Uncategorized

Polícia Federal deve instaurar inquérito para investigar Instituto Lula

Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula RS-Diadotrabalho-01Lula-20150501-02

de Estelita Hass Carazzai, Folha de S. Paulo:

A Polícia Federal deve instaurar um inquérito específico para apurar as doações feitas pela empreiteira Camargo Corrêa ao Instituto Lula. A organização do ex-presidente recebeu R$ 3 milhões da empresa entre 2011 e 2013, segundo um relatório de contabilidade anexado à investigação nesta semana.

Dois executivos da companhia -Eduardo Leite e Dalton Avancini- já fizeram acordos de delação premiada com a Justiça na Operação Lava Jato, e admitiram pagamentos de propina em obras públicas.

Segundo o delegado Igor Romário de Paula, “muito provavelmente” as doações à entidade do ex-presidente serão objeto de uma nova investigação, que incluirá ouvir os executivos delatores sobre os motivos das doações e a origem dos recursos transferidos. “O que vai ser feito agora é verificar se há indícios de irregularidade ali [nas doações].

Havendo irregularidade, com certeza é natural que se instaure um inquérito para apurar”, afirmou Romário de Paula à imprensa, nesta quinta-feira (11).

De acordo com o delegado, o Instituto Lula também deve ser chamado a explicar a razão dos pagamentos. O Instituto Lula e empreiteira Camargo Corrêa já afirmaram, em nota, que as doações tiveram como objetivo dar apoio institucional à entidade. As doações, segundo o instituto, estão em conformidade com a finalidade da organização: estudo de políticas públicas para a erradicação da pobreza e da fome no mundo.

Dirceu – Outro que deverá ser ouvido a respeito do laudo da Camargo Corrêa, segundo o delegado da Lava Jato, é o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT). Sua empresa de consultoria é suspeita de receber propina de empreiteiras envolvidas na Lava Jato, e é citada no laudo como recebedora de R$ 900 mil da Camargo Corrêa em 2010 e 2011.

Para Romário de Paula, a oitiva do ex-ministro é “inevitável”. Dirceu tem afirmado, via assessoria de imprensa, que os pagamentos que recebeu das empreiteiras se devem a serviços de consultoria para a prospecção de negócios fora do país.

13 Comentários

  1. “O Super, Big, Hiper, Mega “PALESTRANTE” que ganha mais por uma “PALESTRA” do que ganhadores de Premio Nobel com Pós-Doutorado. Aprendeu direitinho com o filho que da noite para o dia se tornou um dos maiores empresários do Brasil. Ô familinha competente viu. Todos empreendedores. Por isso o sem dedo rouco colocou o Okamoto no SEBRAE…” – Profº Celso Bonfim

  2. junior mariano Responder

    O GRANDE CHEFE SUA HORA ESTA CHEGANDO.

    NUNCA NA HISTORIA DESSE PAÍS …. RSSSSS

    GENTE DO PT PRESA…

  3. jaime rodrigues Responder

    VAI FAZER PARTE DA BANCADA DA PAPUDA

    ANDRE VARGAS, ARGOLO, GENOINO, DIRCEU, ETC….

  4. Sergio Silvestre Responder

    Pensando bem,se o FHC recebeu muito dinheiro sem ter nada a dizer,por que o Lula não pode também receber já que tem muitas realizações para falar??????????

  5. Com minhas escusas por não ter visto a matéria que está abaixo publicada, peço excluir meu comentário de hoje.

  6. MANOEL BOCUDO. Responder

    UMA CABEÇA DESTAS TEM QUE SER ESTUDADA A FUNDO, UM PALESTRANTE FORA DE SÉRIE, NEM BIL GATES GANHA TANTO EM PALESTRAS. AS CABEÇAS DE MANTEGA E JOAQUIM LEVY NÃO CHEGAM NEM AOS PÉS DO DESDEDADO AI. SUMIDADE PURA.

  7. Se PF apertar o Lula, ele faz delação premiada e entrega todos os “cumpanheiros”. Gente deste tipo, faz de tudo para se safar de uma jaula. kkkkkkk

  8. Parreiras Rodrigues Responder

    O Sérgio Silvestre insiste na sua enfadonha e nada convincente tarefa de justificar erros passados com os do presente, esquecendo-se que o seu PT chegou ao “Pudê”, justamente empunhando a bandeira do Xô Corrupção. Deixa de ser chato, caralho!

  9. Ô Campana, você por acaso leu o conteúdo da notícia que publicou antes de criar o título? Pois parece que não. Estou vendo que seus comentaristas não são lá muito espertos, mas você poderia ter um pouquinho mais de bom senso. E nenhum comentário sobre os 16 milhões que o IFHC recebeu da mesma construtora?

  10. Como reforço ao comentário da Tisa: Orai! Orai para que o FBI entre no caso! Parabéns a PF. Aliás, se eu fosse o Delegado da PF responsável pelo caso, no final do Inquérito, mandaria uma cópia do relatório para o FBI. Aí, todos veríamos os “machos” que pensam serem donos do país melarem as calças.

Comente