Uncategorized

PF prende os presidentes da Odebrecht e Andrade Gutierrez

marcelo1
Marcelo Odebrecht, presidente da Oddebrecht.

De O Globo

A Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão na sede da construtora Odebrecht em São Paulo, na manhã desta sexta-feira. Os agentes buscam documentos e mídias que possam auxiliar nas investigações da Operação Lava-Jato. Esta é a 14ª etapa da operação, batizada de Erga Omnes, a empreiteira Andrade Gutierrez. Cerca de 220 policiais federais cumprem 59 mandados judiciais – 38 mandados de busca e apreensão, 9 mandados de condução coercitiva, 8 mandados de prisão preventiva e 4 mandados de prisão temporária em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Entre os alvos dos mandados estão os executivos Marcelo Odebrecht (foto), presidente da empreiteira, Márcio Farias e Rogério Araújo, da Odebrecht, todos eles já estão presos. Também são alvos os executivos Paulo Dalmaso e Elton Negrão, da Andrade Gutierrez, além do presidente da empresa, Otavio Azevedo, também preso. A pedido do Ministéiro Público Federal e da Polícia Federal o juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, expediu mandados de prisão preventiva e temporária dos executivos. Todos eles serão levados à Superintendência da PF, em Curitiba.

Os investigadores pediram a prisão dos executivos da Odebrecht com base em indícios de que a empresa pagou propina ao ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, entre outros, no exterior. Em depoimentos da delação premiada, Paulo Roberto disse ter recebido mais de US$ 23 milhões da Odebrecht na Suíça. O suborno teria sido pago por intermediários.

Procuradores e delegados suspeitam também que executivos da empreiteira estariam tentando destruir provas e se desvincular de empresas que teriam sido usadas para movimentar o dinheiro da propina.

A advogada Dora Cavalcanti, responsável pela defesa do presidente da Odebrecht, reclamou da prisão dos executivos da empresa. Segunda ela, eles permaneceram no país, morando nos mesmos endereços, mesmo tendo que conviver por um ano e meio com rumores de que poderiam ser presos no curso da Lava-Jato. Disse ainda que prestaram depoimento quando foram chamados para dar explicações.

– Medidas de força, de prisão, são desnecessárias – disse a advogada.

Apesar da operação, o expediente na sede da Odebrecht em São Paulo está normal. Funcionários chegam para trabalhar e entram normalmente no prédio. Em nota, a assessoria de imprensa da empresa confirmou a operação da PF e disse que, “como é de conhecimento público, a empresa entende que estes mandados são desnecessários, uma vez que a empresa e seus executivos, desde o início da operação Lava-Jato, sempre estiveram à disposição das autoridades para colaborar com as investigações”. Buscas também estão sendo realizadas na sede da empresa no Rio.

A Odebrecht é investigada no processo e é citada em diversos depoimentos em delações premiadas. Mas nenhum dirigente ainda foi interrogado. As duas construtoras, segundo a PF, são suspeitas de corrupção, formação de cartel, fraude a licitações, desvio de verbas públicas e lavagem de dinheiro. Desde as 6h, agentes estão fazendo buscas em vários andares da Odebrecht, que fica no Butantã, na Zona Oeste.

EMPREITEIRA NEGOU SUSPEITAS

A Odebrecht, maior empreiteira do País, afirmou à Polícia Federal, em petição entregue no último dia 28 de maio à Polícia Federal em Curitiba, que “não participa de esquemas ilícitos, menos ainda com a finalidade de pagar vantagens indevidas a servidores públicos ou executivos de empresas estatais”. Na petição, a empresa negou com veemência suspeitas sobre contratos com a Petrobras.

“Especificamente em relação às concorrências da Petrobras, é importante ressaltar que os preços de bens e serviços considerados nas estimativas de custos são calculados por área técnica própria da estatal (área de estimativa de custos), que possui reconhecida seriedade e competência e as mantém em sigilo, em especial em relação ao mercado”, assinalam os criminalistas Dora Cavalcanti Cordani, Augusto de Arruda Botelho e Rafael Tucherman.

A petição da Odebrecht tinha como objetivo responder a questionamentos feitos pela força-tarefa da Lava -Jato. No dia 11 de maio, foi enviado ofício à empreiteira com um rol de indagações relativas ao suposto envolvimento de seus executivos no esquema de propinas que se instalou na Petrobras entre 2003 e 2014.

Os executivos Márcio Farias e Rogério Araújo, da Odebrecht, que foram presos nesta sexta-feira, estão sob suspeita desde setembro de 2014 quando foram citados pelo ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa. Paulo Roberto Costa afirmou, em acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal, que recebeu US$ 31,5 milhões em propina da Odebrecht. Em nota, a empresa negou as acusações e disse ser alvo de “calúnia”.

