caso da roubalheira na Petrobras]. Mas não é por isso que o PT tem apanhado tanto.

Na verdade, segundo João Paulo, o partido é alvo de ataques de “uma elite contrariada com a administração petista”. Sacou? Uma elite que não gostou da ascensão dos pobres.

João Paulo não definiu com clareza o perfil dessa elite. Mas a julgar pelo discurso de outros petistas que pensam como ele, trata-se da direita apoiada “pela mídia monopolizada”.

A condescendência de João Paulo com os erros do seu partido ganhou destaque quando ele disse que o PT, em suma, nada fez de diferente do que os outros partidos fizeram.

É o resgate do argumento tacanho que ensina: se os outros fazem por que não podemos fazer?

João Paulo repete Lula quando tentou confundir o mensalão com Caixa 2 de campanha. Mensalão foi o uso de dinheiro público para subornar deputados e leva-los a votar como mandava o governo.

Caixa 2 é o uso de dinheiro não declarado à Justiça Eleitoral para financiar campanhas e comprar o apoio de partidos.

As duas coisas são crimes. Mas o mensalão é mais crime do que Caixa 2.

Por fim, curioso o discurso do PT. Ele contempla, quando oportuno, o “nós contra eles”. Mas não despreza o “só fizemos o que os outros fazem”.

13 Comentários

  1. Agora dizer que só fizeram o que os outros fazem é um desculpa esfarrapada desse mensaleiro, e, quiçá petrolão, pois se os outros roubam o PT, não poderia deixar por menos, QUE ROUBAR TAMBÉM. Belo exemplo de conduta e de civilidade. A sigla PT tornou-se MALDITA em todos os cantos do País. Não existirá Lula algum ou outro que a faça renascer.

  2. Brasileiro graças a Deus Responder

    Esta foto que você está publicando Fabio, é digna de um quadro com uma bela moldura dourada e um lugar destacado na minha casa. Sabe por que?
    É que eu tenho alguns amigos que eram boa gente mas entraram para o PT e diziam que o ministro Barbosa estava perseguindo o PT e que tudo não passava de manobra da imprensa. O meu maior ´problema são meus familiares que dizem que se eu fizer isto eles me botam no olho da rua. Como o inverno é muito frio aqui no Sul, não vou gastar meus trocados nestes três delinquentes.e vou continuar no meu lar doce lar onde é bem quentinho. Agora, que eles são meliantes isso são!

  3. CLOVIS PENA - SAFADOS !! Responder

    Cambada de safados !!

    E o tal PT ainda fala em “avaliar a situação” para ver se lança o “grande mestre” como candidato em 2018 !!

    SÉRGIO MORO NELES !!!
    CADEIA PESADA E CONFISCO DE BENS SERÁ POUCO PARA OS LADRÕES DA NAÇÃO, SEUS FAMILIARES BENEFICIADOS E OUTROS APOIADORES PRÓXIMOS !

  4. GOSTARIA QUE ALGUÉM ME ESCLARECESSE r, João Paulo. foi condenado, perdeu seus direitos políticos e reuniu-se, ontem, com 80 correligionários na sede do PT em Osasco, na grande São Paulo., isso se chama agitação. TRIBUNAL prende imediatamernte esse cara

  5. Parreiras Rodrigues Responder

    E pensar que tanta gente, eu no meio, votou no PT, em Lula, em 2002, convencidos pelas propostas de mudanças, de transparência, de ética, sobretudo pela bandeira do “Xô Corrupção”. Cunha apenas tenta justificar os erros das administrações anteriores, com os da sua quadrilha, pois não se pode chamar de partido, essa coisa ai.

  6. Fizeram tão bem, que conseguiram tapear a maioria do povo brasileiro
    a achar que o Lula e Dilma são inocentes.

  7. Caro NOBLAT, esse tipo de discurso dos membros, dirigentes, filiados da ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA PETISTA é de dar NOJO, de fazer porco suar. Esses elementos deveriam ter VERGONHA NA CARA, porém como são da ORGANIZAÇÃO estão dispensados, podem falar todas as asneiras e bobagens inimagináveis, pois ainda possuem platéia para assisti-los. Isso é que é DEMOCRACIA que eles tanto desejam derrubar. O ano de 2015 termina com 5, e pode ser lembrado desde 1.965 com os melhores momentos vividos pela sociedade brasileira. Lembrem-se eleitores, pois o próximo ano tem eleições para prefeito e vereadores. O país necessita livrar-se desse MAL, da ZELITE da ORGANIZAÇÃO, a sociedade precisa trabalhar, a sociedade necessita ganhar dinheiro e buscar o desenvolvimento para permitir a inclusão dos pobres remanescentes que desejam melhorar de vida. Defendo a liberdade de opinião, liberdade de imprensa e liberdade de investigação. Apoio a mobilização dos CAMINHONEIROS e a redução de R$ 0,50 no litro de diesel. Apoio a RENÚNCIA JÁ da presidente DILMA A LOUCA, agora no poder, para evitar que cometa maiores VEXAMES e VERGONHAS, praticadas contra a sociedade brasileira. Atenciosamente.

  8. Para quem é cego e o pior, não quer ver, esse é o paraíso.
    É ou não é o calça frouxa inteligente e qualificado.

  9. Todos os partidos são corruptos, porem a dose do PT foi alem da
    lógica. Nunca se mentiu e roubou tanto com o comando nas mãos
    deste partido da trambicagem. O PT conseguiu uma grande façanha
    nos mundo de hoje. Institucionalizou a grande roubalheira…

  10. Eu nuca soube ao certo o que ele nao fez: 1 – o curso de direito na fieo, cursado quando era presidente da camara, ou 2 – ser presidente da camara, quando cursava direito em osasco.

    Sera que alguem sabe ???

    De direito o cara nao manja nada, e parece que de logica democratica tambem nao.

    Se era para fazer igual, pq nao deixamos os militares ?????

  11. Doutor Prolegômeno Responder

    O mensalão é a prova que o crime compensa para os políticos no Brasil. Quase todos foram condenados a penas leves e hoje se encontram no conforto dos seus lares, rindo-se à larga da populaça. Provavelmente ficaram com boa parte dos seus caraminguás escondidos, até porque nenhum deles está morando debaixo da ponte e exibem uma cara saudável e tranquila. Só os empresários continuam mofando na cadeia. O Brasil é uma piada de mau gosto.

Comente