Uncategorized

Itamaraty torna sigilosos documentos que citam Odebrecht

O governo Dilma classificou como secretos e reservados pelo menos 760 documentos envolvendo a Odebrecht. O sigilo cobre justamente o período em que a empreiteira passou a pagar viagens ao exterior do ex-presidente Lula, muitas vezes apoiado pelas embaixadas brasileiras nos países visitados. Alguns documentos poderão ficar em segredo até 2030. As informações são da Época.

Apesar do discurso pró-transparência adotado após o recuo na tentativa de impedir a divulgação de telegramas desclassificados, o Itamaraty, apenas no governo Dilma, decretou o segredo por até 15 anos de um conjunto de 141 documentos secretos e 619 reservados que citam a Odebrecht.

A informação foi prestada pelo diplomata João Pedro Costa, Diretor do Departamento de Comunicações e Documentação, após consulta de Época por meio da Lei de Acesso à Informação.

Costa é o mesmo diplomata que, na semana passada, sugeriu que fossem colocados em segredo por até dez anos um conjunto de documentos inicialmente classificados como reservados (sigilo de cinco anos) e que, pela lei já deveriam ser públicos, e que citam a Odebrecht durante o governo Lula.

A justificativa para o sigilo era o interesse da revista Época, que já produziu reportagem acerca das ligações entre Lula e a empreiteira. A manobra foi divulgada pelo O Globo e o Itamaraty decidiu então liberar os documentos, sem restrições. Mas apenas os documentos reservados (com prazo de sigilo de cinco anos) e que já são de domínio público. Os 760 documentos sigilosos que citam a Odebrecht produzidos no governo Dilma continuarão em segredo.

10 Comentários

  1. A Justiça que seja instada a se pronunciar!! Se concordar com esse absurdo, será conivente com possível crime de Lula!!!!

  2. Isso é democracia?
    Gastos feitos pela Rose Noronha, amante de Lula, com cartão
    corporativo, dona Dilma torna-os gastos secretos.
    Agora mais essa.
    Embora não seja da minha vontade mas começo a pensar que
    o Brasil é o maior reduto de idiotas do mundo.
    Começo a achar que o regime militar incorreu em apenas um erro que devagar todos vão admitir.
    Deixar uma ninhada de vermes proliferarem.

  3. Serve aí o velho ditado: Quem deve teme .
    Lula deve muito então tem que esconder para não ir para cadeia agora e levar a camarilha toda………….mas a PAPUDA TE AGUARDA LULA

  4. “País de cordeiros criminosamente alienados. Que padece de Complexo de Alice e da Síndrome de Estocolmo. Nas manifestações de 2013 e 2014 protestaram como leões defendendo seu território. E nas eleições votaram como ovelhas indo para o matadouro, conduzidas pelos seus próprios tosquiadores…” – Profº Celso Bonfim

  5. Parreiras Rodrigues Responder

    Já cairam todos os bastiões institucionais da decência, da ética, da transparênci e da vergonha no Brasil. O congresso, o judiciário – todos, inclusive tecês, O Itamaraty, quem diria. Barão do Rio Branco disse – numa mensagem psicografada a médium, que nnão conhece a entidade.”Não me comprometam”, pediu…

  6. Cadê o defensor de Lula e Dilma? Porque será que são tão sigilosos???
    Precisamos de respostas? Para mim não! Aí é que estão as grandes falcatruas petistas.

Comente