“ERGA OMNES”

Segundo o dicionário jurídico, o nome que deu origem à operação da PF é um termo jurídico em latim que significa que uma norma ou decisão terá efeito vinculante, ou seja, valerá para todos. Por exemplo, a coisa julgada erga omnes vale contra todos, e não só para as partes em litígio.

13 Comentários

  1. MANOEL BOCUDO. Responder

    ESSA OPERAÇÃO LAVA JATO, TÁ MAIS COMPRIDA QUE ESPERANÇA DE
    POBRE. ESTOU ACHANDO QUE VAI VIRAR UMA PIZZA GIGANTE. NEM O SERGIO MORO ESTÁ CONSEGUINDO DESENROLAR O FIO DA MEADA.
    ESTICA E PUXA, E NÃO CHEGA A LUGAR NENHUM.

  2. Doutor Prolegômeno Responder

    A lama se aproxima cada vez mais rápido do ídolo dos pés de barro, que poderão derreter e fundir-se na mesma lama.

  3. ……NÓS TEMOS QUE MUDAR O BRASIL URGENTE,VOLTAR TER UMA SAÚDE BOA UMA SEGURANÇA BOA ETC. COMO NÓS TEMOS QUE FAZER, É ISSO QUE POLICIA FEDERAL ESTA FAZENDO,ACABAR COM ESSAS FORTUNAS QUE ESSAS CONSTRUTORA ESTÃO GANHANDO, TIRAR ELES DE CIRCULAÇÃO DO BRASIL, TODOS. SÓ ASSIM PODEMOS VOLTAR UM BRASIL BOM, MAIS SERÁ QUE ELES VÃO FAZER…………………………….

  4. “Será que agora conseguem provar que o sem dedo rouco está envolvido até o pescoço com esse esquema? Um dos palestrantes mais bem pagos do mundo. Será que teremos outra delação premiada? Será que a cúpula do pt, os lulopetistas e a presidANTA estão preocupados? Quem viver verá!…” – Profº Celso Bonfim

  5. Sergio Silvestre Responder

    DR????????? Moro e suas doses homeopaticas de pirotecnia,até parere que por ser novo vai levar isso até 2050,ai depois de muito self e agrados de coroas e homens sem bofes se aposenta sem tomar ou prender ninguém como devia.

  6. valdir izidoro silveira Responder

    Ex-camarada Fabio sabes o que está faltando nessa Operação Lava Jato? Respondo na ponta da língua, aplicar o Efeito Cuba, China e Coreia do Norte: FUZILAMENTO para essa cacalhada que no dicionário catarinense quer dizer: cocos, pedaços de coisas que não tem valor. O resto é papo furado para ludibriar e enganar ignorantes; alguns não o são, só se fingem de mortos para comer c… de coveiro.

  7. valdir izidoro silveira Responder

    onde se lê, “cocos”, leia-se “cacos”. Aliás esse meu ato falho não está nada fora do contexto visto que esses canalhas são verdadeiros cocôs.

  8. Esse juiz SERGIO MORO, é um desalmado, onde já se viu, deixar os pobrezinhos donos da Odebrecht, e Andrade Gutierrez , presos em Curitiba, com esse frio e unidade, logo eles que estão acostumados na maior mordomia. Estou morrendo de peninha deles. Eles podem até pegarem uma pneumonia dupla, daquelas que matam em uma semana, seria bom demais, mas sonhar não faz mal a ninguém

  9. Que sejam todos os culpados presos, sem exceção! Sejam eles donos de empreiteiras, dirigentes, políticos… TODOS! Só não entendo essa seletividade que se vê no blog, ou ninguém sabia que foram citados vários membros do PSDB nas delações? Justiça só para um lado? Como assim? Então quer dizer que se for do PSDB não pode ser imputado? Tanto PT quanto PSDB receberam dinheiro dessas empreiteiras para suas campanhas, ou os inteligentíssimos e tão bem informados comentadores desse espaço não ficaram sabendo disso? Parece que todo mundo quer um “Brasil Melhor”, mas só quando não afeta seu lado político. POLÍTICA NÃO É FUTEBOL!!! Só que o brasileiro é tão burro que ainda não aprendeu isso.

  10. Só falta a cereja do bolo. Tem gente com insônia. kkkk
    Aposto que até o fim do ano, o “cara” se manda pra Venezuela ou Cuba e deixa os “cumpanheiros” na mão. kkkkk não consigo parar de rir kkkkk

  11. É melhor falarem dos políticos NÃO ENVOLVIDOS porque o número é menor que o dos envolvidos que chega a quase 90% . E quando serão presos??? Tem que se acabar com a tal imunidade parlamentar logo. Talvez a Lava Jato acabe em pizza, que é uma pena mas, ver esses caras presos, seja por pouco tempo, já lava a alma. Dois grupos maldam no país e nos políticos: empreiteiras/construtoras e bancos. O primeiro grupo está sendo parcialmente desmontado e pergunto quando o segundo grupo vai ser desmascarado na Lava Jato???

Comente