Uncategorized

TCU rejeita contas e dá 30 dias para Dilma explicar ‘pedaladas fiscais’

da Folha de S. Paulo:

Os ministros do TCU (Tribunal de Contas da União) decidiram nesta quarta-feira (17) dar um prazo de 30 dias para que a presidente Dilma Rousseff se explique pessoalmente, por ofício, sobre irregularidades apontadas pelo órgão na prestação de contas do governo de 2014. Será a primeira vez que o tribunal convoca um presidente a se explicar.

A posição do relator das contas de gestão, ministro Augusto Nardes, de pedir explicações à Dilma, foi seguida por unanimidade pelos oito ministros votantes. O receio da corte de reprovar as contas sem ouvir a presidente era o de que o Palácio do Planalto recorresse à Justiça alegando não ter tido o amplo direito de defesa e derrubasse uma possível decisão contrária ao governo.

Em seu voto, lido por pouco mais de uma hora, Nardes afirmou que irregularidades cometidas no ano passado em relação aos gastos públicos impedem a aprovação das contas de Dilma.

“As contas não estão em condições de serem apreciadas em razão dos indícios de irregularidades. Não foram fielmente observados os princípios legais e as normas constitucionais”, disse.

Antes da anunciar a decisão, ele fez um discurso duro sobre os problemas apresentados nas contas de 2014. “Todos devem se submeter ao império da Lei. Não podemos agir diferente se quisermos consolidar a democracia brasileira”, afirmou.

Leia, aqui, a reportagem completa da Folha sobre a decisão.

9 Comentários

  1. VERGONHA DO TCU que não teve peito para afastar Dilma por gastar muito além da conta , deixando um rombo no CAIXA BRASIL.
    E o pior , o governicho teve 5 meses para acertar as contas, porque não o fez ? INCAPACIDADE DE ADMINISTRAR devidamente dentro dos parâmetros legais

  2. TEM QUE COBRAR MESMO, ATÉ SE FOI CENTAVOS POR CENTAVOS, SE NÃO NÓS BRASILEIROS QUE VAMOS TAMBEM PAGAR,, CHEGA GASOLINA, CHEGA LUZ CHEGA AGUA ETC. QUE ESTAMOS PAGANDO E PIOR NÓS ACEITAMOS ISSO, UMA VERGONHA, SR ESMAEL DO PT, VEJA BEM QUEM SUBIU A LUZ , VOCE DIZ BETO, SEJA ANTES DE FALAR, PORQUE VOCE NÃO ADMITE NADA DO TEU PARTIDO SR ESMAEL.

  3. Importantíssimo esse posicionamento em relação ao centro do poder.
    Poderíamos esperar algo semelhante aqui no Paraná?
    Muito difícil, dado o escabroso compadrio dos poderes públicos que protegem-se entre si e suas benesses mas arrocham e tungam os servidores públicos e a sociedade.
    E não há reação séria e efetiva da sociedade pelos meios administrativos e legais que estão aí à sua disposição.
    Lamentável, pois assim continuamos a pagar a fatura, a conta e o fiasco das gestões públicas incompetentes e ímprobas.

  4. clarice franze Responder

    POIS, POIS, NÃO É QUE O TCU ESTA ESCONDENDO A CARA? POXA, SERÁ QUE PODEMOS CONTAR COM PODERES CONFIAVEÍS NESTE PAÍS DA MALANDRAGEM?
    QUER SABER , DAQUI UM MES O TCU NÃO LEMBRA SEQUER QUE DEU ESTE PRAZO PARA O GOVERNO DILMA.
    ENQUANTO ISTO, EXISTEM OS QUE MARTELAM NA SITUÇÃO DO PARANÁ.
    TEMOS QUE COBRAR AS SITUAÇÕES DE DESCALABROS QUE ESTÁ A CRISE NO BRASIL.

    POR QUE???????

    ENQUANTO ISTO O BRASIL DESCE A LADEIRA……………………………

  5. MANOEL BOCUDO. Responder

    PIZZA E NADA MAIS, ARQUIVE-SE E PRONTO, DÁ NADA NÃO MEU POVO.
    O CHEIRO DE ORÉGANO ESTÁ NO SERÁ SERVIDA NO SALÃO OVAL DA PRESIDÊNCIA, CARDOZO E JANOT CONVIDADOS DE HONRA. E PONTO FINAL,
    QUER APOSTAR.

  6. MANOEL BOCUDO. Responder

    PIZZA E NADA MAIS, ARQUIVE-SE E PRONTO, DÁ NADA NÃO MEU POVO.
    O CHEIRO DE ORÉGANO ESTÁ NO AR, SERÁ SERVIDA NO SALÃO OVAL DA PRESIDÊNCIA. CONVIDADOS DE HONRA: CARDOZO E JANOT. PONTO FINAL.
    FAÇAM SUAS APOSTAS…….

  7. O Tribunal de Contas do Paraná deveria tomar isto como exemplo e fazer o mesmo com as contas do Beto…mas, isto não vai acontecer porque o Bonilha tem uma relação muito estreita com o Governador! Foi colocado naquela Casa de fiscalização para proteger suas sandices!

  8. Ta me cheirando armacao ..daqui a 30 dias vem um lero-lero …ai o TCU dá o OK final !!!! O povo otario so ta preocupado com Neymar !!!

Comente