Uncategorized

Juiz inocenta manifestantes
do 29 de abril

do blog Caixa Zero:

O juiz Marcel Luiz Hoffmann, do 2.º Juizado Especial de Curitiba, determinou o arquivamento do termo circunstanciado que investigava manifestantes que participaram dos protestos de 29 de abril no Centro Cívico. Na prática, isso significa que os detidos pela polícia naquele dia foram inocentados por falta de provas contra eles.

Durante a manifestação, a polícia militar fez várias prisões de manifestantes alegando que eles atuaram de maneira violenta e incitaram a violência. O governador Beto Richa (PSDB) falou repetidas vezes em agitadores e black blocs. Foi apresentada uma série de “materiais” que serviriam para confronto com a PM (paus, pedras, coquetéis molotov).

Logo na semana seguinte ao confronto, a OAB e a Defensoria Pública disseram que os detidos não tinham nenhum material perigoso – os paus e pedras não pertenciam a nenhum deles, aparentemente, e ninguém sabe de onde surgiram. Todos, além disso, eram estudantes, professores ou servidores.

Agora, o juiz determina o arquivamento do caso por falta de materialidade.

“Nada consta do caderno investigatório acerca dos elementos informativos do que consistiria a execução do ato dito legal. Tampouco explicitadas estão, de forma individualizada como necessário, quais seriam as condutas dos noticiados quando se opuseram à ordem de prisão.

Nada há de registro material quanto a suposta violência ou grave ameaça empregadas, elementos do tipo, a configurar o delito de resistência. O que se descreveu sumariamente foi que os noticiados resistiram “a ação legítima dos agentes, sendo necessária a utilização de força moderada para contê-los” (evento 12.1, fl. 14), mas nada há acerca da espécie de violência praticada em resistência por parte dos noticiados.”

13 Comentários

  1. DEFENSORIA PUBLICA É IGUAL AOS DIREITOS HUMANOS.

    E O DIREITO DOS POLICIAIS, NAO EXISTE.

  2. Jairo Antonio Broch Responder

    Com toda certeza, só haviam coitadinhos naquela data, de onde surgiram os paus, pedras, coquetéis………….?
    Só Deus save, mas a culpa é do FHC!!!!!!!!!!!!!!
    Onde iremos chegar com estes baderneiros?????

  3. Sim, o armamento utilizado pelos manifestantes representava a mais alta tecnologia em armas de destruição em massa. Eles podiam ter iniciado a terceira guerra mundial com paus e pedras.
    E os black blocs são parte de uma organização internacional perigosíssima e super secreta, a ponto dos próprios membros não terem certeza se fazem mesmo parte do grupo.

  4. Parreiras Rodrigues Responder

    E a APP-PT teve parte de culpa no entrevero. Anunciou a presença de 100 mil manifestantes. O que determinou o aumento do número de policiais. Os policiais, por sua vez, são orientados a proteger o patrimônio público, no caso, o prédio da ALEP e todos os seus ocupantes. E policial algum, quer chegar em casa com o olho roxo e explicar prá esposa, pros filhos, pros vizinhos, que apanhou dum professor. Simples assim, mas arranjem explicações mais lógicas.

  5. A atuação policial foi uma piada!
    E nem plantar “black blocs” conseguiram pra se justificar.
    Vai aparecer na RPC.

  6. Mírian Waleska Responder

    Eu não estou louca, ainda, eu vi inúmeros professores ou agitadores ou sejam lá o que forem, arrancando pedras da próprias calçada e arremessando contra os policiais. Vi inúmeras pessoas arrancando as grades de proteção bem na frente dos políciais que se encontravam parados, e depois essas grades serem arremessadas contra eles. Mas acho que esses vídeos são mentirosos, devem ter sido todos montados para culpar os anjos da educação, aquele bando de anjos que saíram de suas cidades para tomar sol no Centro Cívico.
    Por isso que cada vez mais essa PTzada do diabo se acha a cereja do bolo.
    QUE SAUDADE DOS MILITARES!

  7. Sergio Silvestre Responder

    Meu Deus,cada comentário idiota acompanhando as mentiras do governador.
    Gente ,põe a mão na consciência,vai ser idiota assim ai em Curitiba,e só observar as noticias da imprensa paga para ver quanta besteira escrevem,a coisa está patética,feia e fedorenta.

  8. É FORAM INOCENTADOS,MAS O TEMPO DIRÁ QUEM SÃO ESSES LIXO,VAMOS VER SE LOGO LOGO APARECEM NOS JORNAIS,PAGINA POLICIAL É CLARO.

  9. Triste país onde nada funciona, nem o Judiciário! O auxílio moradia, o auxílio fruta, o auxílio livro, e qual mais? Eles nem.co.seguem pensar, tamanhos são os acréscimos no salário. Coitados! O dó

  10. MANOEL BOCUDO. Responder

    ESTÃO ABSOLVIDOS, MAS CHEGA, AGORA, DEIXEM OS VERDADEIROS PROFESSORES TRABALHAREM. PODEM ENVIAR A TROPA PARA MINAS
    ATACAR O PIMENTEL QUE ESTÁ ENROLADO, E LÁ NINGUEM FALA NADA ENGRAÇADO, A MASSA DE MANOBRA PERDEU A FORÇA, OU OS MESTRES ACORDARAM ??? E OS MESTRES DE LÁ GANHAM QUASE A METADE DOS NOSSOS, QUE MERECEM ATÉ MAIS PELA LUTA EM SALA DE AULA É CLARO.
    FALEI EM SALA DE AULA, ENTENDERAM!!!!

  11. De fato, vai aparecer na RPC.
    E os que não leem e nem tão pouco enxergam o que está acontecendo acreditam.
    Vamos fazer o seguinte. Na próxima manifestação, deixemos acontecer o que querem os manifestantes.
    Que quebrem tudo, depredem o que é de todos, deixem a cidade no chão.
    Depois, peçam pra RPC filmar e passar nos jornais da tarde e da noite. Vamos todos assistir de camarote a desordem e a demolição da cidade. Afinal, não é o que chamam de democracia?

  12. Este é o judiciário do brasil, pode-se tudo e não há penalidade……………..tá na hora de alguém botar ORDEM neste país.

Comente